CIÊNCIA E TECNOLOGIA

21/01/2019 as 11:06

HP faz recall de baterias que podem pegar fogo; saiba se você corre risco

Segundo o site do programa, são vários os modelos que correm este risco, pois foram vendidos com este tipo de bateria

Foto: (Justin Sullivan/AFP).<?php echo $paginatitulo ?>

A HP está disponibilizando um recall de baterias para alguns dos modelos de laptops. Isso porque a peça pode sofrer riscos de superaquecimento e até pegar fogo — literalmente. No ano passado, a companhia havia começado um recall nos Estados Unidos e, agora, expandiu mundialmente o serviço.

Segundo o site do programa, são vários os modelos que correm este risco, pois foram vendidos com este tipo de bateria. “Essas baterias podem superaquecer, oferecendo risco de fogo e queimaduras aos clientes. Por este motivo, é essencial que você verifique novamente a sua bateria, ainda que o tenha feito anteriormente e tenha sido informado que ela não foi afetada. No entanto, se você já recebeu uma bateria de reposição, esta expansão não se aplica a você”, informa o site.

São eles:

- HP Probook 640 (G2 e G3);
- HP ProBook 645 (G2 e G3);
- HP Probook 650 (G2 e G3;
- HP Probook 655 (G2 e G3);
- HP ProBook 65x (G2 e G3);
- HP ProBook 4xx G4 (430, 440, 450, 455 e 470);
- HP x360 310 G2;
- HP ENVY M6;
- HP Pavilion x360;
- HP 11 Notebook PC;
- HP ZBook 17 (G3 e G4);
- HP ZBook Studio G3.

Ainda, outros modelos da empresa não foram vendidos com baterias que correm este risco, contudo, são compatíveis com elas. Desta forma, se você modificou a bateria do aparelho, também deve ficar de olho. Veja lista:

- HP ProBook 430 G5;
- HP ProBook 440 G5;
- HP ProBook 450 G5;
- HP ProBook 455 G5;
- HP ProBook 470 G5;
- HP ZBook Studio G4;
- HP ENVY 15 HP mt20;
- HP mt21 HP mt31.

Como saber?
A HP promete o recall deste tipo de bateria, para isso, é preciso confirmar se seu aparelho corre o risco. A empresa disponibilizou um programa em seu site para fazer esta verificação em alguns segundos.

“Muitas dessas baterias são instaladas internamente no sistema, o que significa que não podem ser substituídas pelo próprio cliente. A HP está prestando serviços de substituição de bateria, por meio de um técnico autorizado, sem custo. A HP também está lançando uma atualização da BIOS para adicionar baterias passíveis de substituição pela expansão do programa. A BIOS atualizada coloca a bateria no ‘Modo Segurança da Bateria’, para que o notebook ou estação de trabalho possam ser usados de forma segura, sem a bateria, conectados a um adaptador de energia da HP. As baterias passíveis de substituição por este recall devem ser colocadas imediatamente no ‘Modo Segurança da Bateria’”, explica o site.

Como efetuar o pedido?
Após você verificar que o seu aparelho efetivamente precisa de troca, é possível fazer um pedido pelo próprio site da HP. No programa de verificação também há o encaminhamento para a troca.

Neste pedido, é preciso informar qual é o modelo do seu aparelho, além do número de série.

A empresa informa que isso não pode ser feito com uma assistência técnica autorizada. Caso você tenha uma empresa e seja responsável por vários aparelhos, pode fazer um pedido conjunto para itens acima de 5.

A HP também vai realizar o envio de uma bateria nova, de modo que não é necessário que você fique com o computador parado no período. Ainda, ela informa que a demora para enviar o produto pode variar de acordo com a localidade.

A empresa também tem um contato telefônico para tirar dúvidas sobre o programa. Ligue para 0800 709 7751. Em São Paulo, o número é (11) 3878-8338 (opção 5, digitar código 709).


 

 

 

Com informações de HP, e Wagner Wakka, Tech Tudo.




Tópicos Recentes