CIÊNCIA E TECNOLOGIA

06/02/2020 as 17:15

Coronavírus impacta mercado de games e eletrônicos

Mais de 28 mil casos da doença já foram confirmados no país asiático, e outras dezenas em outros 24 países

<?php echo $paginatitulo ?>

A epidemia causada pelo novo coronavírus tem provocado impactos nas mais diversas frentes. O mais grave, é o prejuízo humanitário: no início da manhã de hoje (6), o total de mortos era de 564 só na China, país onde a doença se originou. Mais de 28 mil casos já foram confirmados no país asiático, e outras dezenas em outros 24 países.

 Além do custo humano, há prejuízos econômicos e logísticos com a queda de bolsas de valores e o cancelamento de voos. O governo chinês inclusive determinou a proibição de qualquer evento esportivo ou de lazer até o mês de maio.

Hoje, a China é o maior mercado consumidor de games no mundo: segundo estimativas do instituto de pesquisas Newzoo, os jogos eletrônicos faturaram US$ 36,5 bilhões (R$ 154,3 bilhões) só em 2019, montante superior ao registrado nos Estados Unidos, com US$ 35,5 bilhões.  Apenas o nicho de esportes eletrônicos movimentou US$ 210,3 milhões, ultrapassando a Europa Ocidental e se tornando a segunda maior região do mundo em receita, atrás apenas da América do Norte (US$ 409,1 milhões). Com tanta coisa acontecendo, não surpreende que o novo coronavírus tenha impactado até mesmo esse cenário.

A Riot Games suspendeu por tempo indeterminado a LPL (Liga Chinesa de LoL), e a LDL, a segunda divisão do torneio. A Pacific Championship Series, campeonato do sudeste asiático, também foi adiada. A desenvolvedora esclareceu que tomou a medida como forma de preservar a segurança e a saúde dos jogadores.

A primeira etapa da LPL entraria na segunda semana de jogos logo após a pausa para a semana do Ano Novo Lunar, que se encerrou no último domingo (1). Alguns jogadores, no entanto, se encontram em quarentena, como é o caso de ClearLove, que estreou na condição de treinador da equipe Edward Gaming na primeira rodada.

Vale lembrar que os dois últimos times campeões mundiais vieram da China: Invictus Gaming (2018) e FunPlus Phoenix (2019). Aliás, o atual detentor do título doou mais de 2 milhões de yuans (R$ 1,2 milhões) para ajudar no combate à doença.

A Liga da Coreia do Sul (LCK) também foi afetada pela doença. A primeira etapa do torneio começou ontem (5) sem a presença de torcida. A Riot Games também revelou ter adotado medidas de prevenção contra o coronavírus. Até agora, o governo sul-coreano já confirmou 23 casos de contágio.




Tópicos Recentes