14/03/2018 as 11:40

Curiosidades sobre o Brigadeiro

Coluna Gourmet Por Elisangela Nunes

Coluna Gourmet

Gastronomia
Por Elisangela Nunes
Foto: (Flamboesa)<?php echo $paginatitulo ?>

Esse docinho tipicamente comum entre os brasileiros e muito presente em quase todos os tipos de festas juntamente com o seu fiel companheiro beijinho, normalmente acaba fazendo muito sucesso, mas, você sabia que existem algumas curiosidades sobre o brigadeiro?

Confira as curiosidades desse doce:

Antes de mais nada, é importante ressaltarmos que antigamente a receita do brigadeiro era composta por: ovos, manteiga, leite, chocolate e açúcar, já atualmente, a receita é composta por: achocolatado em pó, manteiga, leite condensado e granulado para a sua cobertura, podendo ser feito tanto no micro-ondas, quanto no fogão. 

A palavra “brigadeiro” significa “oficial comandante de uma brigada”. Segundo histórias e relatos populares, o que acabou dando origem ao nome do nosso saboroso e delicioso docinho brasileiro, foi o candidato da presidência do ano 1946, Eduardo Gomes, que era militar na época. Isso mesmo, o nosso brigadeiro teve o seu nome originado após uma disputa realizada entre Eduardo Gomes e Eurico Gaspar Dutra. Porém, Eduardo não foi eleito, mas em contrapartida acabou ficando muito famoso, principalmente entre as mulheres, que já podiam votar na época. 

Mas, por que Eduardo Gomes ficou famoso? Simples, o seu slogan era: “Vote no Brigadeiro, o qual é bonito e solteiro” (curioso, não?).

Com isso, o mesmo conseguiu um grande grupo de moças dispostas a apoiarem a sua candidatura, vindo a organizar diversos eventos. Em um deles foi criado um docinho a base de manteiga, chocolate e leite condensado, vindo a ser batizado como brigadeiro a uma homenagem ao candidato.

Deste modo, podemos dizer que com o passar dos anos as receitas de brigadeiros foram inovando e muito, tendo diversas versões criadas a partir do original, além disso, também foram desenvolvidos os famosos brigadeiros gourmet.

Esses tipos de brigadeiros mais finos e sofisticados estão atualmente conquistando o mercado de doces cada vez mais, sendo assim, podemos esperar muitas outras novidades nesse ramo que sem dúvida alguma está muito longe de acabar, pois o brigadeiro é uma receita que já perdura em nosso país durante muitas gerações e provavelmente irá continuar.

Receita de brigadeiro gourmet

Ingredientes:

1 caixa de leite condensado

1 colher (sopa) de margarina sem sal

7 colheres (sopa) de achocolatado ou 4 colheres (sopa) de chocolate em pó

1 pitada de sal

200 gramas de chocolate em barra

100 gramas de creme de leite

chocolate granulado

Modo do preparo

Em uma panela funda, acrescente o leite condensado, a margarina, o sal, e o chocolate em pó, cozinhe em fogo médio e mexa até que o brigadeiro comece a desgrudar da panela; em seguida acrescente o chocolate em barra e o creme de leite. Espere dá o ponto. Deixe esfriar e faça pequenas bolas com as mãos e passe a massa no granulado.

Dica da chef

O acréscimo de farinha de trigo e da glucose de milho dão uma textura macia e uma cor brilhante. E, depois de alguns dias eles continua do mesmo jeito, sem aqueles cristaizinhos de açúcar.

Observação: 01 brigadeiro de chocolate preto de 20 gramas contém 72 calorias, e 01 brigadeiro de chocolate branco de 15 gramas contém 77 calorias.

Se você está de dieta e ama essa guloseima... Não se preocupe... Você pode fazer a receita com a massa de banana verde e o cacau em pó.

 

Elisangela Nunes

Chef gourmet e Colunista gastronômica

 

Contato para eventos, consultoria e serviços 79 99933-7095

Siga-me no Instagram elisangelasantos_40






Tópicos Recentes