26/11/2018 as 16:31

Home Office: como fazer dar certo?

Arquitetura e Decoração, por Luize Corrêa

Arquitetura e Decoração

Arquitetura
Por Luize Correa
Foto: (Imagens retiradas do Google).<?php echo $paginatitulo ?>

Oi amigos, estava dando uma palestra no Morar Mais Por Menos, no início do mês, e um dos assuntos que falei foi sobre HOME OFFICE, que para a maioria dos profissionais liberais é uma realidade, então estava falando para meus colegas de trabalho que dá certo sim, desde que você seja disciplinado. É isso mesmo. VOCÊ.

Para dar certo, vou dar um passo a passo para sua cabeça, que claro é a primeira que tem que entender que você está trabalhando.

Primeiro passo, tenha um espaço de trabalho, onde tenha seu material de trabalho, telefone, computador, mesa, cadeira e tudo que você utiliza no seu dia a dia.

Segundo passo, acorde-se, arrume-se para ir trabalhar, e tome café como se fosse sai de casa.

Terceiro passo, sente no seu home office para trabalhar e esqueça que está em casa, não resolva problemas domésticos, FOCO, você está trabalhando.

Quarto passo, conscientize sua família que você está trabalhando, e que seu tempo vale tanto quanto o de qualquer um. Ex: se você estivesse no trabalho em uma empresa qualquer, você pode olhar as coisas da casa? Ou só quando você voltar para casa? Avise as pessoas que você não está em casa. A família vai reclamar um pouco ou muito. Mas garanto que vão se acostumar.

Esses passos são para sua cabeça, achou difícil? Não é. Basta você vigiar sempre. Lembre que você é seu empregador, se você passa muito tempo nas redes sociais, ou resolvendo problemas domésticos, o grande prejudicado é você.

Crie uma rotina de trabalho. Uma amiga e colega de profissão me perguntou: “Como você consegue?”, e eu respondi: ROTINA. Se eu não tiver uma rotina de trabalho, e uma cabeça organizada para que tenha tempo, para tudo e para todos, alguém vai se queixar, ou sua família ou o seu cliente.

Fazer cada um entender os seus horários, é difícil muitas vezes, mas vale a pena. Você estará inteiro para todos no momento certo.

Frase importante que a família vai odiar, mas... “Não posso, estou trabalhando”, ou “Não estou em casa no momento, deixe recado.”, rsrsrs, parece brincadeira, mas é verdade.

Agora vamos delimitar espaços. Se seu Home Office, se for em um cômodo separado, só seu, coloque tudo seu material de trabalho nele, computador, telefone, mesa, estante, armários e o que for necessário para que seu trabalho flua. E respeite seus horários como se tivesse batendo ponto todos os dias, você verá seu dia render melhor.

Já se seu Home for dividido com seu quarto ou com a sala, cuide para que os espaços estejam delimitados mesmo que invisível. Não deixe um invadir o outro.

Agora com relação aos móveis, podem ser planejados ou soltos, mas devem ser funcionais e ergonômicos. O local de trabalho tem que ser agradável, já que passamos muitas horas nele. Isso vale para escritórios e empresas também.

Use também, papeis de parede, adesivos, cores, quadros, tapetes, iluminação adequada, apoio para os pés. Faça-o confortável.

Os Homes podem ter sua cara, não precisam ser sérios, podem ser divertidos e alegres. Ele é seu local de trabalho. E um ambiente salubre faz muito bem para todos.

Lembre-se que mudar a sua própria conduta, é sempre o primeiro passo.

Tenham todos uma semana iluminada, e se tiverem dúvidas, me procurem e me sigam nas redes sociais.

 

Luize Corrêa

Designer de Interiores

Tel (71) 988080047

Instagram @luizecorrea

Facebook Luize Corrêa

E-mail luizecorrea@hotmail.com




Tópicos Recentes