22/11/2018 as 06:36

Belivaldo presente

Governador sergipano participou do Encontro de Governadores do Nordeste

Política Online

Política
Por Junior Valadares
<?php echo $paginatitulo ?>

O governador Belivaldo Chagas (PSD), colocou o pé no acelerador e agora tenta recuperar o tempo perdido quando não se fez presente na reunião dos governadores eleitos com o futuro presidente Jair Bolsonaro (PSL). O governador participou do Encontro de Governadores do Nordeste realizado nesta quarta-feira (21), em Brasília, onde foram discutidos a  retomada de obras estruturantes e de habitação, revisão dos repasses do FPE e FPM, liberação de operações de crédito para os estados, ações integradas de segurança pública e questões relacionadas ao Programa Mais Médicos. Após a reunião, os chefes de Executivo elaboraram uma Carta de reivindicações, a qual será apresentada ao presidente eleito Jair Bolsonaro. Belivaldo  destacou a importância de se discutir, também, a reforma da previdência e as formas de atuação na educação.  “Mais uma vez, estamos reunidos para defender os interesses do Nordeste, mas também do Brasil. Discutimos a segurança, a retomada do crescimento, desbloqueio e abertura de crédito para que os Estados tenham condição de investir; os critérios de repasses dos fundos de participação dos estados e municípios”, disse o governador.

Belivaldo destacou ainda, que a educação foi definida como prioridade em sua gestão, por isso, defendeu a prorrogação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). “Debatemos, também, a educação, a prorrogação do Fundeb, que é extremamente importante para nós. Estabelecemos uma pauta abrangente e de interesse para nossa região. Acima de tudo, queremos uma relação respeitosa e democrática com o presidente eleito”, disse o governador reeleito. O Fundeb é um fundo especial, de natureza contábil e de âmbito estadual formado, na quase totalidade, por recursos provenientes dos impostos e transferências dos estados, Distrito Federal e municípios, vinculados à educação. Além desses recursos, ainda compõe o Fundeb, a título de complementação, uma parcela de recursos federais, sempre que, no âmbito de cada Estado, seu valor por aluno não alcançar o mínimo definido nacionalmente.  Também estiveram presentes os governadores Camilo Santana (PT-CE), Paulo Câmara (PSB-PE), Wellington Dias (PT-PI), Rui Costa (PT-BA), e Flávio Dino (PCdoB-MA), o vice-governador Luciano Barbosa (MDB-AL), os eleitos João Azevêdo (PSB-PB) e Fátima Bezerra (PT-RN), além da vice-governadora eleita de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB).

AFASTADO

O desembargador Roberto Porto determinou o afastamento imediato do cargo do prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC). Na decisão, o prefeito foi penalizado no caso do matadouro do município. Além do prefeito, o secretário municipal de Administração, Floriano Fonseca e o secretário municipal de Finanças, Anderson Souza também foram afastados. Mas este não é o único problema do prefeito Valmir, desde ontem os  Ministros do Superior Tribunal de Justiça iniciaram o  julgamento virtual de recurso do prefeito de Lagarto. A decisão final ficará para o  STF.

MINISTRO

O ministro dos Transportes, Valter Casimiro Silveira, estará em Sergipe nesta sexta-feira (23) a convite do deputado federal André Moura (PSC/SE) para visita às obras das rodovias federais BR 235, liberação de trechos da BR 101 e assinatura da ordem de início das obras do encabeçamento da Ponte sobre o Rio São Francisco. Foram investidos pelo Ministério mais de R$ 300 milhões para a malha rodoviária federal em Sergipe, viabilizados pelo parlamentar sergipano.

NOVENTA

O recém-eleito deputado federal, Valdevan Noventa (PSC-SE) esteve na última terça-feira (20) em Brasília, participando de uma reunião, na Residência Oficial, com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Segundo ele, o encontro teve o propósito de “confraternizar” com os novos parlamentares que representam a esperança popular para a renovação política do país. Dos 100 presentes, 65 são congressistas de 1º mandato.  “Debatemos sobre a eleição da presidência da Casa, que ocorrerá em 2019, e apresentamos intenções de trabalho em favor da população brasileira. Faremos um mandato participativo e integrado com a vontade do povo”, afirmou Valdevan. 

PLANO FAKE

O vereador e líder da oposição Cabo Amintas (PTB) ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para mostrar mais uma promessa não cumprida pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB). Não perca a conta, depois do reajuste dos professores, a construção da maternidade do 17 de março, as medidas em favor da Segurança Pública, com o botão do pânico, valorização da cultura, melhorias na infra estrutura urbana com iluminação pública e wifi nas praças, essa já é a 6ª. Dessa vez, a promessa resgatada foi em relação à mobilidade urbana. Além da proposta de “Integração Temporal”, que se refere às passagens de ônibus, e a reforma dos terminais, também foram prometidas mais ciclovias e integração entre elas. No vídeo exibido pelo vereador, o prefeito visitava países como México, Estados Unidos e Espanha, dizendo buscar soluções para a mobilidade. “Eu pergunto aos senhores: preciso dizer mais alguma coisa? Mentiroso! Mentiroso! O Governo Edvaldo Nogueira é fake. Já orientei a minha assessoria para, nos próximos vídeos, colocarem aquele áudio que fez sucesso no WhatsApp, que uma senhora diz assim: ‘não vai, não! ele não vai fazer, não!’. Ele disse ali que precisava de experiência, depois de dizer que sabia fazer. Então pra que essas viagens todas?”, questionou Amintas.

DILSON

“Vamos analisar como será a nova diretriz”. O deputado estadual eleito, Dilson de Agripino (PPS), não garante estar filiado ao PPS a partir do momento que houver a filiação em massa dos integrantes da REDE, segundo o deputado ele vai “analisar como será a nova diretriz”. Dilson confirmou que manteve reunião com o senador eleito, Alessandro Vieira, quando conversaram sobre o futuro da agremiação e das posturas que devem ser adotadas. “O Alessandro se demonstrou disposto a fazer uma política de prestação de serviço à sociedade e de fortalecer a pauta da luta contra corrupção”, afirmou. Na ALESE, o deputado Dilson prometeu uma posição à favor do povo e disse que manterá uma postura de cumprir com a sua promessa de trabalhar em favor do desenvolvimento de Sergipe e de suas bases eleitorais.

LULA

O desembargador Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), negou pedido feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ser ouvido novamente ouvido na ação penal sobre o terreno para construção da sede do Instituto Lula e um apartamento em São Bernardo do Campo (SP). O novo pedido de depoimento foi feito pela defesa após o juiz Sérgio Moro aceitar o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro para ser ministro da Justiça e o processo ficar sob a condução da juíza Gabriela Hardt. Ao julgar o caso, o magistrado entendeu que a decisão da juíza está fundamentada e que não há nenhuma ilegalidade.




Tópicos Recentes