03/08/2018 as 09:07

É tempo de convenções

Por Ivan Valença

Ponto de Vista

Política
Por Ivan Valença
Foto: (Daniele Queiroz).<?php echo $paginatitulo ?>

A cidade vive a efervescência das convenções partidárias, que vão apontar os candidatos a todos os cargos eletivos nas eleições de 7 de outubro próximo. Geralmente, essas convenções são realizadas em locais espaçosos, capazes de receber um enorme público que vão para lá emprestar apoio e aplaudir seus candidatos.  

Nos anos 50, por exemplo, as convenções eram realizadas normalmente nos cinemas da Capital, principalmente no Cine Rio Branco, que suspendia suas sessões noturnas para receber as convenções da UDN, PSD, entre tantos outros partidos. Claro que normalmente estes encontros tinham entrada liberada, mas os fiscais dos partidos ficavam atentos para quem era suspeito de portar armas de fogo. A fiscalização da Polícia Militar e da própria Secretaria de Segurança Pública mantinham-se distante dos locais das convenções. Se a convenção era no Cine Rio Branco as forças policiais ficavam em frente, mas de modo a não atrapalhar o correr da sessão política.

Mais das vezes, as convenções lotavam o auditório do Cinema, de tal maneira, que muitos ficavam na rua João Pessoa, ouvindo pelo potente sistema de som o que se passava lá dentro. Um “frisson” percorria a plateia, dentro do cinema ou fora dele, quando era o momento de se anunciar os candidatos ao governo, a vice-governador ou ao Senado.  Normalmente, carros de som, que faziam propaganda do comércio nas proximidades do Rio Branco ficava ao largo das ruas de Laranjeiras e São Cristóvão, transmitindo as convenções.

Pelo que me recordo a convenção que mais atraiu populares foi a da UDN (União Democrática Nacional) em 1954, quando o Engenheiro Civil Leandro Maciel foi lançado candidato. Ele saiu do Rio Branco no ombro dos seus correligionários e levado até o início da João Pessoa, em frente ao Palácio do Governo. Ali, Leandro Maciel apeou-se dos ombros, tomou seu carro privado e dirigiu-se a sua residência, no sítio em frente ao Hospital de Cirurgia.




Tópicos Recentes