07/03/2018 as 10:18

Coxinha a rainha das festas

Coluna Gourmet Por Elisângela Nunes

Coluna Gourmet

Gastronomia
Por Elisangela Nunes
Foto: (receitasnamaria)<?php echo $paginatitulo ?>

Vamos falar de comida!!!!!! 

Hoje iremos falar da rainha da festa!!!!!  A COXINHA. Considerado o primeiro salgado na lista de grandes festas, ela e um dos quitutes mais apreciado no Brasil. Se você perguntar a um brasileiro que mora fora do país, o que ele mais sentiu falta de comer, certamente, uma das comidas citadas, será a coxinha. No entanto, mesmo sendo tão popular, pouquíssimas pessoas sabem da sua origem.

A história conta que a coxinha surgiu devido aos gostos de um garoto que morava em uma fazenda no interior de São Paulo (Limeira). Nessa época o Brasil era colônia de Portugal. Esse garoto era filho da princesa Isabel e do conde d”EU. Criado na fazenda, o garoto era considerando especial, por isso vivia sobre muitas regalias e totalmente isolado. Seu maior prazer, era comer coxas de galinha. Em um belo dia, a cozinheira percebeu que as coxas seriam poucas para saciar a todos no almoço. Por isso resolveu desfiar outras partes da ave e usar como recheio em uma massa de batata com farinha. Essa foi a forma desesperada da cozinheira amenizar a fome do pequeno herdeiro, o garoto certamente causaria um grande alvoroço se não houvessem coxas de galinha pra ele. Houve estranheza por parte do garoto ao se deparar com aquele quitute. No entanto, decidiu provar e acabou gostado da nova receita. Hoje ela é a queridinha e variou suas massas e recheios, temos coxinha de batata-doce, abóbora, macaxeira e até de leite em pó, agradando assim os seus apreciadores desse quitute maravilhoso. 

Agora vamos a receita!!!

Ingredientes do recheio

1 peito de frango cozido e desfiado

1 cebola ralada

2 colheres de sopa de margarina

Coentro e sal a gosto

Ingredientes para a massa

2 copos de farinha de trigo

2 copos da água do cozimento do peito de frango

2 colheres de sopa de leite em pó

2 colheres de margarina

Sal a gosto

Ingrediente para empanar

Farinha de rosca

Ovos 

Oleio para fritar

Modo de preparo do recheio 

Cozinhe o frango com todos os temperos, feito isso reserve o caldo. Em seguida desfie o frango e faça o refogado, reserve.

Modo de preparo da massa 

Em uma panela, leve o caldo e os demais ingredientes, exceto a farinha de trigo, essa é adicionada aos poucos para que a massa não empelote. Cozinhe a massa, e depois solver em uma superfície lisa. Faça pequenas bolinhas da massa e a recheie com o frango (que foi preparado e temperado). Empane e frite.

Dica da chef

O recheio pode ficar mais saboroso se você adicionar queijo cremoso e uma pitada de nós moscada, isso fará toda diferença ao recheio e finalize com coentro fresco.

Observação: a coxinha por ser frita em óleo, ela se torna muito calórica. ela tem 141 calorias (valor energético) 5,75 % de carboidrato e 6,4% de proteínas. Não podemos exagerar, mas não se preocupe! Caso queira comer esse petisco saldável, temos a versão fitness.



Elisangela Nunes

chef gourmet e colunista gastronômica

Contato para eventos, consultoria e serviços 79 99933-7095. Siga-me no Instagram




Tópicos Recentes