08/07/2018 as 14:02

Cortinas de tecido: o aconchego para o lar

Arquitetura e Decoração Por Luize Correa

Arquitetura e Decoração

Arquitetura
Por Luize Correa
Fotos: (Habitus Décor e Mostra Líder Salvador).<?php echo $paginatitulo ?>

É difícil imaginarmos a quanto tempo existe cortinas... pense aí...nos castelos, na Grécia, na China.... em tantos lugares em tantas épocas os nomes mudam, os formatos são variados, com um, dois ou três tecidos, com chalé, sem chalé. Mas elas sempre estiveram presentes em todos os lugares.

Agora que me toquei que estou falando de uma senhora milenar. Vixe!!

Todos os ambientes ficam mais aconchegantes quando tem uma cortina para compor. Cada tipo de cortina e tecidos serve para ambientes diferentes.

Não vamos hoje entrar no mérito das persianas, vamos deixar para outro dia, que o assunto também é grande.

As cortinas como muitos pensam não é só enfeite, ela tem várias funções, como bloquear o calor, a luz, a entrada de insetos, a privacidade da casa, o conforto térmico e tantas outras. Por essas e outras que a indústria de tecidos e sistemas vem se atualizando e colocando tecnologia em seus tecidos. As coisas mudam e constantemente. A cada ano temos uma mudança de conceitos, cores, tecnologias para facilitar a vida dos consumidores, aí vocês devem estar me perguntando pra que eu quero saber disso. Vou explicar. Todas essas mudanças servem para atender melhor o cliente, o tecido não queimar com o sol, seu sofá não ficar bicolor.... a nossa atmosfera não é mais a mesma de antes, hoje a incidência de raios nocivos é bem maior que no tempo de nossas avós. Mas vamos ao que interessa, cortinas.

Hoje, os tecidos mais usados e com custo benefício bom são:

Gaze de linho é um tecido sintético totalmente em poliéster com a característica de um linho, tem um custo bom, muito utilizado em salas, varandas e ambientes mais contemporâneos.

Shantung de seda é um tecido mais clássico, tem um brilho maior é um tecido mais glamoroso, e também tem um valor agregado maior.

Voil cross é um tecido muito usado para quartos de bebe e crianças, ele parece uma gaze, mas em forma de Voil, totalmente sintético.

Blackout 100%, lavável é um tecido que boqueia a incidência de luz, normalmente usados em quartos.

Blackout 70%, tecido lavável, esse é mais indicado para uma quebra de luminosidade, indicado para home, sala, pois passa a luminosidade deixando uma penumbra.

O blackout americano, hoje é mais difícil de ser indicado, pois dá muito problema de manutenção, primeiro que não é lavável, segundo que após 6 meses dependendo incidência de sol pode vir a dar problema.

Forro de cortina, é um tecido que usamos para dar uma encorpada e proteção na cortina, mas a incidência de luz passa, não serve como blackout.

Existe também vários tipos de costuras, o carro chefe é a dobra de Ilhós, é um movimento de cortina que deixa ela sempre arrumada, independente se recolhida ou aberta e se encaixa perfeitamente para rebaixamento de gesso, por que não esconde a beleza da cortina. São usados também a prega americana e a prega macho, essas mais usadas quando não tem rebaixamentos de gesso.

 

                    Dobra de Ilhós                                     

  

                        Prega Americana

                         

                         Prega Macho

 

                                                                                                            

                   Modelos de pregas

E para completar o mais usado hoje é o trilho suíço, e os varões, esses podem correr até três tecidos.

O mercado tem ainda muitos outros tecidos e materiais, que podem ser usados, mostrei apenas o que é mais usual hoje em dia e pratico para manutenção.

Gostaria de agradecer meu amigo Luis Gomes, da Habitus Decor, meu parceiro de cortinas. Que me ajudou com informações importantíssimas na coluna de hoje.

Continue mandando suas fotos.

Habitus Decor

Telefone (71) 98773-2071 / 99939-2256

E-mail luis@habitusdecor.com.br

Instagram @habitus_decor

Site www.habitusdecor.com.br

Luize Corrêa

(Designer de Interiores)

Tel (71) 988080047

Instagram @luizecorrea

E-mail luizecorrea@hotmail.com




Tópicos Recentes