23/07/2018 as 16:52

Comício igual ao de Jânio...

Ponto de Vista Por Ivan Valença

Ponto de Vista

Política
Por Ivan Valença
Foto: (PH/FOT/163-11).<?php echo $paginatitulo ?>

Até há bem pouco tempo, a Praça Fausto Cardoso abrigava a sede principal dos três poderes – o Legislativo e o Judiciário ainda continuam por lá, mas o Executivo mudou-se de mala e cuia para as lonjuras do Palácio de Despachos (calma aí, lá não tem nem pai nem mãe de santo preparando mandinga prá ninguém). Não a toa a Fausto Cardoso ainda hoje é um dos recantos mais conhecidos da cidade, embora tenha sido esvaziada de tal maneira que nem festa de jardim de infância se realiza mais por ali.

Antigamente qualquer evento da cidade era realizado ali. Em tempos de campanhas políticas, os comícios de início e encerramento de campanhas ocupavam a Praça Fausto Cardoso, atraindo até caravanas do interior do Estado que vinham saudar seus candidatos.

Acompanhei de perto vários comícios desses, que começavam  geralmente as sete horas da noite e não passavam das dez horas, que era para não incomodar o sono do governador de plantão. É que o chefe do Executivo morava, e dormia, no Palacio por isso a barulheira ensurdecedora dos comícios não podia passar das 22h. Se assim não fosse,  Polícia chegava para desligar o sistema de som dos palcos

O maior comício realizado ali foi o do candidato da UDN a Presidência da República, o ex-Prefeito de São Paulo, Jânio Quadros, que, para variar, parecia estar bêbado quando se dirigiu à multidão que lotava a Fausto Cardoso. Como o governador era  o dr. Luiz Garcia, do seu partido, ele se julgou no direito de passar do horário de cinderela. Passou e não recebeu pitu nenhum.

Nunca esqueci deste comício. Eu e os amigos da rua onde morava fomos cedo para a Fausto Cardoso para pegarmos o melhor local possível. Eu fiquei bem na frente do palco, mas o grande problema era enfrentar a maré de “olas” que vinha lá do fundo. Num desses vai e vem, pisaram no meu pé e eu perdi o sapato. Foi barra para explicar em casa o que aconteceera com o outro par de sapato.

Comício igual ao de Jânio não ocorreu jamais. Nem vai ocorrer, porque já não se fazem mais comícios...     




Tópicos Recentes