29/01/2018 as 16:06

Como se comportar numa entrevista de emprego?

o que é uma entrevista, pra que ela serve?

O Buliçoso

Motivação, educação e trabalho
Por Cledson Nunes
<?php echo $paginatitulo ?>

Seja bem-vindo leitor,

 

Recebi a sugestão especial de uma leitora sobre o tema acima... E abaixo conheceremos algumas dicas importantes. Você também pode sugerir temas para que sejam abordados aqui, ok?! Então vamos lá!

 

 

Antes é preciso saber o que é uma entrevista, pra que ela serve?

 

A entrevista é um processo de validação, o entrevistador quer validar as informações que foram colocadas no currículo ou que foram prestadas por alguém que lhe indicou. E você como entrevistado tem que ser coerente com seu currículo (no mínimo). Se você diz que fala inglês, espera-se que seja realmente capaz disso, caso contrário você estará desclassificado.

Lembrando que a entrevista já é um passo adiante no processo de seleção (um bom sinal), seu currículo foi selecionado por despertar interesse na empresa.

 

Quando chamado pra entrevista de seleção observe esses pontos:

 

Documentos

 

Prepare e organize seus documentos pessoais (CTPS, RG, CNH, Título de Eleitor, dentre outros) para levar, pois numa eventual contratação imediata você já estará preparado. Leve também uma cópia do seu currículo e canetas caso precise você também já terá em mãos. Além disso, havendo a necessidade de preencher alguma ficha esses documentos são essenciais

 

 

Seja pontual

 

O mal do brasileiro é chegar atrasado aos seus compromissos, como diriam os ingleses... Esse mal hábito não é digno de apreço por nenhuma empresa e por ninguém, exceto em alguns casos! Deve-se chegar antes do horário mercado ao local da entrevista com uma hora antes (recomendado). Com isso você poderá se tranquilizar e refletir melhor no que poderá dizer, e ainda causar uma primeira boa impressão: Pontualidade!

 

 

Cordialidade

 

Seja educado, cumprimente os demais candidatos e o entrevistador (Bom dia; Boa tarde; Boa noite não tira pedaço né?), cuide do seu palavreado, evite gírias e palavras chulas.

 

Vestimenta

 

Vista-se de acordo com a empresa que pretende trabalhar, não exagere em acessórios e nem no perfume. Se a empresa é formal vista-se formalmente, só não vá pra entrevista de qualquer jeito.

 

 

Estudo prévio sobre a empresa

 

Hoje com o acesso quase ilimitado de informações na internet não há desculpa para o entrevistado não conhecer a empresa que o chamou pra entrevista, pesquise alguns dados, isso é um diferencial e mostra que você se interessa pela empresa e sabe falar sobre ela, sabe o que ela faz... Porque o inverso também é feito, ou seja, seu entrevistador já pesquisou sobre você, e fará perguntas para esclarecer algumas dúvidas.

 

Estudo sobre si mesmo (autoconhecimento)

 

Algo importante e desprezado por praticamente todos, pois quando surge a pergunta: Quais são seus pontos fortes e fracos? A grande maioria não sabe responder ou responde sem saber o real sentido do que está dizendo. Em alguns casos, a falta de autoconhecimento pode te desclassificar de uma entrevista. Então analise quais são suas habilidades e no que precisa melhorar.

Saber sobre si mesmo é obrigatório, e caso ainda não saiba muito sobre suas qualidades ou defeitos, pesquise na internet, tem muitos livros que falam sobre isso, tem testes online, tem vídeos e uma infinidade de material para lhe auxiliar nessa tarefa. E já lhe adianto um segredo, quanto mais você se conhece (sobre si mesmo), mais seguro se torna e ainda se vende melhor que os demais que nem dão importância a isso.

 

Não fale mal das últimas empresas

 

Este é um erro cometido por muitos na hora de responder a pergunta: Por que saiu de sua última empresa? Tente não manchar a imagem das empresas em que trabalhou. Se você foi dispensado é preferível dizer que foi por inadequação sua ou que a empresa não atendeu às suas expectativas trabalhistas (É uma pergunta complicada de se responder, mas se for feita responda, e se a empresa anterior realmente foi injusta ao demiti-lo, não culpe a empresa por isso, foque em você e seus motivos, tire a empresa disso). Dessa forma você evita conflitos com a futura empresa que está prestes a te contratar, pois o contratante saberá que mesmo que você um dia seja demitido saberá que você é um profissional e agirá como tal. Cuidado com o que diz!

 

 

Postura

 

Cuidado com sua postura, e isso vai além de se recostar na cadeira, a postura diz muito sobre o candidato, não se retraia, não prenda seus movimentos, aja naturalmente, lembre-se que é uma conversa entre pessoas e a naturalidade nesse momento conta muito. Transpareça confiança e profissionalismo com sua postura (sem exageros).

 

Salário

 

Se lhe perguntarem o quanto gostaria de ganhar como salário, seja verdadeiro e diga sem medo o quanto o seu bom trabalho custa, pois o entrevistador saberá se poderá lhe pagar ou não o valor. Mas não vá logo de cara perguntando quanto a empresa vai te pagar, é aconselhável que no decorrer da conversa você pergunte, fica mais natural e você não "queima seu filme".

 

E para finalizar: A verdade deve sempre pautar a entrevista, seja coerente e objetivo nas respostas (sem devaneios, por favor)!

 

 

Boa sorte!




Tópicos Recentes