27/09/2018 as 17:11

A Proposta das Eleições

Ponto de Vista, Por Ivan Valença

Ponto de Vista

Política
Por Ivan Valença
Foto: (TSE/Divulgação).<?php echo $paginatitulo ?>

Faltando poucos dias para as eleições de 7 de outubro, a corrida presidencial continua sendo disputada por dois nomes preferenciais; o direitista Jair Bolsonaro e o  esquerdista Fernando Haddad, ex-Prefeito de São Paulo, apontado como o novo “poste” indicado por Lula como já o fizera com Dilma Rousseff que, diga-se de passagem, foi um desastre na Presidência da República em dois mandatos.

Como são treze candidatos – um recorde em eleições presidenciais – vão ficar de fora nomes importantes da política nacional, como Ciro Gomes, Geraldo Alckmin (mais uma vez concorrendo para ganhar um “picolé de chuchu” – Marina Silva e outros muito menos, menos mesmo, votados.

A semana antes das eleições vai ser decisiva, principalmente para os dois candidatos. É que Jair Bolsonaro deve estar saindo do hospital (onde se recupera do golpe de faca desfechado por um tresloucado Adélio Bispo) mas proibido por ordens médicas de fazer campanha pelos próximos dias.

Já o candidato petista Fernando Haddad, que subiu mais do que foguete desde que foi lançado candidato,  está quase que na cola de Bolsonaro, e aguarda a influência da campanha “Elenão”, pela qual mulheres de todo o Brasil vão protestar contra Bolsonaro, por suas atitudes machistas e homofóbicas. Mas, o brasileiro não perde a piada: rola na internet que o “elenão” seria apenas o aumentativo de Heleno, o militar linha dura que de vez em quando frequenta o noticiário. Esse movimento do “Elenão” vai ocorrer até em Aracaju, sob o viaduto do Detran neste sábado que se aproxima.

Os companheiro jornalistas sempre me perguntam em quem vou votar neste ano. Em ninguém, respondo, acrescentando: é uma atitude de protesto porque nunca vi tantos candidatos ruins reunidos numa eleição.




Tópicos Recentes