29/04/2018 as 09:25

Torta Búlgara

Coluna Gourmet Por Elisangela Nunes

Coluna Gourmet

Gastronomia
Por Elisangela Nunes
<?php echo $paginatitulo ?>

A origem da torta

“Gastronomia é comer olhando para o céu e contemplado as estrelas”

 

Hoje finalizo a origem da torta, prestando uma pequena homenagem a uma grande amiga que conheci na faculdade, e que indiretamente me levou ao mundo da confeitaria. Confesso que lutei e relutei pra aceita que poderia fazer algo doce e saboroso. (NÃO QUE SEJA UMA PROFICIONAL NA AREA DA CONFEITARIA) Ainda engatinhando no seguimento. A Ana Dias, meu sincero agradecimento pelo incetivo, e me mostrar o lado doce da gastronomia. Todas as minhas criações dedico a você minha amiga e professora (conheci essa torta búlgara através dela e não poderia deixar de fora), Ana obrigada por tudo! Sou sua fã incondicional.

A Torta Búlgara vem conquistando seu espaço entre os apreciadores de chocolate, não apenas pelo sabor, mas também pelo seu aroma. Ainda um pouco desconhecida no sul do país, a origem dessa iguaria é soteropolitana, uma massa de chocolate verdadeiramente baiana.

A origem é misteriosa. É uma receita simples, com apenas quatro ingredientes. Por isso, muitos especulam sobre seu surgimento. Alguns dizem que a receita foi criada há muito tempo, já outros dizem que a torta é uma novidade e veio no embalo do petit gateau francês e da torta Browne americana. O que ninguém sabe, no entanto, é de onde veio essa receita e quem foi o chef desta delícia.

Acompanhada geralmente de creme de leite ou sorvete de creme. Doce na medida certa, tem um aspecto de bolo solado, meio casca grossa. Mas basta a primeira colherada para saber na hora que a torta nada tem de grosseira, é quase um pudim de tão cremosa.

Aprenda a preparar uma torta Búlgara feita com chocolate. O Doce pode ser servido com creme de leite. Confira o passo-a-passo e anote os ingredientes.

Torta Búlgara

Ingredientes:

• 300g de manteiga • 300g de chocolate em pó • 300g de açúcar • 4 ovos inteiros • 4 gemas

Modo de preparo:

• Derreter a manteiga em banho-maria • Juntar o chocolate e misturar, depois o açúcar e mexer por cerca de 10 minutos • Bata com uma colher de pau os ovos inteiros e as gemas, até que fique branco • Acrescenta à massa peneirando • Mexa a massa toda até ficar como um chocolate • Deixe em banho-maria por aproximadamente 20 minutos • Unte uma forma com manteiga e forre com papel alumínio, despeje a massa • Leve ao forno médio, por aproximadamente 35 a 40 minutos.

Dica da chef:

Além do creme de leite e sorvete como acompanhamento, essa torta também pode ser servida com morangos, além da bela apresentação fica uma delícia e pra finalizar aquele delicioso café.



Elisangela Nunes chef gourmet, colunista gastronômica e consultora na área de organização e limpeza.

Trabalhamos com todos os tipos de eventos

- Oferecemos kit festa;

- Oferecemos cesta de café da manha e festa na caixa;

- Oferecemos serviço de congelamento com cardápio variado;

- Oferecemos cursos para iniciantes na areia da gastronomia;

- Oferecemos serviços de Buffet com equipe qualificada.

Nos siga no Instagram elisangelasantos_40

E-mail: chefegourmentlinunes@gmail.com

Contato (79) 98839-8570 ou 99933-7095 (WhatsApp)




Tópicos Recentes