22/04/2018 as 07:31

Torta de frango com couve-flor

Coluna Gourmet Por Elisangela Nunes

Coluna Gourmet

Gastronomia
Por Elisangela Nunes
<?php echo $paginatitulo ?>

A vida é como cozinhar, antes de escolher o que se gosta, prove um pouco de tudo. 

 

Hoje o que vou passar pra vocês e uma versão de como fazer o reaproveitamento dos alimentos. Dando continuidade as tortas, essa é leve e muito saborosa. É muito importante o não desperdício dos alimentos ok?

Acho que vocês já conhecem aquela velha história que por aqui se repete em muitos domingos: o cheiro do frango assado da padaria me conquista, vira almoço e a metade dele sobra. Já aproveitei essas sobras fazendo empadão de frango com creme de milho e requeijão, canja de galinha e até um pão de tomate e frango. Mas desta vez a ave em questão se transformou numa torta de frango linda e leve.

E assim sigo por aqui, com aquela inquietude boa que nos faz desdobrar os ingredientes e usar a criatividade para transformá-los em outros pratos.

Vamos a receita!!!!

[Aprenda os segredos do brigadeiro gourmet]

Torta de frango com couve-flor

Ingredientes:

 

  • 400 gramas de frango cozido e desfiado; 1 couve-flor média (de 500 gramas) cortada em pequenos buquês; 6 dentes de alho espremidos; 30 gramas de parmesão ralado fino; azeite.

  • Para o molho branco (bechamel) 50 gramas de farinha de trigo; 50 gramas de manteiga; 700 ml de leite quente; 1/2 cebola média cortada pequena; 1 gema; 1/3 de xícara de creme de leite (opcional); 1 folha de louro; noz moscada a gosto.

OBS. Se não tiver balança, use as tabelas de conversão de medidas.

Modo de fazer

Ferva água com sal e cozinhe a couve-flor por cerca de 6 minutos ou até que fique ao dente. Escorra e reserve.

Aqueça uma panela ou frigideira, coloque um fio de azeite e doure o alho. Refogue o frango desfiado e reserve.

Para o molho branco (bechamel), aqueça o leite com a folha de louro.

Numa panela, aqueça metade da manteiga e refogue a cebola. Quando estiver translúcida, coloque-a de escanteio na panela e derreta o restante da manteiga. Frite a farinha de trigo na manteiga derretida por cerca de 2-3 minutos. Aos poucos, junte o leite quente mexendo sem parar até ficar homogêneo.

Acerte o sal e deixe ferver até engrossar um pouco. Se a mistura empelotar, passe por uma peneira e volte com ela pra panela e pro fogo.

Retire do fogo e acrescente a gema, mexendo sem parar. Incorpore também o creme de leite e tempere a gosto com noz moscada.

Misture o molho branco com o frango e a couve-flor, transfira para um refratário e cubra com o parmesão ralado. Leve ao forno preaquecido por cerca de 30 minutos ou até dourar a superfície. Retire do forno e sirva a torta de frango ainda quente.

 

Dica da chef:

Para o receio ficar mais leve e saboroso, você pode acrescentar nele meio pote de iogurte natural, ela vai ficar simplesmente maravilhosa. E também pode servir com uma salada de alface e tomates. 



Elisangela Nunes - chef gourmet, colunista gastronômica e consultora na área de organização e limpeza.

- Trabalhamos com todos os tipos de eventos,

- Oferecemos cesta de café da manha e festa na caixa. 

- Oferecemos serviço de congelamento com cardápio variados,

- Oferecemos cursos para iniciantes na areia da gastronomia,

- Oferecemos serviços de Buffet com equipe qualificada.

- Trabalhamos com Kit festa.

Nos siga no Instagram elisangela_40

Contato: (79) 98839-8570 ou 99933-7095 (WhatsApp)

 




Tópicos Recentes