14/06/2018 as 06:13

Ao gosto do freguês

Começou a temporada de caça ao eleitor

Política Online

Política
Por Junior Valadares
<?php echo $paginatitulo ?>

Começou a temporada de caça ao eleitor. Como ainda estamos na fase de pré-campanha e os políticos não podem ainda ir às ruas e a TV, a internet e as pesquisas eleitorais se transformaram em poderosas armas para que os políticos tentem de uma forma ou de outra influenciar o eleitorado sergipano. Na internet, a coisa parece que rola sem lei e nas pesquisas eleitorais, aí amigo, parece muito com aquele refrão bem ao jeito de Luciano Hulk. Se transformou em loucura, loucura, loucura, uma verdadeira aberração, que deveria ser coibida pelas autoridades ligadas ao Tribunal Superior Eleitoral.

As pesquisas eleitorais de hoje viraram um levantamento bem ao gosto de freguês. Virou um samba de crioulo doido, não há uma referência, se você buscar uma linha, não irá encontrar, as pesquisas não batem. Se você buscar em um destes levantamentos uma explicação lógica então, já era, os números mas parecem uma equação que não fecha. Ontem era Eduardo, hoje Valadares, amanhã Belivaldo, o certo é você esperar o dia sete de outubro, dia das eleições e onde nós o povo sergipano, vai decidir quem será o responsável por conduzir os destinos do nosso estado durante os próximos anos. Em uma eleição, que grande parte do eleitorado pretende anular o seu voto, pesquisa eleitoral há quatro meses do pleito, saem bem quentinhas ao gosto do freguês.

Importância do voto

O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) manifestou, sua preocupação com a desmotivação demonstrada por uma parcela dos brasileiros com o processo eleitoral. ​Ele destacou a importância do voto para a transformação do País. Valadares citou pesquisa espontânea realizada pelo instituto DataFolha, mostrando que 23% do eleitorado ​tendem a votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos à Presidência da República anunciados​ até agora. ​

Casamento a vista

Parece que o sonho acalentado durante muito tempo pelo ex-governador Jackson Barreto (MDB), vai se realizar. Ontem, durante a procissão de Santo Antônio realizada em Aracaju, a provável chapa majoritária da situação parece que se reuniu. Estiveram juntos o governador Belivaldo Chagas (PSD) e  a vice-prefeita Eliane Aquino (PT). Nesta semana a dupla se reúne e vai tomar a decisão para formar a chapa dos sonhos do ex-governador. A claque presente se reuniu bateu palmas e gritou  “se Santo Antônio é o santo casamenteiro, que ‘casem’ logo”.

Idoso

A Comissão de Defesa do Direito da Pessoa Idosa (CIDOSO) aprovou projeto de autoria do deputado Valadares Filho (PSB-SE), que institui o Programa Nacional e Esporte Solidário para o Idoso (PNESI).O PNESI prevê que pessoas com idade igual ou superior a 60 anos tenha garantido o direito ao acesso à prática de esporte. Segundo Valadares Filho,  “os brasileiros estão vivendo mais, o que é muito bom, mas é preciso garantir que se viva com qualidade; e a prática regular de esporte está entre as medidas que, comprovadamente, podem melhorar a qualidade de vida dos idosos”, ressaltou o deputado.

Condenação

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Tarcísio Vieira de Carvalho Neto suspendeu, o julgamento dos recursos de 22 deputados estaduais de Sergipe denunciados pelo Ministério Público Eleitoral por irregularidades na utilização de recursos da Assembleia Legislativa do estado (Alese). Os parlamentares são acusados de praticar conduta vedada em ano eleitoral, por terem destinado em 2014 parte da verba de R$ 1,5 milhão, que eles têm à disposição, para entidades assistenciais de forma indiscriminada e em benefício de candidaturas. Durante a sessão, o vice-procurador-geral eleitoral, Humberto Jacques, defendeu que seja mantida a condenação aplicada aos deputados. “Se a elite política sergipana não tem a iniciativa de interromper essa prática, é necessário que a Justiça Eleitoral o faça. É preciso que este Tribunal diga que isso não pode ser feito, que não se trata de assistência social, que a prática desequilibra a eleição, configurando excesso e abuso, independentemente da nobreza ou da marginalidade das associações que receberam esses recursos”, frisou o vice da PGE.

Cheque em branco

Os vereadores de Aracaju votaram 88 proposituras durante a Pauta do Dia, sendo um Projeto de Lei Complementar, 46 Projetos de Lei, três Projetos de Lei de Decreto Legislativo, um Projeto de Resolução, seis Requerimentos, 31 Moções. Dentre os projetos foi aprovado em 1º votação com 13 votos favoráveis e seis abstenções, o que dispõe sobre a autorização do Poder Executivo Municipal a contratar operações de crédito junto ao Banco do Brasil, até o limite de R$ 9.689.200,00. Os vereadores que não fazem parte da bancada do amém reclamaram do cheque em branco passado para o prefeito Foguinho Zabumbeiro.

Em analise

O senador Antonio Carlos Valadares (PSB) voltou a afirmar que a prioridade do PSB é o fortalecimento da pré-candidatura do deputado Valadares Filho a governador. "Esse não é momento de discutir se Valadares será candidato. O PSB precisa analisar se uma candidatura minha ajudaria ou atrapalharia Valadares Filho, se Jackson e André Moura se elegem se eu não disputar a reeleição. Eu sei que os dois torcem para que não apareça uma candidatura que possa derrotar pelo menos um deles", declarou o senador Valadares.

 

 




Tópicos Recentes