14/06/2018 as 14:48

Mármores e granitos: obras de arte da natureza

Por Luize Corrêa Arquitetura e Decoração

Arquitetura e Decoração

Arquitetura
Por Luize Correa
Fotos: (Luize Corrêa/ Artimex).<?php echo $paginatitulo ?>

Passei essa semana na Artimex com uma Amiga muito querida para mostrar a ela o quão as pedras de granito são maravilhosas e lindas. Então essa Amiga linda me deu a pauta da semana. “Porque você não fala de pedras?”       

Sendo assim, pedi para minha outra amiga linda e generosa Ana Dias (Gerente da Artimex) uma aula particular sobre pedras.

Nem todos os granitos e mármores servem para tudo. E não se resume aos mais conhecidos no mercado como Verde Ubatuba, Bege Bahia, Dallas, Mármore Branco e Branco Itaúna. Nada contra eles, são muito bons e muito usados. Mas a gama de gemas é tão maravilhosa e nosso país é tão rico e diversificado que tenho que falar delas.

Mármores e granitos

Hoje podemos usar nossa imaginação para inúmeras utilidades do mármore, granito, Silestone e Dekton. Esses dois últimos são industrializados, e tão lindos quanto os mármores e granitos.

Dekton

Silestone

Podemos usar em diversos locais como bancadas de cozinha, banheiros e espaços gourmet, móveis, piso, revestimento, painéis, pias esculpidas, e onde mais a sua imaginação decidir. Óbvio que tudo tem um limite que vai de acordo com o tamanho das chapas de granito existente hoje no mercado.

Granitos exóticos brasileiros (esse é meu fraco), são joias esculpidas pela natureza, cada umas de suas pedras possui características particulares, a exemplo dos Onixes, que são translúcidos. Sua beleza fica mais evidente quando iluminados por trás. Tem também o Napoleão Bordô, Nobres, Palomino, Pia Roma, Esmeralda, Canela, e outros tantos que é difícil dizer o que é mais bonito.

Pedras exóticas

Hoje o que está em alta são os de superfície ultracompactos, como o Dekton e Silestone; além de lindos e resistentes, não propagam fogo e têm uma diversidade de cores e modelos. Eles também podem ser usados em hospitais, comercial e residencial. Podemos fazer cubas esculpidas de banheiro e cozinha, moveis.... etc.

Bancada de cozinha com cuba esculpida Silestone

Os granitos claros não são indicados para áreas molhadas, são porosos, são ótimos para pisos, revestimentos de escada, móvei. Já os granitos escuros são muito bons para áreas molhadas, bancadas de cozinha, banheiro e espaços gourmet. Lembrem que toda regra tem sua exceção, para os dois lados. Consulte o vendedor que ele irá te ajudar.

Uma dica importante: Granitos e mármores são criações da natureza, o homem só trabalha com o que a natureza cria. Uma pedra natural jamais será igual a da próxima chapa. Sabe quando fazemos um bolo mesclado e vamos cortando as fatias, é bem essa ideia. As pedras que estão em exposição são para dar uma ideia do material. Quando escolhemos esse material, a loja avisa como está a pedra, algumas tiram fotos, outras pegam um pedaço da pedra ou em último caso até vão a fábrica para olhar o material.

                                   

Já os materiais industrializados como Dekton e Silestone tem aparência única em cada chapa, sendo previsíveis seus movimentos.

As pedras de granito, mármore e Dekton também são muito usadas em área externa, o Silestone não tem essa indicação.

As chapas de mármore e granito chegam com a superfície polida, esse material pode sofrer alterações de acordo com o projeto solicitado. Já nas bordas de piscina, normalmente, o material é levigado para que não escorregue. Algumas fachadas podem ser apicoadas ou flameadas (Flameado é a técnica usada com fogo).

Bancadas com cubas esculpidas estão em alta, são bonitas, elegantes, delicadas, dá para fazer na medida que o cliente precisar, no material que o cliente escolher, e vários modelos.

                                                                    

Cubas esculpidas em granito com revestimento e cuba esculpida em mármore                                  Lavabo

Falei das pedras e suas utilidades, mas tem um detalhe importantíssimo, o acabamento. Ali é que está o pulo do gato. Um acabamento bem feito, um bom polimento, impermeabilização e manutenção de uma pedra corretamente, fará com que ela fique sempre linda e brilhante. Consulte o lojista para que ele te informe da maneira correta de higienizar esse material.

Granitos

Temos também duas pedras que acho importante mencionar, o marrom absoluto e o cinza absoluto, essa pedra não é indicada para cozinha e espaço gourmet, são pedras moles e riscam com facilidade. São dois materiais que se assemelham aparentemente com o Silestone e com um custo menor, só que elas não têm a mesma resistência de um produto ultracompacto.

Gostaria de agradecer a Ana Dias (Gerente da Artimex) que parou tudo para me ajudar. Aliás, foi a Artimex que me permitiu fotografar sua loja para mostrar a vocês as belezas que o nosso Brasil possui.

 




Tópicos Recentes