22/03/2018 as 14:26

A semana Santa e o bacalhau

Coluna Gourmet Por Elisangela Nunes

Coluna Gourmet

Gastronomia
Por Elisangela Nunes
Foto: (Google)<?php echo $paginatitulo ?>

Vamos falar de comida!!!!!!!

Seguindo a tradição da semana Santa, hoje iremos falar de uma iguaria muito conhecida por nós brasileiros, o BACALHAU.

Sexta-feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão é uma data religiosa católica que relembra crucificação de Jesus Cristo e sua morte no calvário. O feriado é observado sempre na sexta-feira que antecede o domingo de scoa.

Os papas católicos introduziram leis para que os seus fiéis se abstivessem de ingerir carnes “quentes”, induzindo-os a comerem peixes, (principalmente o bacalhau português) que eram considerados de carne fria, em dias pré-estipulados no calendário católico. Além da quaresma e “sexta-feira santa”, comer peixe passou a ser costume também no Natal e todas as sextas-feiras do ano, alegando que Cristo havia sido crucificado numa sexta-feira.



O peixe foi descoberto e era adequado às necessidades da época, como produto não perecível pelo fato de poder ser salgado, e manter suas características gustativas que aguentava longas jornadas.

Durável e acessível a uma parte da população que raramente podia comprar peixe fresco, seu sabor era mais agradável do que o de outros pescados salgados. Imediatamente o bacalhau passou a fazer parte da cultura daquele povo, que rapidamente passou a ser o maior consumidor de bacalhau do mundo. Incorporado aos seus hábitos e sua culinária foi consagrado como "fiel amigo" dos portugueses, sendo hoje uma das suas principais tradições.

O bacalhau começou a ser comercializado pelos bascos habitantes da Espanha e da França. Eles já conheciam o sal e registros apontam que por volta do início do primeiro milênio o bacalhau já era comercializado curado, salgado e seco sobre as rochas. Este processo aumentava bastante a capacidade de conservação do alimento.

Atualmente, o bacalhau é um alimento amplamente consumido no Brasil durante a sexta-feira. Tradicionalmente, durante esta data é comum às famílias se reunirem ao redor de uma mesa e saborearem uma das receitas, muitas vezes familiares, da bacalhoada.

 

Que tal aprender a fazer uma receita tradicional de bacalhau super simples? Confira o modo de preparo do bacalhau espiritual!

Ingredientes do bacalhau espiritual

700 g de bacalhau

400 g de cenoura

600 g de batatas

2 dentes de alho amassados

1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado

1 pão dormido molhado no leite

3 cebolas grandes picadas

4 colheres (sopa) de azeite

2 caixinhas de creme de leite

sal e pimenta-do-reino a gosto

2 litros de água fervente

Modo de preparo

Para qualquer receita com bacalhau, é importante realizar o processo de dessalgá-lo. Para isso, deixe-o de molho em água de um dia para o outro, mas troque a água pelo menos 3 vezes ao longo desse período.

No dia seguinte, cozinhe o bacalhau em água quente por 10 minutos. Cuidado para não cozinhar demais e fazer com que ele resseque! Em seguida, remova a pele e as espinhas e desfio-o. Reserve.

Aqueça uma panela com azeite e doure as cebolas e o alho. Acrescente o pão dormido amolecido no leite, o bacalhau desfiado, o purê de batata com cenoura e o creme de leite. Misture tudo e acerte o tempero: sal e pimenta-do-reino a gosto.

Despeje a mistura em um refratário e salpique o queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido até que o queijo derreta e comece a borbulhar.

Está pronto o seu bacalhau espiritual! Ele fica ótimo com arroz branco ou com  brócolis e legumes no vapor. O bom vinho suave e uma excelente escolha.

Dica da chef:  Você pode aproveitar a água em que o bacalhau ficou de molho. É um ótimo truque para dar ainda mais gosto desse ingrediente tão delicioso à receita. Amasse as batatas e as cenouras, formando um purê. Reserve.

Também pode usa a cenoura ralada e substitui a metade do creme de leite, por queijo cremoso.

Elisangela Nunes chef gourmet , colunista gastronômica e consultora.

Contato para eventos, consultoria e serviços 79 99933-7095

Instagram elisangelasantos_40




Tópicos Recentes