11/02/2020 as 05:09

A delação premiada de Sérgio Cabral

A colaboração premiada de Cabral com a PF foi firmada em dezembro passado. O conteúdo está sob sigilo

Política Online

Política
Por Ewerton Júnior
<?php echo $paginatitulo ?>

Em depoimento ao juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, o ex-governador do Estado Sérgio Cabral confirmou que firmou acordo de delação com a Polícia Federal. O acordo, segundo o advogado Marcio Lambert, já foi homologado junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). A colaboração premiada de Cabral com a PF foi firmada em dezembro passado. O conteúdo está sob sigilo. Ao confirmar que fechou acordo de delação, Sérgio Cabral foi alertado pelo juiz Marcelo Bretas que qualquer declaração do ex-governador na audiência, poderia ter reflexos futuros no próprio acordo.

Cabral se disse ciente, mas não se furtou a responder qualquer pergunta - a não ser quando foi inquirido pela defesa de Adriana Ancelmo sobre pontos envolvendo a delação. Condenado há mais de 280 anos de prisão, Sérgio Cabral depôs pela primeira vez diante de Bretas na condição de testemunha, em caso envolvendo lavagem de dinheiro com o escritório de advocacia da mulher, Adriana Ancelmo. O ineditismo do depoimento gerou até uma cena pitoresca no início da audiência desta tarde: Cabral se sentaria na cadeira destinada ao réu, quando foi alertado de forma bem-humorada por Bretas. "O senhor hoje foi promovido (a testemunha). Pode se sentar do outro lado", disse o juiz.

TAXAS

O deputado estadual Georgeo Passos, Cidadania, continua sua batalha para que o Detran respeite a Lei Nº 8.638, que reduziu as taxas de vários serviços do órgão. Agora, o parlamentar promete ingressar com uma representação no Ministério Público de Sergipe que pode resultar em uma ação na Justiça e na devolução do dinheiro de quem pagou a mais. “O Detran reconhece a validade da Lei, mas diz que só vai abaixar as taxas a partir de abril. Mas na verdade eles tem que reduzir os valores imediatamente. Quem já pagou de janeiro para cá, nessa representação, vamos pedir ao Ministério Público que peça na Justiça a devolução desse dinheiro”, explicou Georgeo.

PDT

A prefeita do município de Riachuelo, Cândida Leite, aceitou o convite para se filiar ao PDT, a partir do mês de março, juntamente com o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. O anuncio foi feito durante uma reunião onde estava presente o marido da prefeita, secretário municipal, que irá presidir o partido no município, vereadores e demais personalidades, que fizeram questão de participar da reunião, inclusive o vereador Marcondes Hipolito, atual presidente do partido no municipio e politico que influenciou bastante a prefeita nessa decisão.

LEI DAS FACHADAS

Reformulada após protestos e em diálogo com empresários de diversos setores da capital, a Lei da Publicidade ao Ar Livre, que ficou conhecida como Lei das Fachadas, está na pauta de votação da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta terça-feira, 11, em caráter de urgência. A proposta foi criada com base em diálogo com entidades do setor, incluindo ACESE, Fecomercio-SE, CDL-Aracaju, É de Sergipe, Abrasel, entre outras, após a proposta anterior, que limitava medidas e recuo de fachadas em toda a capital, resultou em transtornos e protestos por parte dos empresários.

FABRY

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) destacou hoje a discussão, promovida pelo Instituto Vidas Raras e pela Associação Gaúcha de Fabry, sobre os desafios da pessoa com doença de Fabry, uma enfermidade progressiva e hereditária, considerada rara. “É conhecendo e difundindo que poderemos tornar mais ágeis os diagnósticos e propiciar tratamento adequado, oferecendo mais qualidade de vida aos portadores dessa doença, assim como a seus familiares”, disse a senadora que integrou a Subcomissão sobre Doenças Raras, vinculada à Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

PSC

O ex-deputado federal André Moura confirmou a filiação da atual prefeita do município de Capela, Silvany Mamlak, ao PSC. Segundo André, a data ficará à cargo da prefeita. Quem não ficou muito satisfeito com a chegada de Silvany ao PSC foi o ex-prefeito de Capela, Ezequiel Leite. Em conversa  ele revelou que, caso se concretizasse a ida de Silvany para o PSC, não se sentiria confortável para continuar no seu atual partido, o PL, uma vez que o mesmo é comandado por Edivan Amorim, aliado de André Moura.

DELEGACIA

O pré-candidato a vereador de Aracaju pelo PT, professor Joel Almeida, foi  entrevistado pelo jornalista Narcisio Machado no Jornal da Fan. Ele rebateu algumas críticas feitas ao partido e aproveitou para fazer algumas à pré-candidata a prefeita da capital, delegada Danielle Garcia. “Tenho muito respeito por ela. É uma grande delegada, mas a prefeitura de Aracaju não é uma delegacia. Ser prefeito não é prender corrupto, é desenvolver políticas públicas para população pobre, tema ausente no discurso do grupo político dela, que presa pela moralidade, mas que vota com Bolsonaro”, lamentou.




Tópicos Recentes