12/11/2018 as 21:34

O que você sabe sobre tapetes?

Luize Correa

Arquitetura e Decoração

Arquitetura
Por Luize Correa
Foto: (Tapetes Santa Mônica e Tapete Persa Kissila Jeanne).<?php echo $paginatitulo ?>

Oi amigos, o que vocês conhecem sobre TAPETES? Esses objetos da decoração existem desde que o mundo é mundo. E de lá pra cá os coitados já foram bandidos e mocinhos, nas casas de todo o planeta. Aposto que vocês deram risada. Mas é verdade.

Ao longo de minha carreira vi os tapetes passar por muitas transformações. Já foram arma mortal para os alérgicos e lugar preferido das crianças.

Mas agora falando sério, essas peças são verdadeiras obras de arte, quem vê a fabricação de um tapete fica encantado e entende como eles são lindos e complexos.

Os tapetes industrializados podem ter três linhas, o residencial, o corporativo e o personalizado, essas linhas que são fabricadas pela indústria têm tratamento e certificação, são antialérgicos e trazem conforto ao ambiente.

Existem também os artesanais, esse são mais caros e muitas vezes podem demorar muito tempo para serem confeccionados, são colocados fio a fio por artesãos. Uma obra de arte.

Os tapetes podem ter fios curtos, médio e longos, de fibra sintética, seda, tecido, fibras naturais, e o que você imaginar. Podem ter todos os tamanhos também. E por incrível que pareça podem contar histórias.

Na antiguidade, ele servia para aquecer os castelos e as casas, mas hoje sua função na decoração é delimitar espaços. Quando colocamos um tapete na sala, por exemplo, delimitamos o espaço da sala. E quando colocamos ele em forma de carpete, damos conforto aos ambientes como quartos e corredores. Vocês sabiam que além de conforto térmico os tapetes e carpetes tem conforto acústico?

Os carpetes são excelentes para ambientes corporativos, além de fáceis de colocar porque podem ser aplicados em cima de alguns pisos ou se estiver no contrapiso. Eles diminuem o barulho do ambiente pois são acústicos, o som bate e não rebate como no porcelanato. Observem que quando você anda em um tapete ou carpete não ouvimos o toc-toc dos sapatos, ou o arrastar das cadeiras. Pois é, isso é acústica. Muitas pessoas não entendem por que ao longo do dia estão nervosas e irritadiças. Aí vão me dizer que é o cansaço do trabalho, que o dia foi exaustivo, e por aí. Não é apenas isso. Vou contar um segredo. Barulhos pequenos e contínuos, trazem irritabilidade ao longo de horas de trabalho. A reverberação do som repetitivo é um dos maiores fatores de stress.

Hoje no mercado podemos encontrar todo tipo de tapete, os persas são os mais lindos para mim. Mas temos também os geométricos, lisos, com alto e baixo relevos, fofinhos e rústicos; tem todos os tamanhos, todas as formas e todas as cores. Os tapetes podem além de compor os ambientes também os decorar; os personalizados são muito usados em ambientes corporativos para personificar uma marca. São peças versáteis e coringas na decoração.

Os tapetes são como uma tela em branco, aceitam todos os desenhos e todas as formas.

Muitas vezes penso que passamos por ambientes ou objetos e não pensamos como surgiram no mundo e em nossas vidas, o porquê, quando e onde. Como diz um amigo. “Você pensa demais”.

Boa semana a todos e me sigam nas redes sociais.

 

Luize Corrêa

(Designer de Interiores)

Tel (71) 988080047

Instagram @luizecorrea

Facebook Luize Corrêa

E-mail luizecorrea@hotmail.com




Tópicos Recentes