24/08/2018 as 16:27

Você sabe como a ergonomia afeta sua vida?

Arquitetura e Decoração, Por Luize Correa

Arquitetura e Decoração

Arquitetura
Por Luize Correa
Foto: (Imagens retiradas do Google).<?php echo $paginatitulo ?>

 

Oi amigos, vocês sabem como a ergonomia está presente e como ela é importante na vida das pessoas.

Quando vamos para o nosso amigo Google, encontramos a definição de ERGONOMIA como:

- Estudo científico das relações entre homem e máquina, visando a uma segurança e eficiência ideais no modo como um e outra interagem.

- Otimização das condições de trabalho humano, por meio de métodos da tecnologia e do desenho industrial.

Agora vamos traduzir isso para sua vida profissional e residencial, começando pelo comercial.

Quando você aplica a ergonomia na sua vida profissional, o que acontece: Menos cansaço físico, dor na coluna, dor na lombar, no pescoço, LER, resultado, menos afastamento médico.

Como podemos, com intervenções simples, melhorar a nossa vida.

Mesa e trabalho e computador: 1) A tela do computador tem que estar na altura da vista, para evitar que a cabeça fique curvada para baixo; 2) Teclado, o braço tem que ficar apoiado e em ângulo reto; 3) E as pernas tem que estar apoiadas; 4) A mesa de trabalho tem que ter altura entre 0.70cm a 0.80cm no máximo, para que o conforto de quem está sentado. 5) Cadeira, de preferencia que seja ajuntável.

São pequenas coisas que ajudam o dia a dia, pra levantar a tela do computador, uma caixinha ou uns livros resolvem seu problema. Para os pés também.

As alturas, profundidades e larguras dos objetos que nos rodeiam tem padrões pré-estabelecidos para que fique mais confortável para todos.

Na sua residência podemos ver ergonomia na cozinha, na altura da pia, na profundidade de armários, no fogão, na sala, temos sofá, mesa de jantar, cadeiras, banheiros no vaso sanitário, pias, quartos, camas, Tv, mesa de cabeceira e em tantos outros locais. Enfim, em tudo que está a nossa volta. A ergonomia faz parte da nossa vida.

Proponho a você amigo leitor que faça uma lista do que você acha que está fora de padrão. Observe a casa ou seu local de trabalho, e mensure tudo que te faz sentir dor depois de um tempo de uso.

Depois que fizer essa lista agora vamos criar soluções como objetos simples. Caixas, almofadas, apoios, livros, suportes; a maioria das vezes podemos compensar medidas fora do padrão.

Como vocês já sabem adoro um exemplo: a pia da cozinha está muito alta, que tal fazer um tablado de madeira com uns 5cm de altura.

A mesa de jantar está alta, experimenta colocar uma almofada na cadeira.

São coisas simples, que ajudam no dia a dia. Posso dar um conselho, cadeira, sofá, cama e mesa tem que experimentar.

Luize Corrêa

(Designer de Interiores)

Tel (71) 988080047

Instagram @luizecorrea

E-mail luizecorrea@hotmail.com

 

 




Tópicos Recentes