04/05/2018 as 06:38

Sem foro é Moro

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (3) reduzir o alcance do foro privilegiado de deputados e senadores somente para aqueles processos sobre crimes ocorridos durante o mandato

Política Online

Política
Por Junior Valadares
<?php echo $paginatitulo ?>

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (3) reduzir o alcance do foro privilegiado de deputados e senadores somente para aqueles processos sobre crimes ocorridos durante o mandato e relacionados ao exercício do cargo parlamentar. Com a decisão, deixarão de tramitar no Supremo parte dos cerca de 540 inquéritos e ações penais em tramitação, segundo a assessoria do STF – caberá ao ministro-relator de cada um deles analisar quantos deverão ser enviados à primeira instância da Justiça por não se enquadrarem nos novos critérios.

Além disso, o STF também fixou o momento a partir do qual uma ação contra um parlamentar em tramitação no STF não pode mais deixar a Corte: na hipótese de ele deixar o mandato numa tentativa de escapar de uma condenação iminente, por exemplo. Pela decisão, o processo não deixará mais o STF quando se alcançar o final da coleta de provas, fase chamada “instrução processual”, na qual o ministro intima as partes a apresentarem suas alegações finais. Em Sergipe, existem alguns processos de políticos que podem deixar o STF e cair nas mãos de ministros de primeira instância, o que segundo alguns analistas pode deixar arrepiados não só os políticos como alguns assessores e empresários ligados a estes  “donos do poder”.

Buemba federal           

O jornalista Habacuque Villacorte afirmou em sua coluna que a delegada Érika Mialik Marena, superintendente da Policia Federal em Sergipe tem três “alvos” principais em seu trabalho inicial no Estado: um traficante perigosíssimo; um empresário bem sucedido; e um político de expressão. Segundo o ex-magrinho a delegada Érika não veio para brincar. Será que tem gente arrepiada em Sergipe.

Caiu no aquário

O PRB de Sergipe comunica hoje ao governador Belivaldo Chagas (PSD) o seu posicionamento nas eleições estaduais deste ano.  O presidente estadual do partido, o deputado federal Jony Marcos, será  recebido pelo Galego e deve comunicar a decisão do PRB em caminhar ao lado da dupla PSC & PSDB, resumindo Heleno e Jony vão de André e Eduardo.

Toma corpo

Antes mesmo de cair no aquário do PSC & PSDB a candidatura de Heleno Silva (PRB) ao senado toma corpo e ganha consistência com a declaração de apoio do prefeito de Itabaiana Valmir de Fancisquinho (PR). Em entrevista à Rádio Princesa da Serra, o prefeito  Valmir de Francisquinho  confirmou apoio à pré-candidatura de Heleno Silva (PRB) ao Senado.

CPI sem pernas

O vereador Elber Batalha membro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os contratos do Lixo da cidade de Aracaju desde 2010, disse ontem que a CPI está sem pernas para andar porque a Emsurb  enviou a documentação incompleta, faltando o principal motivo a ser investigado, o material que diz respeito aos contratos com a Torre. Será que existe uma Torre de lixo impedindo a chegada da documentação na CPI.

Órgãos

Outro ponto destacado pelo vereador foi em relação às falta de cuidado e interesse dos órgãos na entrega dos documentos solicitados pela CPI do Lixo. “Do material enviado pela Emsurb, curiosamente só o cd dos contratos da Torre que não abrem. O Ministério Público não respondeu aos nossos questionamentos, sobretudo em relação as investigações do ano de 2010. Já a Deotap, enviou o relatório das investigações, porém, não mandou as interceptações telefônicas informando que encontram-se em segredo de justiça. O Poder Judiciário não enviou os processos que tramitam na 3ª Vara Cível, que é onde se concentra a maioria dos processos sobre as ações que envolvem o Lixo em Aracaju. Enfim, como é difícil colocar essa CPI para andar”.

Rabo entre as pernas

O deputado federal Fábio Reis (MDB), respondeu através do twiitter a quem interessar possa. Fábio que é um fiel aliado do ex governador Jackson Barreto escreveu em seu micro blog  que as definições políticas ficarão com o governador Belivaldo Chagas (PSD) e o ex-governador Jackson Barreto. Confira o que postou o deputado:

Fabio Reis‏Conta verificada @fabioreis1515

Nós sabemos da importância da unidade do grupo que vem vencendo eleições desde a vitória de Déda. Sabemos também que todos temos direito de pleitear espaços e composições que possibilitem crescimento dos partidos.....

Fabio Reis‏Conta verificada @fabioreis1515

Nada mais democrático e legítimo que pleitear e procurar construir pontes para obter êxito. Quem imaginar que vai impor algo de goela abaixo vai sair com o rabo entre as pernas.........

Fabio Reis‏Conta verificada @fabioreis1515

Aqui no grupo temos nossos líderes @JacksonBarreto e @belivaldochagas que darão as diretrizes. Se teremos chapão e chapinha, quem vai para majoritária, de resto é só bravatas. Chegou o momento de sabermos que é aliado ou adversário. Quem está no projeto ou tá fora dele.

 




Tópicos Recentes