CIÊNCIA E TECNOLOGIA

29/12/2018 as 23:07

Cientista que criou bebês geneticamente modificados é preso

Governo chinês deteve He Jiankui e a família na própria residência

Foto: (Destak Jornal).<?php echo $paginatitulo ?>

O cientista chinês He Jiankui, que afirma ter criado os primeiros bebês feitos por meio de engenharia genética, foi detido na cidade chinesa de Shenzhen no sábado (29), de acordo com o site do New York Times.

O chinês que atua como pesquisador na Universidade Sulista de Ciência e Tecnologia se envolveu com um empreendedor e mais duas startups chinesas de biotecnologia para desenvolver o projeto que causou alarde e polêmica desde que anunciando, no fim de novembro, ao apresentar duas meninas gêmeas fruto do experimento.

A comunidade científica condenou o feito imediatamente pelo uso da tecnologia CRISPR que o cientista usou para remover um gene específico, o CCR5, que tem um papel importante nas células ao permitir que várias formas do vírus HIV infectem células saudáveis.

O governo encerrou a iniciativa privada e colocou o cientista e a família em prisão domiciliar, com supervisão de guardas armados. O primeiro anúncio dos resultados do experimento foi divulgado no Segundo Encontro de Edição do Genoma Humano [livremente traduzido] que iria justamente determinar sob quais condições seria aceitável criar geneticamente crianças em laboratório.

Cientistas de diversos locais do mundo condenaram o que chamaram de falta de transparência no estudo. A reportagem do Times cita que o governo proibiu funcionários da universidade de se pronunciarem sobre o caso.


 

 

 

 

Com informações de Destak Jornal.




Tópicos Recentes