12/08/2019 as 21:00

O silêncio dos inocentes e o juízo da oposição

A situação esta em silencio, enquanto isto a oposição dorme

Política Online

Política
Por Ewerton Júnior
<?php echo $paginatitulo ?>

A política é uma ciência de difícil compreensão, principalmente quando se faz política partidária, onde mulheres e homens se juntam para defender as suas idéias e pensamentos. Em Sergipe, vivemos ainda hoje o entendimento da política idealizada pelo ex governador Marcelo Déda, homem que foi a inspiração de muitos que militam na política atual. Após doze anos de poder, o modelo mesmo que ultrapassado, ainda continua obtendo vitorias incontestáveis, como a que obteve recentemente o atual governador. Para abalizar ainda mais a minha afirmação, temos hoje na frente das chefias dos executivos estadual e municipal, duas figuras umbilicalmente ligadas ao ex governador, tanto é, que Edvaldo Nogueira e Belivaldo Chagas foram de Déda os seus vices, um na prefeitura e o outro no governo do estado respectivamente. Deda homem de personalidade forte,  tinha a certeza que muito poderia dar para Sergipe, por isto, não preparou um sucessor a sua altura. Vale ressaltar que o ex governador era uma dos melhores tribunos do Brasil, homem de um discurso que fazia delirar qualquer sergipano e que poderia, se vivo estivesse,  ser ainda o expoente da política sergipana. Hoje convivemos com o Silêncio dos Inocentes, governador e prefeito da capital esquecem das promessas de campanha e teimam no silêncio quase sepulcral, ninguém escuta uma única explicação que seja pelo fato de Aracaju não ter licitação do transporte público, muito menos de ter uma licitação convincente no lixo, na Saude já rolou até uma pequena privatização, o IPTU então, até hoje esperamos a tão propalada promessa de campanha de cortar os aumentos abusivos da antiga administração. Aracaju mais parece uma capital em obras para a instalação do METRÔ, recheada de buracos, todos eles frutos de uma administração descompromissada com seu povo.

No governo do estado vamos de mal a pior, o bom Belivaldo não consegue destravar o seu freio de mão. Na Saúde, o HUSE mais parece um hospital de campanha; na Educação, a reforma do Colégio Atheneu, símbolo do sistema educacional de Sergipe, se arrasta sem previsão de inauguração; no Turismo, a coisa pega ainda mais, estamos mergulhados em uma crise sem precedentes; na DESO perdemos o poder de investimento, obras publicas paralisadas, Centro de Convenções fechado, Aeroporto Internacional de Santa Maria mais parece um campo de pouso largado a seu próprio destino, taxa de ocupação de hotéis beirando o ridículo, mas o que fazer para pelo menos se chegar se não acreditamos mais no chegar chegando? Olhamos para a oposição e encontramos um grupo rachado, sem norte e sem capacidade de se reorganizar, lideranças políticas como Eduardo Amorim (PSDB), André Moura (PSC), Valadares Filho (PSB) e Heleno Silva (PRB), todos derrotados nas eleições passadas, parecem ter perdido o grande poder que a política pode proporcionar, que é o de conversar, sentar a mesa, definir o papel e o espaço que a oposição tem que assumir em Sergipe. Temos que compreender que o G4 (grupo formado pelos deputados estaduais Samuel Carvalho, Rodrigo Valadares, Kitty Lima e Georgeo Passos) apesar do belo trabalho que desempenham, não conseguem dar norte a oposição em nosso estado. Não existe situação sem uma oposição organizada e combativa, quem não se lembra das discussões de Marcelo Deda, Marcelo Ribeiro, Chico de Miguel e Francisco Passos na Alese, aí sim era de bom de se ver. Se conselho fosse bom não se dava, se vendia, mas vai um para a oposição sergipana, se organizem, conversem, deixem a necessidade do povo se sobrepor aos interesses pessoais e ao orgulho bobo que não leva a nada,  ou então vem aí mais uma derrota eleitoral nas eleições municipais no ano que vem e consequentemente nas eleições estaduais de 2022, este é o grito das ruas, só não escuta quem não quer, vou lembrar a diva, meus sais please.

