BRASIL

08/02/2019 as 15:16

ANA anuncia vistoria em 52 barragens em até 90 dias

Entre elas estão empreendimentos que não passaram por fiscalização há mais de um ano

Foto: (ALEX DE JESUS/ESTADÃO CONTEÚDO).<?php echo $paginatitulo ?>

A Agência Nacional de Águas (ANA) anunciou nesta sexta-feira (8) que vai priorizar a fiscalização de 52 barragens pelos próximos 90 dias. A seleção foi feita após diagnóstico realizado pelo órgão nos últimos meses.

Entre os pontos prioritários estão 23 empreendimentos não vistoriados há mais de um ano. Outras 15 barragens já constavam do plano anual de fiscalização da Agência para este ano; 11 barragens ainda não operantes do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF); e outras três são consideradas críticas em termos de segurança.

Apesar da seleção de 52, relatório da ANA divulgado em 29 de janeiro contou 91 barragens sob responsabilizada da Agência classificadas como de alto dano potencial e alta categoria de risco. As que não estão inclusas como prioridade passaram por recente vistoria do órgão e poderão ser vistoriadas até o fim de 2019.

De acordo com a ANA, há ainda 2.624 barragens para usos múltiplos da água classificadas como de alto dano potencial ou alto risco - que representa 77% do total que será vistoriado este ano.

A barragem da mineradora Vale que rompeu em Brumadinho (MG) no dia 25 de janeiro não estava listada como uma das de alto risco no relatório da ANA divulgado antes da tragédia.


 

 

 

 

Com informações de Destak Jornal.




Tópicos Recentes