18/09/2018 as 05:29

Segundo pesquisa, briga por vaga no céu esquenta

De JB a Henri Clay todos tem chance de abocanhar uma vaguinha no ceú

Política Online

Política
Por Junior Valadares
<?php echo $paginatitulo ?>

A ultima pesquisa eleitoral realizada em Sergipe, traz um dado novo com relação à luta por uma das vagas que estão em disputa nas eleições deste ano. Como já afirmei em conversas mantidas com amigos, vou solicitar às universidades sergipanas um estudo para tentar compreender a longevidade da liderança do Senador Valadares (PSB), que praticamente tem garantida (o cara é líder disparado em todas as pesquisas realizadas em Sergipe até o momento, tem 22% da preferência do eleitorado), uma das vagas do senado na aba do seu chapéu. Valadares não é bobo, em recente entrevista concedida a uma emissora de rádio sergipana, afirmou que a sua longa história na política se deve a seu caráter e de nunca ter se envolvido em histórias de corrupção e desvio de conduta em sua vida pública. Portanto, o senador bate o carimbo e se considera um Ficha Limpa.

Enquanto isto, a briga pela segunda vaga esquenta, o ex governador Jackson Barreto (MDB) com 15 %, o deputado federal André Moura (PSC) com 13%, o Pastor Heleno Silva (PRB) com 13%, o presidente estadual do PT Rogério Carvalho com 12%, o delegado Alessandro Vieira (REDE) com 9% e o presidente licenciado da OAB Henri Clay com 4% das intenções de voto, esquentam a disputa e prometem na reta final de campanha embolar ainda mais a preferência do eleitor pela disputa da segunda vaga. A quantidade de eleitores indecisos de 27% e de votos brancos e nulos 23 %, acirram ainda mais a disputa que promete um grande arranca rabo até o próximo dia sete de outubro. Segundo o resultado da pesquisa, fica claro que o Senador Valadares líder inconteste das pesquisas, deve retornar ao senado para mais um mandato, mas de aspargos a palmitos (Jackson a Henri Clay), todos tem chances par ir ao CÉU.

PESQUISA CNT

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou, nesta segunda-feira (17/9), nova pesquisa de intenção de voto para Presidência da República. Jair Bolsonaro (PSL) lidera com 28,2%, seguido por Fernando Haddad (PT) 17,6% e Ciro Gomes (PDT), 10,8%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.Geraldo Alckmin (PSDB) 6,1% e Marina Silva (Rede) 4,1% aparecem em seguida. Foram entrevistados 2.002 eleitores de 25 unidades da federação e 137 municípios do país. A pesquisa foi realizada entre 12 e 15 de setembro.

AREIA BRANCA

O prefeito eleito de Areia Branca, Alan de Agripino vai voltar ao cargo de prefeito da cidade. O retorno do prefeito ao cargo, obedece a decisão do ministro Edson Fachin do Tribunal Superior Eleitoral , que determinou que Alan seja reconduzido ao cargo de prefeito. Alan e seu vice José Francisco das Chagas Filho, foram afastados dos seus cargos pelo Tribunal Regional Eleitoral, condenados por compra de votos nas eleições municipais de 2016. A decisão do Ministro Fachin, revoga a decisão do TR até o julgamento do recurso especial pelo pleno do TSE, segundo o ministro há duvidas sobre a compra de voto, portanto há de se respeitar a soberania popular.

PRISÂO

O Ministério Público de Sergipe, por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - GAECO deflagrou, nesta segunda-feira (17), a Segunda Fase da “Operação Hígia”, saindo em campo com o apoio operacional da DEOTAP para o cumprimentos de três mandados de prisão preventiva, expedidos pelo Juízo da comarca de Aquidabã. Já foram presos JOAN DIEGO NASCIMENTO SILVEIRA e GREGÓRIO EMILIAN VALERIU. O terceiro ainda não foi localizado. Os alvos das prisões dessa segunda fase da operação são dois ex-secretários municipais e um empresário, todos denunciados pelo Ministério Público em razão da prática de diversos crimes, entre os quais fraude a licitação, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

DENÚNCIA

O deputado federal João Daniel (PT), candidato à reeleição, denunciou nesta segunda-feira (17) que o vice-presidente nacional do seu partido, Marcio Macedo, que disputa seu retorno à Câmara Federal, de ter tomado parte do tempo do seu programa eleitoral na rádio e televisão para utilizá-lo a seu favor. João Daniel disse que o seu advogado já vai entrar com ação no TRE para saber quem autorizou esse corte no seu horário eleitoral, além de requerer todo o tempo que foi perdido com a invasão do seu programa por Marcio Macedo.

RESPOSTA

O candidato a deputado federal Marcio Macedo (PT) repudiou o que foi dito nesta segunda-feira (17) à imprensa e atribuído ao candidato à reeleição, João Daniel (PT), em relação ao tempo dos programas de televisão dos candidatos do Partido dos Trabalhadores.Marcio Macedo esclareceu que as tendências políticas do PT e os representantes dos candidatos discutiram democraticamente o tempo de TV e que a coligação ‘Para Sergipe Avançar’ retirou do ar o tempo da candidata professora Ângela, por não mencionar durante o seu programa os candidatos majoritários, Belivaldo Chagas e Eliane Aquino. Sendo assim, o tempo de TV que seria da professora Ângela foi redistribuído. João Daniel o utilizou na quinta-feira e Marcio Macedo no sábado. Disse Marcio acrescentando que “por isso que essa denúncia é mentirosa”.

SUKITA

O ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita Santos, passou pelo Instituto Médico Legal (IML) onde fez exame de corpo de delito na manhã desta segunda-feira, 17. Sukita foi condenado a 13 anos de prisão por corrupção eleitoral e foi transferido para cumprir a pena no Complexo Penitenciário Advogado Antonio Jacinto Filho (Compajaf). O advogado Emanuel Cacho, que responde pela defesa de Sukita, informou que já entrou com recurso especial e que espera reverter a reclusão e a condenação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Cacho informou ainda, que diante da denúncia feita por Sukita de que teria sofrido tortura no Compajaf em 2014, quanto esteve preso em outro momento, a defesa solicitará sua transferência para outra unidade.




Tópicos Recentes