04/09/2018 as 11:57

BOLO DE FUBÁ SUPER FOFO

“Todas as coisas de que gosto ou são imorais e ilegais ou engordam”

Coluna Gourmet

Gastronomia
Por Elisangela Nunes
<?php echo $paginatitulo ?>

 

Ah, me siga no Instagram e acompanhe todos os meus trabalhos ⇒ elisangelasantos_40 . E se precisar realizar alguma festa em Sergipe, temos equipe de profissionais a disposição, garçons, buffet, apoio, etc. Faça um orçamento chefgourmetlinunes@gmail.com

Vamos a mais um mês !!!! Setembro, e ainda com esse gostinho do inverno, tudo de bom né? Aproveitando esse final do inverno, hoje trago algo que é indispensável no final da tarde ou no café da manhã, seja a hora que for!!!! Ele é sempre bem-vindo, irei falar dos bolos caseiros.

O bolo caseiro nos remete à infância e é impossível comermos um pedaço sem lembrar da casa da vovó

Bolo é um alimento à base de massa de farinha, geralmente doce e cozido no forno. Os bolos são um dos componentes principais das festas, como as de aniversário e casamento, por vezes ornamentados artisticamente e ocupando o lugar central da mesa. No entanto, também são feitos para serem comidos em lanches ou no café-da-manhã.

Além da farinha, que pode ser de trigo, milho, batata, amido ou fécula, normalmente usa açúcar, mas pode ser um adoçante artificial, para os diabéticos poderem comê-lo, os bolos podem levar ainda um tipo de ingrediente aglutinante, geralmente ovos, mas que pode ser glúten ou amido, uma gordura que pode ser manteiga, margarina ou óleo, puré de fruta e um líquido, que pode ser leite, água ou sumo de frutos. Na maior parte das vezes, a massa para bolos leva aromatizantes, como a casca de limão ralada e levedura ou fermento.

Quando se pensa em infância é comum lembrar do café da tarde na casa da vovó. E o que não podia faltar era aquele bolo caseiro e super fofinho que só ela sabia fazer. Eram bolos simples, sem recheios ou coberturas elaboradas, mas que tinham como ingredientes especiais o capricho e o amor. O ponto é que o modo de preparo desses bolos tão especiais é mais simples do que se pensa e que mesmo sem ter muita experiência na cozinha eles podem ser facilmente reproduzidos.

Confira a receita de Bolo de Fubá. Essa receita une o sabor característico do fubá com a praticidade do liquidificador e tem como resultado um bolo fácil de ser preparado e mais fácil ainda de ser devorado.
Vamos a receita !!!!!

Bolo de fubá super fofo

 

Ingredientes

4 ovos
1 xícara (de chá) de leite
1 xícara (de chá) de óleo
1 e 1/2 xícara (de chá) de açúcar
1 xícara (de chá) de fubá fino
1 xícara (de chá) de farinha de trigo
1 colher (de chá) de erva doce (opcional)
1 colher (de sopa) de fermento de bolo

 

Modo de Preparo

Coloque no liquidificador os ovos, o leite, o óleo e o açúcar, bata para misturar tudo. Em uma tigela coloque o fubá, a farinha de trigo e a erva doce e misture esses ingredientes secos. Despeje o líquido do liquidificador sobre os ingredientes secos e misture bem. Fica bem líquido mesmo. Acrescente o fermento e mexa delicadamente. Coloque a massa em uma forma untada com óleo e polvilhada com farinha de trigo.

Leve ao forno médio preaquecido (uns 180 graus). Deixe no forno por cerca de 35 minutos, mas esse tempo pode variar. Espete um palito no bolo e se ele sair limpo, o bolo já está bom.
Deixe ficar morno, quase frio para desenformar. Desenformar frio é mais garantido para não quebrar.

 

Dica da Chef

Para a medida do óleo encha uma xícara de chá (sempre uso uma xícara medida, sabe aqueles medidores?) de óleo até faltar um dedo para enchê-la completamente.
Eu gosto de usar uma forma alta. Uso uma com buraco no meio. Acho que o bolo mais alto fica super bonito e dá para cortar fatias altas, o que mostra o quanto ele está fofo.

 

Elisangela Nunes
Chef gourmet, Colunista gastronômica e Consultora em organização e limpeza.

 




Tópicos Recentes