10/12/2018 as 15:39

Comprar imóvel? E aí, novo ou usado?

Arquitetura e Decoração, por Luize Correa

Arquitetura e Decoração

Arquitetura
Por Luize Correa
Fotos: (Luize Correa e Google).<?php echo $paginatitulo ?>

Oi amigos(as), tudo bem. Como trabalho com projetos e obras, muitos amigos e conhecidos me perguntam sobre imóveis, o que comprar? E eu digo que depende.

Temos todo tipo de imóvel e todo tipo de objetivo, tudo depende do que você está procurando.

Aí temos muitas dúvidas pelo caminho, e vocês vão entender:

- Casa ou apartamento?

- Novo ou usado?

- Pequeno ou grande?

- O preço tá justo?

- O quanto vou gastar para montar esse imóvel?

- Vizinhos? Será que eles incomodam?

- Pra morar ou para investir?

- Quero passar a vida toda aqui?

Todas essas perguntas quem vai comprar um imóvel se faz e muitas vezes só você saberá a resposta.

Hoje estou aqui para te dar os prós e os contras, vou fazer o papel de sementinha do Diabo. Até porque, tudo tem dois lados.

Imóvel Novo: Prós: tem garantia da construtora, toda a fiação e tubulação é nova, as mudanças e projetos são feitos com a casa vazia, condomínios novos tem espaços de lazer de todos os tipos. Contras: você não sabe quem será o seu vizinho, irá conviver com obra dos seus vizinhos até o prédio ou condomínio está todo habitado, a acústica desses imóveis é mais frágil, pois as paredes e lajes são mais finas.

Imóvel Usado: Prós: você tem como avaliar quem mora a sua volta, apartamentos antigos tem tamanho maior e preço menor. As construções antigas têm acústica melhor, porque as paredes são mais grossas, os problemas do imóvel estão à vista, os cômodos são maiores, o pé direito também, o condomínio já está estabelecido, você compra sabendo quanto vai pagar. Os contras: terá que fazer obra, as áreas de lazer do prédio são mais modestas.

Casa ou apartamento? Eu amo casa, e conheço muita gente que ama apartamento. Eu gosto de casa porque gosto de espaço e pé no chão, estacionar na porta de casa, ter animais. Do mesmo jeito tenho amigos que adoram morar em apartamentos, e dizem que quando viajam batem a porta e vão em bora. É uma questão de gosto e modo de vida. Agora financeiramente falando, o preço de metro quadrado de casa é menor que de apartamento, mas por outro lado a manutenção de uma casa é maior que de um apartamento.

Quando vamos compra um imóvel temos que pensar muitos prós e contras mesmo. Não pense apenas no momento que você está vivendo agora. Pense que é seu lar, hoje e amanhã e se esse imóvel vai te atender no futuro. A vida muda todo dia, hoje você pode está solteiro, amanhã casado, depois com filhos, os filhos crescem e saem de casa. Um imóvel não é uma roupa que trocamos a todo momento e não vendemos com facilidade. Muitos imóveis demoram anos para ser vendidos, tudo isso tem que ser avaliado.

Outra coisa importante, observe a sua volta. Veja o que tem próximo, pontos de ônibus, escolas, academias, mercadinho, padarias, avalie quanto tempo demora para chegar no trabalho, que qualidade de vida você procura. Se o bairro é novo, tudo será novo, e terá que aceitar o novo e não previsível, já um bairro consolidado, você sabe o que te espera, as mudanças são menores.

Todas essas questões que mostrei para vocês são reais e ninguém pode avaliar por você. Tudo depende de seus objetivos. Não seja imediatista, pense no futuro.

Tenham todos uma semana cheia de amor. E me sigam nas redes sociais.

 

Luize Corrêa

Designer de Interiores

Tel (71) 988080047

Instagram @luizecorrea

Facebook Luize Corrêa

E-mail luizecorrea@hotmail.com

 

 




Tópicos Recentes