18/04/2019 as 04:50

Furdunço na CMA

Vereadores Cabo amintas e Vinicius Porto podem ser levados a comissão de ética e decoro parlamentar

Política Online

Política
Por Ewerton Júnior
<?php echo $paginatitulo ?>

Parece que a Câmara Municipal de Aracaju se especializou em apresentar espetáculos dantescos para a comunidade sergipana. Ontem houve uma discussão muito acolorada entre os vereadores Cabo Amintas (PTB) e Vinicis Porto (DEM), líder do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB). O furdunço teve inicio quando Vinicius Porto usou da palavra para informar que não aceitará mais mentiras da oposição na Câmara Municipal de Aracaju. O vereador Cabo Amintas, que é um dos parlamentares de oposição ao prefeito Edvaldo Nogueira, se sentiu incomodado e agrediu verbalmente o colega de Parlamento. Ele chega a afirmar que Vinicius não honra a calça que veste e por várias vezes o chama de moleque. Bastante nervoso e alterado, foi preciso que os vereadores Juvêncio Oliveira, Anderson de Tuca e Emília Correia segurassem e acalmassem o Cabo Amintas. Por esse comportamento agressivo e desrespeitoso, o parlamentar pode ser levado à Comissão de Ética da Câmara de Vereadores. Confira os vídeos.

Vídeo 1: Vinicius diz que não aceitará mentiras da oposição.

Vídeo 2: Amintas chama Vinicius de cínico.

Vídeo 3: Amintas manda Vinicius honrar a calça que veste.

Vídeo 4: Amintas chama Vinicius de covarde

Mídias Sociais de Paulo Souza.

COM LULA

A visita está marcada para esta quinta-feira (18) na Superintendência da Polícia Federal de Curitiba, às 16h. Lula recebe o senador Rogério Carvalho e a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann. O senador Rogério fala sobre o que espera desta visita: “Minha expectativa é ver e ouvir o presidente Lula. Levar e buscar força pra gente continuar a luta. Lula foi a materialização dos sonhos das pessoas. E eu tenho muitas lições para tirar na companhia dele.” O senador Rogério comenta sobre o Lula um ano após a prisão dele. ”Eu imagino vê-lo uma fortaleza, inabalado mesmo com tanta injustiça. E com disposição de continuar lutando por um país que cuida de todos os brasileiros.”

SERÁ?

O vereador Thiaguinho Batalha esclareceu o vídeo divulgado pelo parlamentar Cabo Amintas (PTB) durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta quarta-feira, 17. Apenas uma frase do prefeito Edvaldo Nogueira foi colocada no telão na terça, 16, quando o conteúdo e contexto eram outros. O trecho de um vídeo de cerca de 10 segundos. Só isso passou no plenário da câmara durante o discurso do vereador Cabo Amintas na terça. Nessa parte, o prefeito dizia mandar na casa. Com repetições do mesmo pedaço várias vezes, a colocação ecoou. Não só para quem estava presente, mas também para quem assistia através da TV Câmara, ouvia no rádio e nas redes sociais através de postagens do registro. Na ocasião, o prefeito comentou sobre a saída de Thiaguinho da vice-liderança da bancada. “O que a oposição iria falar se Thiaguinho continuasse vice-líder? Que o prefeito é quem manda na Câmara!”, declarou.

IRRITADO

O deputado federal Fabio Mitidieri (PSD) parece irritado com a posição de líderes do PT em Sergipe em defesa do lançamento candidato majoritário à Prefeitura de Aracaju. Por meio do Twitter, o candidato demonstrou a insatisfação com as declarações de Eliane Aquino e Rogério Carvalho, ambos do Partido dos Trabalhadores. “Antecipar debate sobre eleições nunca é legal pois temos demandas bem mais urgentes mas vamos lá. É legítimo o direito do PT em querer lançar candidato em 2020, tanto quanto é legítimo o PSD querer lançar candidato a governador em 2022. O tempo é senhor das coisas”, publicou no Twitter. 

LIBERDADE DE IMPRENSA

Relator da ação que derrubou a antiga Lei de Imprensa, editada no regime militar, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Britto definiu o que entende por liberdade de imprensa, segundo a Constituição brasileira, em declaração ao Jornal Nacional. “A Constituição não diz ‘é livre’, diz ‘é plena a liberdade de informação jornalística’. Então é um sobredireito. E o pleno é íntegro, é cheio, é compacto, não é pela metade. Então, ou a liberdade de imprensa é completa, cheia, íntegra, ou é um arremedo de liberdade de imprensa. É uma contrafação jurídica”.

TAC’S

Dois Termos de Ajustamento de Gestão (TAGs) foram assinados no Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) na manhã desta quarta-feira, 17, visando proporcionar melhorias à saúde pública ofertada pelos municípios sergipanos de Gararu e Capela. Relatora dos processos referentes a ambos os municípios, a conselheira Angélica Guimarães assinou os Termos juntamente com as prefeitas Elizabeth Freire (Gararu) e Silvany Mamlak (Capela). “Aqui os municípios assumiram o compromisso de realizar as ações, principalmente as preventivas, e isso é importante para o Tribunal, mas, sobretudo, para as pessoas que terão acesso a um melhor sistema de saúde”, observou a conselheira Angélica Guimarães.

CANINDÉ

O processo sucessório municipal de 2020 já mexe com a população da cidade de Canindé do São Francisco, relacionando os nomes das lideranças políticas que despertam o olhar atento da população e, consequentemente, apesar de cedo, na preferência do eleitorado. Os números apresentados foram os seguintes: Erasmo Marinho:  36,7 %; Kaká Andrade: 28,9%; Luciano:  7,3%; Vereador Pank:  5,5%; Pastor Heleno   3,7%; Dr. Galdino:   3,0%; Peão de Danilo:   2,7%; Edvan Inácio:   2,3% e Ednaldo: 2,2%. Marinho comentou o resultado e disse:  “o resultado mostra que as pessoas estão sabendo reconhecer nosso esforço em busca de uma Canindé melhor, de uma situação mais favorável pra nossa gente. Mas não me envaidece, pelo contrário, me mostra que o caminho é esse, lutar cada vez mais, trabalhar, e dentro das nossas limitações ajudar e buscar sempre o melhor pra gente”, ressaltou Marinho.




Tópicos Recentes