29/11/2018 as 11:38

Sanduíche de mortadela

“O único direito que o ser humano precisa abrir mão, imediatamente, é o direito de desperdiçar comida”

Coluna Gourmet

Gastronomia
Por Elisangela Nunes
Foto enviada pela colunista.<?php echo $paginatitulo ?>

 

 

Olá pessoal! Estamos chegando na última publicação do assunto SANDUICHE, e espero que tenham gostado da história de como surgiu o sanduiche, e todas as receitas e dica. E para fechar com chave de ouro, hoje irei falar sobre o mais conhecido na areia da gastronomia, o sanduiche de mortadela de São Paulo. Confesso que uns dos meus desejos é voltar a São Paulo para comer essa deliciosa iguaria. Eu, como Paulista, não tive essa oportunidade ainda.  

O Símbolo Da Gastronomia Paulistana – O Sanduíche De Mortadela Do Mercadão

O sanduíche de mortadela do mercadão de São Paulo é uma das mais famosas iguarias paulistanas. Pão francês e umas quantidades generosas (cerca de 300g) de mortadela são a marca registrada das lanchonetes do Mercado Municipal da capital paulista. Se você ficou com vontade de provar e não tem planos de ir ao mercadão tão cedo venho trazendo uma receita simples de como fazer essa delicia em sua casa.

Uma breve história de como surgiu essa iguaria

Um dos símbolos da gastronomia paulistana é o famoso sanduíche de mortadela do Mercadão.  Mas pouca gente conhece a história de como o lanche chegou ao imenso tamanho que conhecemos hoje. Tudo começou no ano de 1933, em um pequeno bar aberto, chamado Bar do Mané, no Mercado Municipal de São Paulo por alguns imigrantes portugueses da família Loureiro.  A ideia era atender às necessidades dos feirantes, quitandeiros e de alguns clientes que passavam pelo Mercadão e precisavam de uma opção de refeição rápida e que os sustentasse pelo resto do dia.

Antes de chegar ao grande destaque dessa história, vale destacar que durante muitos anos, a SUNAB (Superintendência Nacional de Abastecimento), antigo órgão regulatório de alguns segmentos comerciais da cidade de São Paulo, tabelava o preço dos sanduíches e afins, o que deixava as opções praticamente iguais e com pouquíssimo recheio. Após anos servindo lanches dos mais diversos tipos, no ano de 1970 um cliente ficou revoltado com a pouca quantidade de recheio do seu lanche.

Foi então que um dos donos do estabelecimento resolveu encher o lanche de mortadela para que o cliente não reclamasse mais.  Entretanto, diz a lenda, que o cliente que estava ao lado do “reclamão” também quis seu lanche com o recheio extra e assim foi criada a tradição do enorme lanche do Mercadão.

A iniciativa deu certo e a iguaria começou a ficar famosa na cidade.  No dia 10 de julho de 1979, o guia do Estadão falou pela primeira vez do sanduíche em uma matéria de página inteira. A chamada era “O Lanche de mortadela dá fama ao boteco”. A fama se consolidaria no ano de 1995, quando o bar apareceu na novela A Próxima Vítima, da TV Globo. Em algumas estimativas feitas pelos donos do “Bar do Mané” dão conta que o bar chega a vender 1.200 lanches em um dia, o que resulta em 3.100 kgs de mortadela em um mês.

Vamos a receita!!!!!

Receita de sanduíche de mortadela

Ingredientes

2 pães francês
90g de tomates secos drenados
120g de queijo gouda fatiado (muçarela)
3 folhas de alface americana
500g de mortadela fatiada
azeite de oliva

Modo de Preparo

Faça um rocambole usando todas metades das fatias de mortadela para cada sanduíche. Dentro, enrole metade do queijo com metade dos tomates secos e leve à frigideira, com um fiozinho de azeite para dourar e derreter o gouda. Assim que o charuto de mortadela estiver bem dourado com o queijo completamente derretido, monte o sanduíche com as folhas de alface.

Dica da chefe

Nessa receita não temos tantos ingredientes então a dica é fazer uso de uma boa mortadela, isso fará toda diferença a seu sanduiche.

Bom, preparem-se que em Dezembro trarei novidades e muitas receitas deliciosas.

 NOSSOS SERVIÇOS

→ Trabalhamos com todos os tipos de eventos

→ Oferecemos kit festa 

→ Oferecemos cesta de café da manhã e festa na caixa,

→ Oferecemos serviço de congelamento com cardápio variados 

→ Oferecemos cursos para iniciantes na areia da gastronomia 

→ Oferecemos serviços de Buffet com equipe qualificada

Novidade!!! Estamos com serviço de chef em casa

OBS: Já estamos com a agenda aberta para festa de fim de ano. Isso inclui, confraternizações de trabalho, natal e ano novo.  Contrate agora!!!! Entre em contato (79) 99933-7095/ E-mail: chefgourmetlinunes@gmail.com. Nos siga no Instagram elisangelasantos_40 




Tópicos Recentes