MORO

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, virá a Sergipe nos próximos dias. Participará, em Aracaju, de evento promovido pela Polícia Federal. Ativistas e militantes de partidos de esquerda, principalmente do PT, preparam manifestação contra o ministro. Estou tentando marcar uma exclusiva com o ministro se tudo der certo você vai poder conferir no alonews,com.br

PREVIDÊNCIA

Alessandro Vieira (Cidadania-SE) faz parte de um grupo de senadores que ameaça não votar o projeto de reforma da Previdência. Os senadores querem que o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), coloque em votação medidas sobre o pacto federativo.  Um grupo de 12 senadores, entre eles Otto Alencar (PSD-BA) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE), ameaça não votar a reforma da Previdência se não andarem no Congresso as pautas do pacto federativo. Mandaram avisar ao líder do governo na Casa, Fernando Bezerra (MDB-PE).

POSSE

Com o objetivo de profissionalizar e democratizar a gestão da Educação pública estadual e melhorar os índices educacionais das escolas estaduais, o governador Belivaldo Chagas empossou, nesta segunda-feira (12), cerca de 260 novos professores, aprovados em Processo Seletivo para diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino de Sergipe. Pela primeira vez, os diretores de escolas estaduais, integrantes do quadro efetivo do magistério público estadual, foram escolhidos através de processo seletivo, reafirmando o compromisso do governo do Estado com a impessoalidade da gestão escolar.  “A ideia é que nós tenhamos um processo mais democrático, funcionando em todas as nossas escolas. Iniciamos com o processo seletivo para os diretores das Regionais de Educação e agora, partimos para diretores das escolas estaduais. É o governo do estado cumprindo o que foi estabelecido no plano de governo. No total de 21 metas estabelecidas, já estamos com 14 em andamento. Isto é compromisso com a Educação, sendo colocada em prática", disse o governador Belivaldo Chagas.   

CHAMOU, ELE VOLTOU

Edvaldo Nogueira reassumiu o cargo na tarde desta segunda-feira, 12, na sede da Prefeitura de Aracaju. Ele se licenciou pro cinco dias para tratar de questões pessoais, período no qual a chefia do Executivo Municipal foi exercida pelo presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Nitinho Vitale. O período no qual Edvaldo ficou afastado da gestão (de 7 a 12 de agosto) será descontado do seu salário, conforme determinação do prefeito. Todas as despesas da viagem, de ordem pessoal, foram custeadas pelo próprio Edvaldo.

LULA

Um grupo de 17 juristas, advogados, ex-ministros da Justiça e ex-membros de cortes superiores de oito países escreveu um texto conjunto em que pede ao STF (Supremo Tribunal Federal) a libertação de Lula e a anulação de processos a que ele responde na Justiça. Eles afirmam que as revelações do escândalo das mensagens trocadas entre o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da Operação Lava Jato, e Sergio Moro, que condenou Lula, "estarreceram todos os profissionais do direito". "Ficamos chocados ao ver como as regras fundamentais do devido processo legal brasileiro foram violadas sem qualquer pudor", afirmam ainda no texto. "Num país onde a Justiça é a mesma para todos, um juiz não pode ser simultaneamente juiz e parte num processo." Eles seguem: "Por causa dessas práticas ilegais e imorais, a Justiça brasileira vive atualmente uma grave crise de credibilidade dentro da comunidade jurídica internacional".

MP

A Medida Provisória da Liberdade Econômica, editada pelo governo Jair Bolsonaro em abril, pode ser votada pela Câmara nesta semana. A matéria está na pauta do plenário da Casa desta terça-feira, 13. O relator da medida, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), fez ajustes no texto para que a medida fosse votada antes de perder a validade, no fim deste mês. Entre as alterações está a possibilidade de que empregados trabalhem aos domingos, desde que seja dada uma folga nesse dia a cada sete semanas. Outro trabalho que segue na pauta dos deputados é a conclusão da votação da Lei das Licitações. O plenário precisa votar os destaques apresentados ao texto do deputado Augusto Coutinho (SDD-PE).

 




Tópicos Recentes