15/03/2018 as 17:59

Quando é o momento certo para perder a virgindade?

Saiba qual a maneira e o momento mais adequados para iniciar a vida sexual

Conversa Íntima

sexualidade, psicologia
Por Stephany Elza
Foto:(O NOTICIOSO)<?php echo $paginatitulo ?>

Sem dúvidas, esse é um dos questionamento mais frequentes entre os adolescentes; a questão é que não há momento certo para tal. No entanto, o mais importante é a seguinte indagação: será que essa pessoa que esta fazendo sua iniciação sexual, tem as informações necessárias para perder a virgindade com responsabilidade?

Mesmo na era tecnológica que vivemos, ainda há pessoas com poucas informações, ou “absorvendo” informações equivocadas. Estar sempre conectado não significa saber de tudo. E quando se trata de crianças e adolescentes deve-se haver um cuidado a mais, principalmente dos pais sobre o alcance destes conteúdos no meio digital.

Dando maior enfoque aos jovens e em sua iniciação na vida sexual, ainda que exista sempre uma forte pressão por parte de amigos e mesmo de interações a partir das mídias sociais,  o ideal é que a informação vinda dos pais ou de responsáveis pelo menor repercuta com maior força no comportamento da criança. 

Mas, vamos direto ao assunto. Quais são então, as informações necessárias para começar a vida sexual conciliando o prazer com a segurança?

- Não faça nada por pressão, a escolha deve ser consciente. Tudo poderá mudar depois da primeira relação; um novo momento na vida pode estar começando.

- Respire fundo e mantenha a calma, a primeira vez de muitas pessoas costuma ser dolorosa e às vezes até traumática por conta da ansiedade; vá devagar que as coisas podem funcionar melhor.

- Escolha seu(sua) parceiro(a) de maneira sábia, será um momento marcante. Precisa ser alguém em que você tenha confiança, a primeira vez deve ser especial, e não um momento qualquer, feito de qualquer jeito, com qualquer pessoa.

- SIM, existem formas de você ter sua primeira vez sem dor, mas será preciso ter muita paciência de ambas as partes. É um grande erro tentar a penetração total de primeira, o ideal para uma primeira vez sem dor, é realmente parcelar a transa. Como assim?! Passar uma marcha de cada vez, por exemplo, o sexo oral pode ser um bom ponto de partida; em outro dia, fazer a penetração de um dedo; no outro dia iniciar a penetração da glande do pênis (só a glande!), em outro dia, tentar penetrar um pouco mais, até chegar a penetração total.

- Todo esse processo é necessário para uma primeira vez sem dor e sem traumas, evoluindo de forma tranquila. Essa  etapa é realmente muito mais importante para mulher do que para o homem, mas o passo a passo será valido e prazeroso para os dois.

- USE CAMISINHA: muitos jovens, e até mesmo alguns adultos não sabem a forma correta de se colocar uma camisinha. Primeiramente, nunca rasgue a embalagem com a boca, os dentes podem de alguma forma danificar a camisinha. Coloque o preservativo quando o pênis estiver ereto, antes de haver qualquer contato entre os órgãos genitais. Aperte a ponta da camisinha e desenrole ate a base do pênis, evitando bolhas de ar dentro da camisinha, isso evita que ela estoure. Após o sexo, retire-a, dê um nó na camisinha e jogue-a no lixo.

- É muito importante usar a camisinha mesmo no momento que estiver somente penetrando a glande do pênis, pois antes de haver a ejaculação o pênis solta um liquido que ajuda na lubrificação, e este já contém espermatozoides; e além do risco de gravidez, há o perigo de transmissão de doenças como sífilis, herpes, HIV, HPV, hepatite, gonorreia e outras.

- Existem outros métodos contraceptivos, porém só irão, em sua grande maioria, evitar a gravidez, a proteção mais completa comprovada cientificamente até o presente momento é a camisinha.

- Importante ressaltar que fazer sexo não é somente encaixar dois órgãos sexuais em movimentos de fricção; é uma pratica mais intima de entrega, de prazer; é algo que deve ser feito com responsabilidade, pois pode sempre trazer consequências físicas ou psicológicas.

 

 

 

 

Psicóloga Stephany Elza – CRP: 3224
79-998269301
stephanyelza@hotmail.com




Tópicos Recentes