17/01/2020 as 06:11

Edvaldo no PDT em março

Edvaldo ratificou a informação de que se filiará ao PDT em março

Política Online

Política
Por Ewerton Júnior
<?php echo $paginatitulo ?>

O prefeito Edvaldo Nogueira se reuniu, nesta quinta-feira, 16, com o deputado federal Fábio Henrique, presidente estadual do PDT, e com o vereador Jason Neto, que também é filiado ao partido. Na conversa, eles trataram da chegada de Edvaldo à sigla. Ficou acertado que o ato de filiação ocorrerá na primeira quinzena de março, com a presença de todas as lideranças nacionais do PDT. “Existia uma conversa com o prefeito de algum tempo, um convite que fizemos para ele se filiar ao PDT. E, evidentemente, que não era uma coisa que seria decidida no primeiro momento, já que ele tinha 39 anos no PCdoB. Mas a gente vinha dialogando de forma tranquila e pacífica. Tivemos uma conversa conjunta com o presidente do PDT, Carlos Lupi, outras conversas aqui e o prefeito precisava conversar com Ciro Gomes, principal liderança do nosso partido, para falar um pouco da questão nacional. Isso aconteceu e agora é oficial: Edvaldo vai se filiar ao PDT na primeira quinzena de março”, informou Fábio Henrique.

Edvaldo ratificou a informação de que se filiará ao PDT em março. “A gente já vem dialogando há um tempo. Eu já havia expressado minha simpatia pelo PDT. É um partido trabalhista, com ideários de luta pela igualdade, que tem como ícones Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, que tem em seus quadros Ciro Gomes e Carlos Lupi. É uma nova caminhada pensando sempre em melhorar a vida da população de Aracaju, Sergipe e Brasil”, disse. Para o presidente estadual do PDT, a chegada de Edvaldo tem grande significado para o partido. “A gente fica muito feliz, é um gesto de crescimento do partido, que recebe o prefeito da capital, muito bem avaliado, com uma história política de honestidade, correção e defesa dos interesses da sociedade, o que casa muito bem com a história do PDT”, ressaltou. Edvaldo anunciou sua filiação no PDT na última quarta-feira, 15, após almoçar em Fortaleza com o ex-ministro Ciro Gomes e com o prefeito da capital cearense, Roberto Claudio. Ciro Gomes revelou que vem acompanhando a trajetória de Edvaldo, desde os aspectos que realçam a sua administração municipal às tratativas que o prefeito deu início junto a Carlos Lupi e Fábio Henrique para se filiar ao PDT. “A vinda do prefeito Edvaldo Nogueira para o PDT representa uma grande aquisição. Trata-se de um quadro qualificado, com comprovada capacidade política e gerencial, e cuja atuação nas nossas fileiras vai ajudar muito o partido nacionalmente”, disse Ciro. Por Valter Lima

ZONA DE EXPANSÃO

A Prefeitura de Aracaju não pode cobrar IPTU sobre imóveis localizados na Zona de Expansão. Acórdão do Supremo Tribunal Federal foi publicado e tem Repercussão Geral. Para o STF, foi definida a seguinte tese: Exigência da realização de plebiscito, conforme se determina no parágrafo 4ª do artigo 18 da Constituição da República, não foi afastada pelo artigo 96, inserido no Ato das Disposições Transitórias Constitucionais Transitórias da Constituição da República pela Emenda Constitucional número 57/2008, sendo ilegítimo o município ocupante para cobrar o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU – nos territórios devidamente ocupados. Plenário Sessão Virtual do STF de 22.11.2019 a 28.11.2019. A decisão ocorreu em Recurso Ordinário da Prefeitura de Aracaju.

