01/01/2018 as 16:45

Como fazer um bom currículo

Dicas para quem tem dificuldades em elaborar um bom currículo

O Buliçoso

Motivação, educação e trabalho
Por Cledson Nunes
Foto: (Blog Curriculum)<?php echo $paginatitulo ?>

Neste post trago uma dica para quem tem dificuldade em elaborar um bom currículo, e se você se preocupa com isso está pensando corretamente pois o currículo é um documento que informa seus conhecimentos e experiências. É o seu cartão de visitas! Tenha sempre em mente que o currículo é apenas uma das partes do processo de seleção; portanto, prepare-se para as entrevistas, aja de modo natural.

Há vários modelos de currículos disponíveis pela rede mundial de computadores, e este modelo que disponibilizo é o que todo currículo deve ter basicamente, e caso seu currículo já esteja nesse formato, atualize-o com as novas experiências adquiridas ou insira os novos cursos que fez, caso os tenha.

[Conheça o curso que pode mudar sua vida financeira: Trabalhar pela internet agora]

Dados Pessoais

Logo no início do documento coloque nome completo, idade e estado civil. (Não coloque os números de documentos) Inclua também telefone e e-mail para que a empresa possa contatá-lo facilmente.

Objetivo

Deve ser descrito em apenas uma linha, abordando o cargo e a área de interesse apenas. Evite indicar mais de uma área em um mesmo currículo. E se não tiver objetivos crie um.

Formação acadêmica

Coloque o nome da instituição de ensino, curso e datas de início e término dos cursos que frequentou, apresentando-os por ordem de importância (pós-graduação, graduação etc.). Cursos técnicos só devem ser citados se tiverem relação com a área pretendida ou se você não possuir curso de graduação.

Experiência profissional

Coloque o nome das empresas, cargo, período de atuação e suas atribuições resumidamente. Mas esteja atento para a descrição das atividades desenvolvidas, pois é através deste item que o selecionador conhecerá o seu potencial. Coloque-as, se possível, em forma de itens para facilitar a avaliação.

Idiomas

Se não souber falar outra língua, esqueça, melhor não colocar.

Cite apenas o idioma e o nível de conhecimento que possui. Se você estiver estudando algum, deixe isso claro no currículo. Lembre-se que se for necessário para o cargo, você será testado e deverá comprovar o nível declarado.

Informática

Coloque o nível de seu conhecimento técnico das ferramentas de informática e internet que sabe utilizar.

Cursos

Cite apenas os cursos relacionados à área de interesse. Coloque o curso e o nome das instituições onde foram realizados.

Lembre-se:

- O currículo deve ter, no máximo, duas páginas com as informações necessárias para o cargo.

- Coloque foto somente se for exigência para a vaga desejada. Neste caso, ela deve ser 3×4, ter boa qualidade e priorizar uma postura profissional.

- Para quem busca o primeiro emprego, vale ressaltar no currículo as experiências na faculdade, estágios, cursos, trabalhos voluntários, habilidades e aptidões.

 

Cledson Nunes - Jornalista DRT 2312/SE.

Contato, parceria e sugestões: 79 98852-5006

E-mail: cledsoncns@hotmail.com




Tópicos Recentes