26/09/2018 as 05:58

A via crucis de Sukita

A situação de Sukita é a mesma de LULA

Política Online

Política
Por Junior Valadares
<?php echo $paginatitulo ?>

Condenado há mais de treze anos de reclusão, o filho do vaqueiro e  ex-prefeito de Capela Manoel Messias Santos o popular Sukita, vai continuar atrás das grades. O ministro Edson Fachin, do Tribunal Superior Eleitoral, negou o Habeas Corpus ao paciente e Sukita continuará preso no presídio de Nossa Senhora da Glória. Izadora, sua filha de dezoito anos  mantém sua campanha para deputado federal nas ruas. A candidatura de Sukita foi indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral e o ex-prefeito recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral.

Conversei nesta manhã com um importante jurista sergipano, que me disse textualmente que a situação de Sukita é a mesma de LULA, apesar de serem condenados por crimes diferentes. Sukita e Lula perderam os seus direitos políticos com as condenações criminais de segunda instancia. Sukita é um cara desafiador, tem contra ele pesadas acusações de crime de desvio de dinheiro público, é sentenciado em segunda instância, mas quando chega em Capela, o CARA se transforma, é ovacionado, parece até um semi Deus, existem cidadãos que querem só ser tocados por ele, sou testemunha disto, já vi fatos como este acontecer, o CARA é um caso para estudo, se fez mal a alguém eu não sei, segundo a justiça fez mal ao erário publico, na minha opinião fez mal a ele mesmo.

MARKETING DO MAL

Depois de perder uma ação no TRE, onde tentava conseguir a proibição da veiculação de um filme onde o ex-governador Marcelo Déda aparecia reclamando do governo do senador Valadares (PSB), a coligação comandada pelo deputado federal Valadares Filho (PSB), vai poder continuar a falar sobre o MARKETING DO MAL.  O governador Belivaldo Chagas (PSD) e o ex-governador Jackson Barreto (MDB), recorreram ao TRE pedindo a proibição alegando danos à imagem e à honra. O TRE negou, permitindo que o senador continue usando a expressão ao se referir ao marketing de campanha de Belivaldo Chagas e Jackson Barreto.

PSL

O Tribunal Superior Eleitoral, através do ministro Admar Gonzaga, proferiu uma decisão , favorável aos candidatos do PSL de Sergipe. A sentença deferiu o DRAP, que é o documento de regularidade partidária. Segundo o advogado do partido, Mário Vasconcelos da PCV Advogados, com a decisão, todos os candidatos do PSL poderão concorrer normalmente no pleito eleitoral do domingo, 7 de outubro. “O partido corria o risco de ficar sem nenhum candidato, mas conseguimos reverter essa situação no TSE. Agora, todos concorrem legalmente e sem nenhum impedimento, desde que não tenham outro problema de inelegibilidade”, explicou Vasconcelos.

PARDAL

O aplicativo Pardal registra 179 denúncias eleitorais em Sergipe. Desse número, 60% são referentes à propaganda eleitoral; 22% sobre crimes eleitorais; 17% relacionam o uso da “máquina” pública e outros assuntos e 1% relacionado a doações e gastos eleitorais. aracaju registra o maior número de denúncias pelo aplicativo: 80 imputações. Em segundo lugar, está o município de Tobias Barreto, com 33 denúncias. Os outros municípios sergipanos dos quais partiram o restante das denúncias são: Lagarto (11), Nossa Senhora do Socorro (7), Riachão do Dantas (5), Itabaiana (5), Propriá (4), Ribeirópolis (3) Itabaianinha (3), Frei Paulo (3), São Cristóvão (3), Japaratuba (3), Capela (3), Simão Dias (2), Malhador (2), Cristinápolis (2), Maruim (2), Santana do São Francisco (1), Pirambu (1), Nossa Senhora das Dores (1), Carira (1), Barra dos Coqueiros (1), Aquidabã (1), Santa Rosa de Lima (1) e Nossa Senhora de Lourdes (1).

GESTANTES

A deputada e candidata a vice-governadora do estado Silvia Fontes (PDT),  lamentou a falta de acolhimento nas maternidades de Sergipe às gestantes, acrescentando que o problema é antigo. A parlamentar destacou a reclamação que recebeu de uma mulher, cuja filha enfrentou a falta de vagas nas unidades de saúde para dar à luz. E, cobrou a reabertura da Maternidade Hildete Falcão. “Recebi uma reclamação de uma mulher desesperada porque sua filha não tinha espaço em lugar nenhum para receber de forma tranquila, humana, respeitosa e digna, o seu bebê. Sou mãe e vou ser avó no início do próximo ano. Fico preocupada porque esse é um dos momentos mais sublimes da vida de uma mulher; um dos momentos mais importantes. É o momento que a gente se prepara para dar a luz através de um dom divino e quando chega nesse momento, não se consegue ter paz e nem acolhimento de onde deveríamos ter que é do serviço público”, lamenta.

DIREITO AUTORAL

Vou entrar com uma ação contra a vereadora e candidata a deputada federal Emília Correia (PATRIOTA) exigindo que ela me pague direito autoral pela expressão atribuída ao meu, ao seu, ao nosso prefeito Edvaldo Nogueira o popular Foguinho Zabumbeiro, mas também conhecido por Pinóquio no meio político, sacanagem de Emília. A vereadora saiu em defesa dos médicos aracajuanos em greve há mais de 60 dias, criticando uma Live feita pelo prefeito Edvaldo Nogueira afirmando que a classe está pedindo cerca de 40% de aumento do salário, quando na verdade eles pedem 2,9%. “O prefeito Pinóquio atacou mais uma vez. Em uma Live feita em sua rede social ele teve a coragem de dizer que os médicos estão pedindo mais de 40% de aumento de salário, uma mentira deslavada. Eles pedem 2,9% de aumento para acabar com uma greve que já dura 68 dias. Olhem a diferença dessa porcentagem, que cara de madeira, como tem coragem?”, vou procurar o ECAD.

EITXA PÉ

Emília destacou ainda a posição dos médicos e as tentativas de negociação sem sucesso. “Ele disse que recebeu a classe para conversar, não recebeu nada e ainda inventa essa mentira ao vivo na internet. Os médicos já emitiram nota desmentindo isso, o líder da gestão aqui disse que ia levar até o prefeito para resolver é nada foi resolvido porque também ele não pode fazer nada sem a autorização do chefe. E nisso ele está ganhando tempo, mas já se passou tempo demais. Aqui eu quero me solidarizar com a população aracajuanos que está sem a assistência médica devida por causa da irresponsabilidade da gestão e são a maior vítima desses políticos mentirosos”, concluiu a vereadora que estava com a gota serena.




Tópicos Recentes