REFLEXOS

Para petistas, o rompimento com o prefeito Edvaldo Nogueira terá reflexos nas eleições de 2022. Já se preparam para disputar a próxima eleição para governador o senador Rogério Carvalho (PT) e o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD). Rogério, certamene, será o candidato do PT. Mitidieri, no grupo governista, é quem melhor se prepara politicamente para disputar a eleição. Na pré-disputa Rogério-Mitidieri, o líder do PSD se prepara ganhar o apoio do prefeito de Macambira, atualmente no PT. Outro partido que deve ficar de olho na possibilidade de esvaziamento em Aracaju é o MDB. Na dificuldade de formar chapa de candidatos ao Legislativo em Aracaju, o vereador Dr Gonzaga pode trocar o MDB, de Jackson Barreto, pelo PSD, de Mitidieri.

RENOVA BR

Hebert Pereira, pré-candidato a Prefeito da Barra dos Coqueiros e o coronel Rocha, Pré-candidato a prefeito de São Cristóvão,  ambos pelo Cidadania,  foram selecionados para o Módulo Avançado do RenovaBR cidades: Executivo. Os dois fazem parte de um restrito grupo seleto de todo o Brasil e que demonstram capacidade técnica e valores para renovar a política de suas cidades. Em 2019 cerca de 1400 pessoas foram selecionadas de um universo de mais de 31.000 inscritos em todo país. Após concluírem a primeira fase do curso entre os melhores alunos foram selecionados para o Módulo Avançado de preparação em Gestão e Política Municipal.

ILUMINAÇÃO

Aracaju está cada vez mais perto de ter todo o seu parque de iluminação completamente modificado por lâmpadas de LED. Na manhã desta quinta-feira, 16, foi apresentada a primeira versão do conjunto de produtos para a concretização da Parceria Público-Privada que viabilizará a substituição das 58 mil luminárias da capital sergipana, hoje com lâmpadas de vapor. A reunião entre as equipes da Prefeitura de Aracaju, da Caixa Econômica Federal e do Banco Mundial, parceiros da administração municipal nesse processo, contou com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira, que elogiou o resultado final do projeto. “Estou muito satisfeito com o que vi. Nos últimos dois anos nos debruçamos sobre essa ideia para torná-la real e durante esse tempo buscamos os melhores caminhos. Viajamos para cidades que já utilizam da tecnologia, discutimos, estudamos possibilidades, sempre buscando a maneira ideal. Com muito esforço, trabalho e dedicação, chegamos ao que temos hoje, que é um projeto moderno, criativo e que casa, perfeitamente, com a ideia do que queremos apresentar para a população. Então estou muito feliz. Tenho certeza de que, com este conjunto de produtos, atrairemos grandes investidores”, destacou o prefeito Edvaldo Nogueira.

REFORMA ADMINISTRATIVA

O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, disse hoje (16) que o governo pretende implementar a reforma administrativa em fases. A primeira proposta deve ser apresentada em fevereiro e a intenção do governo é que o conjunto de mudanças seja implementado até 2022. O secretário disse que a intenção do governo é não fazer alterações substanciais que afetem as carreiras dos atuais servidores, mas que haverá mudanças pontuais. Segundo ele, o governo vai detalhar o conjunto de mudanças em fevereiro.

PROTEÇÃO

O deputado estadual Capitão Samuel se manifestou na tarde desta quinta-feira (16), sobre o comentário feito pelo radialista Edivanilson Santana, que em seu programa na Rádio na Princesa da Serra AM, de Itabaiana, afirmou que “A polícia de Sergipe mata demais. A bala só pega na cabeça, em lugar letal”. Indignado com o comentário do radialista, capitão Samuel se pronunciou acerca do fato, afirmando: “podemos entender um radialista querer proteger os direitos humanos das pessoas de bem, mas os elementos que são mortos pela polícia, são eles que escolhem se querem cometer o crime e ainda se reagem quando a polícia vai prender.  O que fazer então? Quem reage a ação da polícia com bala, com agressão, vai receber na mesma moeda. O elemento é que escolhe se morre ou se vai preso. Não é a polícia que escolhe matar. Basta que o marginal se entregar na hora que a polícia chega que ele vai ser preso e sua vida mantida”, afirmou o parlamentar.




Tópicos Recentes