05/03/2020 as 05:19

Na Europa, Lula é recebido nos grandes salões

Ele se encontrou com o ex-presidente francês Nikolas Sarkozy e com o ex-primeiro-ministro italiano Enrico Letta.

Política Online

Política
Por Ewerton Júnior
<?php echo $paginatitulo ?>

O ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou onem com o ex-presidente francês Nikolas Sarkozy e com o ex-primeiro-ministro italiano Enrico Letta, com quem discutiu a "ascensão do fascismo" e o "avanço da extrema-direita". "Com o ex-presidente francês Nikolas Sarkozy, refletimos sobre o avanço da extrema-direita. Ele relatou observar com preocupação a escalada autoritária do Governo de Bolsonaro, e disse que o Moro escancarou a sua parcialidade ao aceitar fazer parte desse Governo", escreveu Lula na rede social Twitter, partilhando ainda fotografias do momento em que se reuniu com o antigo governante francês.  O histórico líder do Partido dos Trabalhadores (PT) também se encontrou com o ex primeiro-ministro italiano Enrico Letta, com quem abordou temas como a ascensão do fascismo e a crise dos refugiados no continente europeu. "Com Enrico Letta, ex-primeiro-ministro da Itália. Dividimos muitas preocupações em comum, em especial a ascensão do fascismo que aflige não só o Brasil. Conversamos muito sobre a crise dos refugiados na Europa, tema especialmente sensível e que requer a nossa atenção", afirmou Lula. O histórico líder do Partido dos Trabalhadores (PT).

 Lula está em viagem pela Europa que, segundo o próprio, servirá para discutir a questão da desigualdade social com líderes políticos, sindicais e religiosos. Na segunda-feira, Lula recebeu o título de cidadão honorário da capital francesa, mostrando-se comprometido a lutar contra o atual Governo no Brasil. "Estou muito motivado e podem acreditar numa coisa. Eu tenho 74 anos de idade, mas tenho energia de 30 [...]. Estou mais motivado que nunca a reconquistar a democracia no nosso país e o direito do nosso povo ser feliz", afirmou no seu discurso na Câmara Municipal de Paris, perante centenas de pessoas. O ex-presidente foi recebido nos salões nobres da Câmara Municipal de Paris, tendo a seu lado Dilma Roussef, e Fernando Haddad, e recebeu das mãos da autarca parisiense, Anne Hidalgo, o título de cidadão honorário da capital. Esta distinção tinha sido conferida a Lula em outubro do ano passado, quando o ex-líder brasileiro ainda estava preso por corrupção e branqueamento de capitais. Já na terça-feira, ainda na capital de França, Lula foi o convidado principal do Festival "Lula Livre em Paris". Nos próximos dias, Lula segue para Genebra, na Suíça, onde se irá reunir na sexta-feira com representantes do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), organismo que reúne mais de 340 igrejas em mais de 120 países, onde abordará a questão da desigualdade social e se reunirá com representantes de sindicatos internacionais. A viagem de Lula pela Europa terminará em Berlim, capital da Alemanha, onde se encontrará com líderes políticos e representantes do movimento sindical alemão.

GOLPE

A Delegacia de Crimes Cibernéticos divulgou nesta quinta-feira, 5, um alerta sobre um novo golpe que está sendo empregado através de aplicativo de mensagens Whatsapp. Desta vez, os golpistas enviam mensagens em nome de políticos e convidam os usuários a entrarem em um grupo de discussão. Em golpes anteriores, usavam sites de vendas e negociação de produtos, para ter acesso a mensagens pessoais. Agora, fazem convite em nome de supostos assessores de políticos a fim de ludibriar as vítimas e ter acesso a dados pessoais. Segundo a delegada Rosana Freitas, o golpe aproveita o período eleitoral que está por vir como pretexto. Usando nomes de políticos importantes, o golpista encaminha mensagens como se fossem assessores e sugere o ingresso das vítimas em grupos de Whatsapp. Nessas mensagens, eles pedem o código que será enviado para o telefone da vítima.

EDVALDO

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, esteve na sede da Delegacia Geral da Polícia Civil e narrou a situação para a delegada Rosana Freitas, da Delegacia de Crimes Cibernéticos. Na mensagem enviada para várias listas, o golpista faz o convite: “A assessoria do prefeito Edvaldo Nogueira vem de forma especial convidar você para participar do novo grupo whatsapp municipal de Aracaju *Cidadãos de Bem e Saúde para Todos”. Será um imenso prazer ter você conosco”. A Polícia Civil já instaurou o inquérito policial nesta quarta-feira (04) e pede a qualquer outro político que tenha a informação sobre citação parecida, que esclareça o fato imediatamente junto à opinião pública e registro um Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil.

