21/11/2018 as 07:44

A enigmática Eliane Aquino

Eliane agora, vai ter a oportunidade de mostrar a Sergipe o seu verdadeiro dom

Política Online

Política
Por Junior Valadares
<?php echo $paginatitulo ?>

A atual vice-prefeita de Aracaju, eleita vice-governadora do estado na chapa comandada pelo governador Belivaldo Chagas (PSD), a enigmática Eliane Aquino (PT) nasceu em Brasília/ DF, onde foi repórter fotográfica e  trabalhou em assessorias do Senado e da Câmara dos Deputados. Eliane conheceu o ex-governador Marcelo Déda em Brasília e através dele conheceu Sergipe. Em 2000, já morando no estado, trouxe para a capital sergipana o trabalho social da Missão Criança, ONG que se destacava em Brasília na promoção de ações em defesa e inclusão social de crianças, adolescentes e suas famílias. Em 2001, com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Eliane Aquino passou a presidir a ONG Missão Criança Aracaju. Em 2006, durante a primeira eleição de Marcelo Déda Chagas ao Governo do Estado optou por se afastar do Instituto e passou a assumir a coordenação de um Gabinete Integrado, que visava articular ações das Secretarias de Estado de modo interdisciplinar e desenvolver projetos focados na promoção da inclusão social. Em 2010, na segunda gestão do Governador Marcelo Déda, assumiu a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, na qual permaneceu até janeiro de 2015. Após o falecimento do ex-governador, Eliane atendeu a um desejo de Déda e  junto a outros colaboradores, fundou o Instituto Marcelo Déda, em abril de 2014, e o presidiu até junho de 2016, quando se afastou e foi eleita  vice-prefeita de Aracaju na chapa do prefeito Edvaldo Nogueira, após uma longa luta interna do seu partido. Logo após a sua eleição como vice prefeita, Eliane tomou posse mais uma vez em um cargo executivo, assumindo naquela ocasião a Secretaria Municipal de Assistência Social de Aracaju.

Eliane agora, vai ter a oportunidade de mostrar a Sergipe o seu verdadeiro dom, ela terá que auxiliar o governador na condição de vice-governadora. Em campanha, Belivas como era carinhosamente chamado por Eliane, prometeu aos sergipanos uma participação efetiva da vice no seu governo. A vice-governadora então, vai deixar de ser uma peça decorativa, tipo um “selo de qualidade” e vai ter importância fundamental no futuro governo. Aí é que pode morar o perigo, Eliane precisa mostrar aos sergipanos, que tem capacidade administrativa, a boca miúda no meio político se comenta que a ex-primeira dama do estado tem qualidades, mas que, até agora se destacou nas sombras do ex-governador e ex-companheiro Marcelo Déda. Não concordo, Eliane parece sim ter capacidade administrativa, ela parece ter luz própria e agora mais do que nunca chegou a sua vez no governo do, segundo ela Senhor lealdade,  o ex-vice de Deda e agora governador Belivaldo Chagas. Eliane Aquino como gosta de ser chamada, deve ocupar uma posição de destaque no futuro governo, para onde for deve ser a estrela da constelação, deve ter o poder de decidir e mostrar aos sergipanos que conseguiu aprender aos longos dos anos a conhecer os problemas dos “conterrâneos”. Vamos ser agora aquele décimo segundo jogador e torcer, para que a futura vice-governadora quem sabe depois de uma administração de excelência, possa também seguir os passos do agora seu companheiro da nova administração, para isto basta que Eliane trabalhe e prove que sabe administrar. O povo sergipano mandou um recado claro  nestas eleições, que de discurso está cheio e precisa que Eliane também chegue chegando, como foi o mote de campanha da vitoriosa chapa Belivaldo/ Eliane.

POSSE

A vice prefeita Carminha Mendonça (PSC) tomou posse  como prefeita de Itabaiana (SE). A solenidade foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores da cidade. Carminha tomou posse após a juíza Taiane Danusa Gusmão Barroso Sande, da 2ª Vara Cível de Itabaiana, determinar no final da tarde desta segunda-feira (19), a posse imediata dela devido à prisão do prefeito Valmir de Francisquinho (PR). A prefeita empossada disse que a prioridade da sua administração é resolver a questão do matadouro municipal.  “A nossa prioridade é reabrir o matadouro, que é municipal e de grande porte. Vou me reunir com representantes da Secretaria da Agriculta, já convidei o representantes dos marchantes e vou convidar a das fateiras. Vamos montar uma comissão para definir ações para levar ao conhecimento do Ministério Público e da Justiça. Eu quero que o matadouro esteja aberto na sexta-feira”, disse a prefeita.

