CIÊNCIA E TECNOLOGIA

27/11/2018 as 10:54

Smart chinês 'poderoso' bate iPhone com 6 câmeras; veja

Samsung também deve apostar em edição do Galaxy S10 com seis câmeras

Foto: (Divulgação/Honor).<?php echo $paginatitulo ?>

 

O Huawei Honor Magic 2 é o recordista: com seis sensores, o celular chega ao mercado com câmera deslizante e sextupla, com três lentes na frente e três atrás. Capaz de tirar fotos e selfies com o famoso efeito bokeh, o smartphone traz sensores traseiros de 16, 16 e 24 megapixels, e frontais de 16, 2 e 2 MP. A expectativa é de que a tecnologia esteja presente no futuro Galaxy S10, segundo informações de bastidores.

Confira, a seguir, como o conjunto de seis câmeras do Honor Magic 2 funciona e saiba quais são as vantagens dessa nova tecnologia.

Foto: Divulgação/Honor

O Honor Magic 2 adota duas tecnologias inovadoras: a câmera deslizante e a câmera sextupla. Dessa forma, o celular aloca três sensores na traseira e mais três escondidos na parte frontal, em uma base que é acionada apenas quando necessária.

Na parte de trás, o trio é dividido em dois sensores com 16 megapixels e outro monocromático, de 24 megapixels. Essas câmeras coloridas correspondem a duas lentes, uma grande-angular (abertura de f/1.8), que tem a função de capturar o ambiente, e outra teleobjetiva (f/2.2), capaz de aproximar objetos distantes, dando efeito de zoom.

Assim como a maior parte dos celulares com múltiplas câmeras, o smartphone da Huawei combina os potenciais das duas lentes para trabalhar com diferentes profundidades de campo, com auxílio do sensor em preto e branco. Dessa forma, o celular é capaz de traçar um mapa de contraste muito mais intenso da foto final a cores, gerada pelo telefone, a fim de melhorar o resultado final da foto, Modo Retrato, entre outras possibilidades.

A solução é similar ao conjunto de câmera do Huawei P20 Pro, smartphone premium da marca e que bate de frente com concorrentes de peso, como o iPhone XS.

Câmera para selfies
Para selfies, o celular também conta com três câmeras, sendo um sensor de 16 megapixels (f/2.0) e outros dois de 2 MP (f/2.4).

As câmeras com 2 megapixels, apesar da resolução baixa, servem para aprimorar a profundidade de campo para a composição de fotografias com o efeito bokeh. Mas as suas capacidades vão além disso: como ajudam a construir um espaço tridimensional da foto, a dupla dá mais precisão muito na tecnologia de reconhecimento facial da Huawei, rivalizando com o Face ID, da Apple.

Outro benefício dos sensores de 2 megapixels da Huawei é a capacidade de oferecer leituras mais precisas e com maior riqueza de detalhes do rosto do usuário. Esse material é decisivo para a construção dos emojis personalizados e de realidade aumentada da marca, como os Animojis.

Outros smartphones?
No momento, o Magic 2 é o único smartphone com seis câmeras, mas isso tende a mudar em breve. A expectativa é de que o futuro Galaxy S10 traga a mesma quantidade de câmeras. Resta saber se, caso o rumor se confirme, o conjunto fotográfico seja operado da mesma maneira ou traga diferenças na utilização.




Tópicos Recentes