06/02/2020 as 05:47

Sem lançar candidatura Valadares Filho aparece em terceiro na pesquisa da TV Atalaia

Possivel candidato do PSB aparece muito bem em pesquisa eleitoral, sem ao menos dizer que é candidato.

Política Online

Política
Por Ewerton Júnior
<?php echo $paginatitulo ?>

O Instituto de Pesquisas Única, contratado pela TV-Atalaia para realização e pesquisa eleitoral para Aracaju. O resultado foi divulgado, na noite desta quarta-feira (05) pela própria TV e faz parte de uma série de avaliações encomenda pela emissora, sobre a preferência do eleitorado para o cargo de prefeito de Aracaju nas eleições desse ano. Na modalidade estimulada, o atual prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, aparece liderando as intenções de voto, enquanto seus principais concorrentes aparecem tecnicamente empatados. Confira os numeros: Edvaldo Nogueira – 30,6%, Delegada Daniele Garcia – 11,8 %, Valadares Filho – 10, 9 %, Gilmar Carvalho – 10, 6 %, Márcio Macedo – 1,7 %, Almeida Lima – 1,2 %, Delegada Georlize Teles – 1,0 %, Rodrigo Valadares – 0,6 %, Delegado Mário Leony – 0,5 %, Juraci Nunes – 0,2 %, Brancos e nulos – 22%, Indecisos – 8,9 %

Mantendo o cenário anterior, o Instituto Única, também contabilizou apenas os votos válidos (ou seja: com exclusão dos votos brancos e nulos). O possível resultado das eleições, se fossem realizadas hoje, ficaria assim, de acordo com a pesquisa: Edvaldo Nogueira – 39, 2 %,  Daniele Garcia – 15,1 %, Valadares Filho – 14 %, Gilmar Carvalho – 13 %, Márcio Macedo – 2,2 % Almeida Lima – 1,5 %, Delegada Georlize – 1,3 %, Rodrigo Valadares – 0,8 %, Mário Leony – 0,6 %,Juraci Nunes – 0,3 %, Indecisos/ não responderam – 11,4%.Além desta primeira pesquisa, o instituto única vai realizar por encomenda da TV Atalaia mais duas outras, que serão divulgadas aqui no jornal do estado nos próximos meses. Para esta sondagem foram pesquisados dez nomes de pré-candidatos ou possíveis pré-candidatos, que já manifestaram a intenção de disputar a eleição de outubro. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número SE – 07667/2020 e ouviu mil eleitores nos trinta e cinco bairros da capital, entre os dias 29 de janeiro e 3 de fevereiro. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos – e o nível de confiança é de 95%.

VICE

O presidente estadual do PSD, deputado federal Fábio Mitidieri, disse ontem que “não chora leite derramado”, referindo-se aos políticos que romperam com o prefeito Edvaldo Nogueira (diz que vai para o PDT), mais especificamente o PT. “Quem ficou, ficou por acreditar no projeto”, disse o deputado. Mitidieri tem sido muito beneficiado, sem ter sido a causa, com o rompimento. Desde então, tem filiado mais prefeitos ao PSD, preparando-se para disputar a eleição de 2022 a governador. O deputado não abre mão de indicar o nome do, ou da, vice na chapa do prefeito Edvaldo Nogueira.

CANDIDADATA DE BOLSO

Em entrevista à FAN FM, o ex-governador Jackson Barreto (MDB) disse que a delegada de polícia Danielle Garcia (Cidadania) é pré-candidata a prefeita de Aracaju com o apoio do presidente Jair Bolsonaro. Segundo Jackson, a delegada brigava por CC: “Quem deu o cargo e estrutura no Deotap fui eu”. Danielle comandou o Deotap – Departamento de Combate ao Crime Organizado e Administração Pública – no governo Jackson Barreto. As declarações surgiram em resposta ao que disse Danielle, ontem, em entrevista na FM Jornal, quando acusou Jackson de ter feito um governo desastroso.

ANTIDEMOCRATA

Presidente do diretório estadual do PTC em Sergipe, o advogado Juraci Nunes, apesar de já ter se colocado no cenário da disputa eleitoral deste ano como pré-candidato a prefeito de Aracaju, não teve seu nome incluído na pesquisa de intenção de voto contratada pelo Cidadania e divulgada na última sexta-feira, dia 31. “O senador Alessandro Vieira tem demonstrado, cada vez mais, a face autoritária e antidemocrática com que conduz suas ações políticas. De forma desrespeitosa, na condição de contratante da pesquisa, um tanto suspeita, decidiu por bem excluí os nomes que não lhe convinham, de modo a favorecer alguém de seu interesse”, afirma Juraci.

CANINDÉ

O vereador Weldo Mariano, Presidente da Câmara Municipal de Canindé de São Francisco, pode ser um dos pré-candidatos vítimas de noticias falsas provenientes de ataques orquestrados que já se insinuam em meios de redes sociais e grupos de whatsapp. Ele recebeu vários prints que identificam os autores e também os endereços das postagens em redes sociais. A Assessoria Jurídica do vereador já está em alerta. Ontem, 04, uma publicação colocou o vereador como autor de uma narrativa que não procede perante a outro vereador, no caso, para com Nailson Marinho. “Só trato de assuntos de natureza administrativa dentro da Câmara Municipal. Não levo às ruas assuntos que são restritos e de essência administrativa interna. No caso de publicações que estão saindo eu afirmo que não procede, é mentira e tentativa de instalar situações entre nós vereadores, mas, que não surtirá efeito em razão de que todos nós nos conhecemos e sabemos do comportamento de cada um. Quanto às noticias falas (fakes news), sabemos a origem e vamos agir”, disse Weldo Mariano.

EU NÃO

O diretório municipal de Aracaju do Partido Verde (PV) decidiu não ter candidatura própria para as eleições em Aracaju e com isso, descarta a pré-candidatura de Almeira Lima.  As informações são de que a prioridade para o partido será o fortalecimento da chapa que concorrerá à Câmara Municipal de Aracaju. Essa decisão foi tomada como surpresa por Almeida Lima, que segundo ele, tomou conhecimento, através da imprensa e que, em seguida foi confirmada, já que ele telefonou para a direção do partido que confirmou a decisão. “O diretório do Partido Verde em Aracaju decidiu não lançar candidatura própria no município. Mas não inviabilizou a minha candidatura, já que agora vamos buscar outra agremiação para defender o nosso projeto”, informou Almeida.

CC's

O ex-governador Jackson Barreto (MDB), prega o que chama uma aliança de centro-esquerda (só não diz o que é isso) para disputar a eleição de outubro para a Prefeitura de Aracaju. Jackson não esconde sua preocupação com o rompimento do PT com o prefeito Edvaldo Nogueira. O PT não recuará; só aceita desistência do prefeito de disputar a eleição, o que, certamente, não ocorrerá. Jackson quer apoiar o pré-candidato do PT, Márcio Macêdo, mas esbarra nos CCs que comanda na atual administração municipal.




Tópicos Recentes