VIRA VIRA DA REDE

Por não atender à chamada cláusula de barreira, a REDE passará a sofrer severas restrições a partir de 2019, com uma redução expressiva na sua capacidade de atuação. Por esta razão, o Elo Nacional passou a debater alternativas para o futuro, resumidas à perspectiva de fusão com o PPS, partido disposto a ser totalmente reformulado para abrigar o desejo de renovação política, ou à manutenção da REDE em condições mínimas. O grupo que integra o partido em Sergipe, decidiu antecipar a sua tomada de decisão. Será feita uma filiação em bloco no PPS, baseada na defesa intransigente do combate à corrupção, na independência perante o Executivo e no respeito aos direitos individuais. O PPS agora vai contar em Sergipe com diversos vereadores, 2 Deputados Estaduais e 1 Senador.

¿Por qué no te callas? 

A vereadora de Aracaju e deputada estadual eleita pela REDE perdeu uma grande oportunidade de ficar calada. Kitty fez declarações não muito amistosas  dirigidas aos integrantes do PPS/SE que serão seus futuros companheiros de partido, e que emitiram NOTA e deu um cala boca na deputada eleita. Segundo a Nota, o PPS veio a publico “manifestar total repúdio às malfadadas declarações, as quais soaram desrespeitosas e antidemocráticas”. Kitty afirmou que a postura da REDE será mantida. “Aqueles que querem manter as práticas da velha política, podem arrumar as malas. Não estarei no mesmo ambiente de membros que estão acostumados a negociatas”, afirmou a vereadora. Perdeu uma grande oportunidade de ficar calada.

CMA

Os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovaram na manhã desta terça-feira, 20, durante a votação da Pauta do Dia um total de 19 proposituras sendo cinco Projetos de Lei, um Requerimento e 13 Moções. Dentre os Projetos de Lei aprovados em 2º votação, estavam dois de Emília Corrêa (Patriota), que dispõe sobre a acessibilidade e adequação das calçadas no município de Aracaju e o obriga os estabelecimentos comerciais, supermercados, hipermercados, atacados e congêneres, instalados no município de Aracaju a entregar sacolas plásticas biodegradáveis ao consumidor final. O único Requerimento presente na Pauta do Dia é de autoria do vereador Iran Barbosa (PT) e requere à mesa que seja convocada e realizada uma Audiência Pública no dia 29/11 para tratar sobre a tarifa do transporte coletivo na cidade de Aracaju e região metropolitana.

FOGUINHO

O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) reassumiu, nesta terça-feira, 20, o comando da administração municipal, após participar do 8º Congresso Mundial de Cidades Inteligentes, em Barcelona, na Espanha. Por 10 dias, a Prefeitura de Aracaju foi gerida pela vice-prefeita Eliane Aquino (PT). “O Congresso foi muito bom, uma oportunidade de conhecer novas ideias, experiências que estão dando certo em cidades pelo mundo. Também apresentei o que temos desenvolvido em Aracaju com o uso da tecnologia, como a matrícula online, o prontuário eletrônico e o nosso projeto de gestão documental. Nossas ações foram muito bem avaliadas”, afirmou o prefeito. A vice-prefeita Eliane Aquino, disse na solenidade que “foi muito bom estar com esta equipe, neste trabalho de construir uma nova Aracaju”, disse. “Onde eu estiver, buscarei criar pontes para continuarmos atuando junto em favor da nossa cidade”

MINISTRO

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), anunciou o deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) como futuro ministro da Saúde. Este é o 10º nome anunciado para o próximo governo e o terceiro ministro do Democratas. O nome  de Mandetta foi defendido por grupos próximos a Bolsonaro, como o futuro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), e o governador eleito de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM-GO). Ele participou na manhã desta terça-feira (20) de reunião em Brasília com Bolsonaro e deputados da bancada da saúde e com representantes da Associação das Santas Casas. Médico ortopedista, com foco em pediatria, Mandetta já atuou no Hospital Militar e no Hospital Geral do Exército, no Rio de Janeiro, e foi diretor da Santa Casa de Campo Grande e da Unimed.




Tópicos Recentes