05/09/2018 as 06:02

Galego bate de 5 a 2 e é candidato

Na mesma sessão foi aprovado o registro de Eliane Aquino, candidata a vice

Política Online

Política
Por Junior Valadares
<?php echo $paginatitulo ?>

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe aprovou, por maioria, o registro de candidatura do governador do Estado e candidato a reeleição, Belivaldo Chagas (PSD) e da sua vice Eliane Aquino (PT), candidata a vice-governadora na chapa de Belivaldo. O relator do processo, o juiz José Dantas de Santana, votou pelo deferimento da candidatura e  foi seguido pelo Des. Diógenes Barreto e as juízas Dalquiria de Melo Barreto, Aúrea Corumba de Santana e Denize de Barros Figueredo. Contra o deferimento da candidatura votaram o juiz federal Marcos Antônio Garapa de Carvalho e o Des. Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima. O julgamento foi suspenso na sessão anterior em razão do pedido de vista do presidente do Tribunal, desembargador Ricardo Múcio, para melhor analisar os autos. Na sessão de ontem  (04/09), o presidente apresentou seu voto pelo indeferimento da candidatura, pois em sua visão a decisão que desaprovou as contas relativas às despesas específicas, além de ter sido emanada por órgão competente (TCE-SE) encontra-se irrecorrível, de modo a restar confirmada a irregularidade das contas do referido gestor.

Durante seu voto, o presidente do TRE-SE afirmou que “não cabe a esta Justiça Eleitoral especializada rediscutir o mérito do acórdão do Tribunal de Contas do Estado, cabendo contudo verificar se os fatos que geraram a  rejeição de contas ostentam determinadas características e requisitos. Deixar que faltem professores para depois se valer de seleção simplificada e com contratos precários (sem concurso público) para preencher as vagas existentes é óbvia conduta inadequada e violadora dos deveres básicos do administrador, desrespeitando os princípios básicos norteadores da administração pública previstos na Constituição Federal”, disse o desembargador em seu voto. Segundo o MPE, o atual governador, quando secretário de educação do Estado, contratou de forma irregular (sem concurso) mais de dois mil professores, além de não ter dado auxílio estrutural a algumas escolas, o que caracterizaria ato de improbidade administrativa. O relator do processo, juiz José Dantas de Santana,  argumentou que para configuração da inelegibilidade deve constar dos autos que o candidato teve as contas rejeitadas e que, ao analisar o processo, não viu causa a enquadrar tal ato como improbidade administrativa. O relator votou pelo deferimento (aprovação) do registro de Belivaldo, sendo o voto acompanhado pela maioria dos membros da Corte Eleitoral.

PIZZA

As candidaturas de José Costa Santos, Julio Cézar Duarte de Menezes para deputado estadual, José Ernani Moura Souza para deputado federal, Marcio Vieira dos Santos primeiro suplente de senador e de João Paes da Costa (João da Tarantela) candidato a governador pelo PSL foram para o beleleu. A Corte Eleitoral deferiu  o registro de Antônio Marcos Ferreira dos Anjos, que concorre ao cargo de deputado estadual. A vontade de governar Sergipe virou pizza para João da Tarantela.

CIRO

O candidato a presidente da República Ciro Gomes (PDT) estará em Aracaju, nesta quinta (dia 06). Ciro Gomes chegará às 10h, no Aeroporto Santa Maria; às 11h, estará no Cotinguiba Esporte Clube, onde concederá entrevistas e participará de um ato público. Segundo o PDT, Ciro sempre procurou ser independente, agindo de acordo com o que pensa e sente. Seja sobre política, economia, saúde, segurança, educação, meio ambiente ou outro tema, todos que ouvem Ciro percebem que estão diante de alguém experiente, preparado e sério, que conhece profundamente o Brasil. Em um dos momentos mais difíceis da história do nosso país, Ciro coloca a sua biografia, de 38 anos de vida pública limpa, a serviço do povo brasileiro. Em Sergipe, Ciro conta com o apoio de Valadares Filho (PSB) e da sua vice Silvia Fontes (PDT).

NEPOTISMO

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou na tarde desta terça-feira, 04.09, um Audiência Pública que discutiu o Projeto de Lei (PL) nº 347/2017, que cria no âmbito da administração pública municipal, dos poderes executivo e legislativo, a proibição da prática do nepotismo, de autoria do vereador Elber Batalha (PSB). O autor do projeto e do requerimento, vereador Elber Batalha, abriu a audiência pública explicando o teor do PL, que dispõe sobre a vedação do nepotismo no âmbito dos órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal, na administração pública municipal direta e indireta, e do Poder Legislativo. “Meu projeto é baseado na redação do artigo 37 da Constituição Federal, o qual diz que a administração pública deve se pautar pelos princípios da impessoalidade e moralidade. Todos sabem que tenho discutido aqui no parlamento diversas práticas contra o nepotismo na Prefeitura de Aracaju. Protocolei, inclusive, no Ministério Público Federal denúncias com as publicações do diário oficial”, explicou.

PAÇHAÇO  SONECA

O vereador Palhaço Soneca ainda do PPS, participou de uma manifestação contra o Projeto de Lei que prevê o fim da circulação das carroças na capital sergipana. O ato aconteceu na porta da Câmara de Vereadores, os carroceiros pediram aos parlamentares que não aprovassem o projeto de autoria de Kitty Lima. O vereador Palhaço Soneca que vota contra o projeto disse que é  “ a favor que punam as pessoas que maltratam os animais, mas não podemos generalizar e dizer que todos os carroceiros são perversos. Isso eu discordo. Por isso, sou a favor da atividade de carroceiro, sou a favor da manutenção de emprego de muitos pais de família”, disse o vereador.

JB

A Polícia Federal está investigando os desvios de recursos públicos no transporte escolar. A PF  inclusive teria ouvido o ex-governador de Sergipe, Jackson Barreto. JB foi chamado para esclarecer declarações dadas à imprensa, em que deixou transparecer que tinha informações sobre a conduta de prefeitos sergipanos na gestão de recursos do transporte escolar. “Há uma imoralidade tão grande por parte de alguns prefeitos. Se amanhã me apertar, eu vou dizer o que esses prefeitos fazem com o dinheiro do transporte escolar”, disse JB. Jackson que é candidato ao Senado pelo MDB, não revelou nenhuma informação importante e que contribuísse com as investigações e justificou que teria sido mal interpretado, ah JB.

CARO GESTOR

A Caro Gestor terá uma atuação mais ativa no estado de Sergipe. Mais um grande nome da administração pública se junta a equipe para fortalecer essa representatividade de Sergipe no projeto. Trata-se da confirmação de Ewerton Almeida Valadares Júnior, profissional experiente na administração, assessoria e consultoria a órgãos e entes públicos de variadas matizes. Ele, além de contribuir no conteúdo do Portal e Revista Cargo Gestor, através de artigos e pautas relevantes, atuará na representação da Caro Gestor no estado de Sergipe. Em seu currículo, ele acumula experiência desde 1983 no segmento da administração pública em órgãos dos três poderes, nos estados da Bahia, Sergipe e Brasília, oferecendo a gestores seu vasto conhecimento de técnicas e métodos de aplicação eficiente de recursos humanos financeiros e materiais, gestão de crises, análise de potenciais, implementação de programas e relacionamento com a opinião pública. Atualmente é Consultor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae - e do Hospital de Cirurgia.




Tópicos Recentes