24/10/2018 as 10:50

Como será o currículo do futuro?

O Buliçoso, por Cledson Nunes

O Buliçoso

Motivação, educação e trabalho
Por Cledson Nunes
Foto enviada pelo colunista.<?php echo $paginatitulo ?>

Como será o currículo do futuro? Alguns especialistas dizem que dentro de um curto prazo, cerca de 10 anos, haverá uma plataforma interativa que servirá como portfólio completo e totalmente digital para os profissionais. Com auxílio de tecnologias de ponta, como a inteligência artificial por exemplo.

Colocar foto no currículo, por exemplo, já foi uma grande polêmica. Agora, com o mundo digital, a questão se tornou quase irrelevante.

+ GANHE DINHEIRO CONSERTANDO CELULARES (Curso Completo)

O sistema parecido com um site pessoal terá suporte multimídia e comando de voz, segundo a consultoria Michael Page. Também será atualizado constantemente, com um registro definitivo de experiências, certificados, habilidades técnicas e comportamentais.

O currículo do futuro será amplo e personalizado, como uma curadoria de sua marca pessoal e um registro histórico. O movimento de mudança já é observado pelas empresas de recrutamento, que já usam ferramentas online para seus processos seletivos, e nas redes sociais, como o LinkedIn.

Confira algumas das tendências para o futuro do currículo:

Assistente pessoal

O currículo será uma interface única de apresentação e de contato com o profissional. Com tanta informação, ferramentas tecnológicas de ponta, como comando de voz e inteligência artificial, vão auxiliar na interação e busca por conteúdo.

Controle de privacidade

Com tanta informação, será necessário um sistema de segurança e controles de acesso para diferentes pessoas. Assim, o profissional poderá adaptar quem pode ver informações específicas em seu currículo e quais são mais relevantes para o cargo que busca ocupar.

Documentos e certificados digitais

Todas as conquistas e certificados poderão ficar registrados de forma permanente, economizando o tempo do candidato de buscar um documento e do recrutador para verificar as informações.

Segurança

A consultoria prevê o uso de blockchain, tecnologia de registro digital com criptografia, para proteger as informações dos candidatos. Além de garantir que os dados não serão alterados ou fraudados.

Novas habilidades

O CV do futuro também vai mostrar as capacidades comportamentais do profissional. Poderá haver testes de personalidade ou informações sobre entregas de metas/resultados. O candidato vai poder mostrar a análise de seus resultados, narrando sua história na hora da entrevista de emprego. Com informações de Exame.com.

 

Cledson Nunes – Jornalista

Facebook: Preciso de Emprego

E-mail: cledsoncns@hotmail.com




Tópicos Recentes