04/06/2018 as 06:41

O exemplo Tocantins

Parece que a política e os políticos brasileiros estão fadados ao fracasso nas eleições de 2018

Política Online

Política
Por Junior Valadares
<?php echo $paginatitulo ?>

Parece que a política e os políticos brasileiros estão fadados ao fracasso nas eleições de 2018. O exemplo Tocantins, vai martelar todos os dias as cabeças dos nossos políticos e dos seus marqueteiros de plantão, que terão que se rebolar para tentar convencer o eleitorado brasileiro a sair de casa e votar neste ou naquele candidato. Nas eleições suplementares do estado em questão, realizadas neste domingo, 3 - porque o governador e a sua vice foram afastados do cargo por causa de um esquema fraudulento de compra de votos -  o voto nulo, em branco e as abstenções bateram em todos os candidatos apresentados pelos partidos.

Para que você possa entender melhor o que aconteceu ontem no Tocantins, a soma dos dois candidatos que foram ao segundo turno - Mauro Carlesse (PHS) e Vicentinho Alves (PR), que chegou a 302.033 (trezentos e dois mil e trinta e três votos) - perdeu para o número de abstenções que chegou ao número estratosférico de 306.811 (trezentos e seis mil, oitocentos e onze)  eleitores. Se você considerar o número de votos brancos e nulos chegaremos aos absurdos  443.348 (quatrocentos e quarenta e três mil, trezentos e quarenta e oito eleitores), quase a metade do eleitorado do estado. Os políticos e seus magos terão que repensar as estratégias de campanha. Não bastará para o povo sergipano, a criação de uma Zoraide ou personagens que sejam inventados com a intenção de denegrir este ou aquele candidato. Sergipe e o Brasil merecem uma campanha propositiva, chega de mutreta, fica a dica.

Pole position

Estive ontem no pré-lançamento da campanha do pastor Daniel Fortes (PPS), que vai concorrer ao cargo de deputado estadual nas próximas eleições. Fiquei impressionado com o número de presentes ao evento,  apesar dos discursos frágeis dos pré-candidatos da coligação que o pastor vai concorrer. Tinha gente e cristão saindo pelo ladrão. Se não faltar combustível ou quebrar no meio do caminho, Daniel com certeza será um dos vinte e quatro deputados estaduais  da próxima legislatura.

Eitxa cabrunco

A viúva do ex-deputado federal José Carlos Teixeira que morreu nesta semana por causas naturais resolveu meter a boca no trombone e confirmou o que disse o ex-militante político Marcélio Bomfim, que no enterro do seu marido resolveu fazer um meã culpa da traição que segundo ela, Jackson barreto e seu aliados impuseram a Zé Carlos. Segundo Eugênia,  "Jackson Barreto capitaneou os traidores de José Carlos Teixeira"

PDT engata namoro com o PSB

Pode rolar até casamento na relação que o PSB começa a engatar com o PDT a nível nacional. Após a desistência, do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa (PSB) de disputar a presidência da republica, o seu partido engatou a primeira marcha e saiu para a pista com a intenção de encontrar um parceiro para as eleições presidenciais. Segundo alguns políticos ligados ao PSB as chances do partido em estar no palanque de Ciro Gomes são grandes, o que pode estender esta relação para Sergipe e Fábio Henrique praticamente selar a sua eleição para a câmara federal.

Ensaio

A convite da ex-senadora Heloísa Helena e da pré-candidata à Presidência da República pelo partido Rede Sustentabilidade, Marina Silva, a vereadora Kitty Lima (Rede) participou em Brasília, de uma série de seminários organizados pela Fundação Rede Brasil Sustentável onde foram discutidos os 18 eixos estratégicos para a construção de um Brasil sustentável. “Meu coração está a mil de felicidade porque a gente vai poder contribuir e falar sobre planejamento de governo para os próximos quatro anos e o que precisamos fazer para ter melhorias para o nosso país e para a população. Serão muitos pontos debatidos, e teremos ainda a participação de colegas como Marcelo Pereira e Tagore Trajano que também contribuirão com esse projeto”, explica Kitty. Será que foi um ensaio de uma candidatura a deputada federal pela REDE?

Balela

Segundo fontes da oposição ligadas ao senador Eduardo Amorim (PSDB), ainda há espaço  para o deputado federal Valadares Filho (PSB) fazer composição com o PSDB para ser o candidato a vice de Eduardo Amorim, porém este tempo está se encurtando. Ainda segundo esta fonte, “talvez quando ele se decidir em ficar com o bloco não haja mais tempo”. Balela, VF já declarou que é candidato e nesta semana promove uma plenária na sede do PSB para discutir as candidaturas e coligações do seu partido.

Proinvest

A matéria investigativa do Proinvest está no forno, o jornalista Cledson Nunes, integrante da equipe do portal, buscou informações, entrevistou autoridades e tentou entrevistar o ex-governador Jackson Barreto (MDB), que preferiu o silêncio. Tudo pronto, Cledson agora dá os retoques finais da matéria que irá bombar o estado de Sergipe, vale a pena conferir o trabalho investigativo de Cledson Nunes.




Tópicos Recentes