PEC
 
O senador Alessandro Vieira (Cidadania) discutiu, na Comissão de Constituição e Justiça, a Proposta de Emenda à Constituição 187/2019, que permite uso de reserva de fundos públicos para outras finalidades. Um assunto de alta complexidade! Atualmente o Brasil possui 240 fundos, esta PEC não extingue instantaneamente nenhum fundo, ela apenas impõe uma obrigatoriedade de revisão ao longo de 2 anos. Não há porque persistir num longo processo legislativo, perdendo tempo e dinheiro público para discutir fundos que são consolidados e absolutamente indiscutíveis.
  Por isso, apresentamos o pedido de destaque para a votação da Emenda 48, de nossa autoria, preservando o Fundo Nacional de Segurança Pública (Funesp) e o Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), fundos essenciais para que tenhamos essas atividades no Brasil bem executadas.
 
TCHAU QUERIDOS
 
O vereador Vinícius Porto confirmou nesta quarta-feira (4) sua saída do Democratas (DEM) e afirmou que até o fim deste mês anuncia qual a sigla partidária que vai se filiar. A decisão foi anunciada após algumas reuniões e conversas com o presidente do partido em Sergipe, o ex-deputado federal, José Carlos Machado. “Sempre mantivemos um diálogo aberto e transparente. Saio do DEM de forma tranquila, sem qualquer tipo de conflito. Só tenho a agradecer ao Democratas pelo aprendizado, pelas oportunidades e pela história que construímos juntos na política sergipana”, disse o parlamentar. Em seu discurso, Vinícius Porto explicou que esta nova etapa da sua carreira política começou há três anos, quando foi convidado pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, a ser seu aliado na Câmara de Vereadores. “Comuniquei as lideranças do DEM sobre o convite. Dialogamos e discutimos e tive a liberação do partido para atuar ao lado do prefeito. Após um período passei a ser vice-líder da bancada do prefeito na CMA e depois líder, função que ocupo até hoje. Todo esse processo ocorreu de forma muito transparente junto ao DEM”, enfatiza o vereador.
 
CHARGE

O deputado estadual capitão Samuel Barreto demonstrou irritação ao tomar conhecimento de uma charge que foi divulgada no site do Sintese, onde mostra um policial militar fardado, “revistando” alunos dentro de sala de aula, em frente a um quadro. Samuel Barreto disse que lamenta tal fato e que “tenho certeza que essa não é a opinião da maioria dos professores e professoras. Lamento que o Sintese esteja tentando confundir a opinião dos pais de alunos”, disse o parlamentar. O deputado disse ainda que “é preciso entender o que é uma escola cívico militar e da maneira como dizem, não condiz com a verdade. A escola cívico militar foi criada para formar os futuros e futuras homens e mulheres de bem, com ensino de alto nível, mas com disciplina e ai, vemos um Sindicato ironizar um policial militar, colocando um desenho como se estivesse com uma metralhadora pendurada ao pescoço. É Lamentável e espero que o sindicato se retrate perante os policiais militares de Sergipe e de todo o Brasil”, disse Samuel.

QUADRILHAS

As quadrilhas juninas de Aracaju, grupos artísticos responsáveis por belos espetáculos durante os festejos juninos de Sergipe, poderão contar com uma importante ajuda este ano. No final de 2019, os vereadores da capital aprovaram na Câmara de Aracaju uma Emenda modificativa ao Projeto de Lei nº 411/2019, que estima a receita e fixa a despesa do Município de Aracaju para 2020 (Lei Orçamentária). A emenda aprovada diz que deve ser destinado o valor de R$ 200 mil para apoio aos festejos juninos, com direcionamento para as quadrilhas juninas de Aracaju. O autor da emenda foi o vereador Adriano Souza Santana (Cabo Didi), que considera um ato nobre para a manutenção e fortalecimento das tradições juninas em Aracaju. “O objetivo é alocar recursos financeiros na ação de apoio aos festejos juninos e datas comemorativas, visando apoiar as quadrilhas juninas de Aracaju”, justificou o vereador. A emenda foi aprovada por maioria no plenário da Câmara no dia 03 de dezembro de 2019.

 




Tópicos Recentes