19/11/2018 as 16:12

A vida desta garota é uma tragédia

Ponto de Vista, por Ivan Valença

Ponto de Vista

Política
Por Ivan Valença
Foto: (TV Globo).<?php echo $paginatitulo ?>

Não sou dado a assistir programas de auditório, seja no rádio, seja na televisão. Quando menino costumava frequentar os programas de  Santos Mendonça ou José Romário, transmitidos a partir dos auditórios das Rádios Liberdade e Difusora, geralmente nos sábados à tarde ou no domingo pela manhã. Depois que ingressei no jornalismo, aos 14 anos, esses programas de auditório passaram a me dar ojeriza. Já não tinha paciência de escutá-los ou assisti-los.

No último sábado, a minha mulher exigiu que eu visse o programa de Luciano Hulk, na Rede Globo de televisão. Sem que houvesse boa vontade de minha parte fui lá ver o que acontecia no programa do ex-candidato a Presidente da República do Brasil. Ele fazia um programa de sorteios, que daria ao vencedor até cem mil reais.

Concorria no programa, uma jovem adolescente de 19 anos de idade, moradora do município de Nossa Sra. do Socorro, no Estado de Sergipe.  Entre uma pergunta – tola, até sem sentido num programa deste tipo e outra, e estimulada pelo próprio apresentador, ela ia desfilando uma biografia  cheia de tragédias. Não deu para decorar tudo, mas o fato é que ela foi adotada aos 12 anos de idade, na cidade de Itabaiana, onde sua mãe postiça era faxineira e as vezes fazia doces e salgados para vendê-los de porta em porta.  

Seguindo a mãe adotiva – que, por sinal, faleceu por complicações da diabetes, há três meses atrás – mudou-se para Socorro, onde a mãe, d. Maria José, ganhou uma casa. Como ela não tinha dinheiro nem para comer três vezes ao dia, a casa continuou sem portas e janelas, e por causa disso, um amigo do alheio  levou os seus mais valiosos pertences, como roupas e toalhas para mesa. Os seus colegas na escola se cotizaram e com o dinheiro arrecadado pôs porta na frente da casa e comprou uma máquina de lavar. A diabetes castigou sua mãe até quando pode e ela teve que acompanhá-la no internamento do hospital, por quase 3 meses. Continuava a estudar, apesar de todas as desventuras de sua vida. A mãe morreu mas não lhe deixou um tostão. Por isso estava no programa para faturar alguma grana e continuar sobrevivendo e estudando. Continua morando em Socorro na casa que foi de sua mãe. Os outros dois irmãos ainda não apareceram para exigir sua parte na casa.

Quando ela já tinha faturado cinco mil reais, o programa foi interrompido para continuar na próxima semana. Como já peguei o programa andando não sei o nome de garota, que é muito bonita ou pelo menos razoavelmente inteligente. A vida dela é uma tragédia continuada. Escapou viva até agora.

Escapará do Programa de Luciano Huck com os cem mil reais?




Tópicos Recentes