21/01/2019 as 19:00

A posse será numa 6ª à tarde

Ponto de Vista, por Ivan Valença

Ponto de Vista

Política
Por Ivan Valença
Foto: (Alese).<?php echo $paginatitulo ?>

A Assembleia Legislativa já está distribuindo os convites para a posse dos senhores deputados da 19ª. Legislatura que ocorrerá no dia primeiro de fevereiro, a partir das 15h. Esta sessão será presidida pelo deputado mais velho em idade entre os 24 que tomam posse. Se, porém, o deputado Luciano Bispo for autorizado a tomar posse mais uma vez como parlamentar, é bem possível que ele seja presidente desta sessão. Logo após, a Assembleia é convocada para uma nova reunião para eleger a nova Mesa Diretora da Casa pelos próximos dois anos.

Essa eleição ainda é um enigma. Se o deputado Luciano Bispo for autorizado  pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a tomar posse, ele é candidato a Presidente da Casa                          Legislativa pelo terceiro mandato consecutivo. Se ele não puder tomar posse, a disputa vai ficar entre três deputados: Jefferson Andrade, que é filho do Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Ulices Andrade, que já foi deputado, inclusive Presidente do Legislativo;  Garibaldi Mendonça, que já integrou a Mesa em várias legislaturas, inclusive nos dois últimos mandatos como Vice-Presidente mas nunca conseguiu alcançar o cargo maior de Presidente; e Zezinho Guimarães, que pelas suas próprias contas tem hoje garantidos dez  votos e precisa apenas de mais um para chegar lá. Tá pertinho, portanto.

Até agora, porém, nenhum dos 24 deputados diz almejar o cargo ocupado hoje pelo deputado Francisco Gualberto, que é o de líder do Governo. A função poderá ser exercida pelo novato na Assembleia, deputado Zezinho Sobral. O que se sabe é que o governador Belivaldo Chagas já o deixou de sobreaviso, se não puder contar mais com o deputado Gualberto, vai apresentar mesmo o nome do novel deputado.

A sessão do dia primeiro próximo é solene, portanto acesso ao plenário  só vai ter os portadores de convites, desde que devidamente trajado de terno e gravata. Dia 1º é lima sexta-feeira e o prédio da Assembleia estará fechado à curiosidade pública a partir das quatorze horas. A sessão seguinte, de eleição da Mesa Diretora, também não contará com público externo.  Entra quem estiver com convite às mãos.




Tópicos Recentes