CIÊNCIA E TECNOLOGIA

18/03/2019 as 08:42

Tomada com wi-fi pode deixar a conta mais barata; entenda

Tomadas inteligentes prometem comodidade e segurança

© Divulgação / TP-Link<?php echo $paginatitulo ?>

Após a polêmica tomada de três pinos, chegou a vez das tomadas inteligentes chegarem ao mercado brasileiro. Este gadget promete comodidade, conforto e segurança para quem possui a casa conectada, além de prometer maior economia de energia, segundo o site TechTudo.

Controlados à distância mesmo quando não há ninguém em casa, os smartplugs são compatíveis com celulares Android e iOS e certos modelos podem ser controlados por comando de voz, com assistentes virtuais como Alexa (Amazon) e Google Assistente.

As tomadas inteligentes precisam estar conectadas a uma rede wi-fi para funcionar, mas a instalação é simples: basta plugar o dispositivo em uma tomada comum e, em seguida, ligar qualquer aparelho normalmente. Uma vantagem do aparelho é que esquecer aparelhos ligados será história do passado. Através de um app será possível desativar todos os dispositivos conectados, mesmo remotamente. Através do aplicativo também será possível controlar o consumo de energia.

Como é capaz de detectar picos de energia na rede elétrica, o smartplug pode indicar ao usuário qualquer anomalia que ocorra na casa, o que pode evitar curtos-circuitos. No modo "ausente", é possível prevenir roubos ou furtos, pois o usuário consegue ligar e desligar luzes, para simular que a casa esteja ocupada, mesmo que não haja ninguém.

Por fim, é possível ligar e desligar aparelhos, o que pode funcionar para quem tem crianças em casa e quer controlar o tempo passado em frente à televisão ou videogame, por exemplo, bem como controlar o acesso das crianças à internet, desligando o roteador após um certo período de tempo.

 

Com informações do Notícias ao Minuto




Tópicos Recentes