07/08/2018 as 16:20

Especialize-se

O Buliçoso, Por Cledson Nunes

O Buliçoso

Motivação, educação e trabalho
Por Cledson Nunes
<?php echo $paginatitulo ?>

Adquirir conhecimento se torna divertido quando se torna um hábito, além disso te livra da ignorância e abre as portas de um mundo totalmente novo... Ler é muito bom, e quero compartilhar com você algumas coisas que tenho aprendido ao longo deste ano.

Vamos lá, temos visto e já tenho alertado sobre a estagnação do mercado de trabalho aqui neste espaço. E digo mais uma vez, por mais que digam o contrário, a tendência é haver ainda mais demissões até o fim de 2018. As coisas só vão melhorar “entre aspas” a partir de 2020 em diante. Sei que pode ser desanimador para muitas pessoas, mas como também já disse aqui, é uma bela oportunidade para aqueles que estão despertos para as grandes mudanças e oportunidades que estão por vir. Agora é a hora do preparo!

Calma, ainda há vagas de emprego, muitas aliás, parece contraditório, porém não é, digo a razão. As empresas buscam especialistas, pessoas que tenham bom relacionamento interpessoal, que entendam de mídias sociais, alavancagem, construção de sites, métodos, bons vendedores, etc. Repito há vagas, mas as pessoas não estão preocupadas em melhorar suas habilidades, em aprender coisas novas e de vencerem suas próprias dificuldades.

Há vários cursos gratuitos e com certificado, como por exemplo o Senado Federal oferece cursos EAD totalmente gratuitos, com ou sem tutoria, Sebrae, Senac, SESI, etc. Conhecimento é a chave para o sucesso pessoal e profissional. As empresas buscam constantemente pessoas capacitadas para resolverem suas demandas, pessoas especialistas em resolverem problemas diversos.

Faça um dossiê de suas habilidades e experiências anexe ao seu currículo, nele diga que tipo de soluções pode oferecer ao seu empregador, quais os seus conhecimentos, apresente os resultados de sua atuação nas empresas em que já trabalhou, o que trouxe de inovação, etc. Seja um consultor de sua área de atuação, domine com maestria o que faz e as portas nunca se fecharão a você.

Talvez nesse processo de fazer um dossiê de suas habilidades e experiências você possa encontrar a resposta para sair da crise...Acredite em si mesmo, a fé move montanhas, pessoas e o mundo inteiro. Jamais desista!

Pergunte a si mesmo como você pode inovar na sua profissão e como poderá agregar isso no mercado de trabalho. Faça um networking com amigos, parentes, colegas de sala de aula, etc. Fique atento ao que acontece no seu bairro, cidade, estado, leia jornais online ou escrito, uma vaga pode estar nestes locais te esperando. Só não cometa o erro de achar que o emprego vai te achar.

Quantas entrevistas você já participou que foi reprovado logo na primeira etapa por não ter as habilidades necessárias para o cargo pretendido? Questione-se! Pare de culpar o governo, pare de buscar desculpas e comece a buscar soluções.

Especialize-se ainda mais, inove, crie, persista, melhore, empreenda, as mudanças no mercado de trabalho já começaram e se você for esperto, e sei que é, verá as vagas de emprego saltarem aos seus olhos.

 

 

Contato para palestras/parcerias

E-mail: cledsoncns@hotmail.com

Cledson Nunes

DRT 2312/SE

Jornalista




Tópicos Recentes