28/06/2018 as 15:31

Decorar o lar com objetos do Baú

Arquitetura e Decoração Por Luize Correa

Arquitetura e Decoração

Arquitetura
Por Luize Correa
Fotos: (Luize Correa e Google).<?php echo $paginatitulo ?>

Caros (as) amigos (as), não sei se vocês são como eu, que adoro mudar a casa. Se pudesse a cada semana estaria com uma casa novinha para chamar de minha. Adoro um objeto de decoração.

Estava pensando onde temos as coisas mais inusitadas, diferentes e lindas? Pasmem, no baú da Vovó e da Mamãe. Vocês não esperavam por isso.... pois é, antigamente as moças casadoiras faziam enxoval, e esses enxovais às vezes começavam no início da adolescência e eram guardados como joias preciosas. Muitos deles feitos com muito sacrifício e bordados a mão pela própria senhorita. Isso parece um filme antigo. Mas não está muito longe dos dias atuais. E garanto que se procurarem vão achar muitas peças lindas, diferentes e com muita história.

No meu baú tem peças que foram de minhas bisavós, minhas avós, minha mãe, minha sogra e da avó de meu marido, com muito orgulho. Algumas de vocês vão achar que gosto de uma tranqueira velha, mas não é bem assim. Os objetos antigos têm algumas características e particularidades, que os de hoje não tem.

Primeiro: São peças únicas ou raras de encontrar, sua casa não será um padrão.

Segundo: Não são fabricados na China, nada contra. Mas gosto do diferente.

Terceiro: Os moveis, objetos de decoração, roupas de cama e banho.... eram feitos para durar a vida toda.

Sei que alguns vão dizer, isso não cabe na minha casa, porque, minha casa é moderna, não gosto dessas coisas velhas. Só que mão é bem assim. Uma decoração moderna pode e deve ter objetos misturando o antigo e o novo. Alguns desses objetos estão sempre voltando, como vasos, pinhas, potes, sopeiras, estatuetas, ... a decoração vai e vem voltando ao passado varias vezes. Se entrarmos em uma loja de decoração encontraremos vários objetos que tem design antigo com um material novo, sem o acabamento e a delicadeza da porcelana ou do cristal antigo.

Se quiser encontrar peças antigas hoje no mercado, basta ir no antiquário. Peças feitas à mão tem um diferencial da qualidade, delicadeza.

Como sempre falo, na decoração não existe certo ou errado. Tudo tem um bom senso e equilíbrio. Objetos que você jamais usaria como decoração pode fazer um efeito fantástico. Tenha um olhar carinhos e fora da caixa. Veja de fora pra dentro. Dê outro uso para o obvio.

No mundo da decoração, abrir a mente e dar novas utilidades para o antigo, novas roupagens para objetos simples, faz muito efeito.

Gosto muito de dar exemplos: Minha mãe quando era pequena, ganhou de presente uma pequena maquina de costura Singer, que ela usou muito para fazer roupas de boneca. Hoje essa maquina é minha. Eu nunca fiz uma roupinha de boneca nela, mas é um objeto de decoração ímpar. Bastou eu olhá-la de forma diferente.

                                                                                  Maquina Singer infantil, da década de 50

        

  Peças de decoração antigas que facilmente podem ser usadas hoje

  

                                                                         Objetos de decoração modernos

O que vocês acham de me mandar imagens de dicas que dei, com suas soluções.

Luize Corrêa

(Designer de Interiores)

Tel (71) 988080047

Instagram @luizecorrea

E-mail luizecorrea@hotmail.com




Tópicos Recentes