16/03/2020 as 05:08

"Governador venda a DESO", pedem os sertanejos

Este foi um lamento de uma sertaneja, que após vinte e seis dias sem agua recebeu a conta para pagar.

Política Online

Política
Por Ewerton Júnior
<?php echo $paginatitulo ?>

Na semana passada estive no sertão, visitei os municipios de Porto Da Folha, Gararu, Itabi, Nossa Senhora da Glória e Gracho Cardoso, todos sabem que faço comentarios da politica na Rio Fm e por causa desta ligação umbilical já sou inclusive cidadão buraqueiro de Porto da Folha. Por causa disto, sou bastante conhecido na região, tanto é, que em Gararu visitei tres povoados e fui muito bem recebido por todos que fazem parte da comunidade sertaneja. A preocupação de todos no sertão é com a falta d'agua. A ausencia do precioso líquido nas torneiras, em algumas comunidades, já chegam a exatos trinta dias, para que não exista duvida vou alertar ao governador, que a comunidade da Lagoa do Porco em Gararu está assim, mas o que não falta é a conta, esta não deixa de chegar, como você pode ver na imagem que ilustra esta nota. O pedido dos sertanejos hoje, tem endereço certo, e solicita que o governador Belivaldo Chagas (PSD), ou resolva o problema ou venda a DESO, ninguem aguenta mais, a empresa virou para os sertanejos uma fonte de problemas. No município de Ribeirópolis, por exemplo, em alguns pontos, já são mais de 10 dias em desabastecimento. A informação é que a obra de Ampliação do Sistema Integrado do Agreste, que vinha sendo executada pela Construtora CELI, encontra-se paralisada.

Recentemente o jornalista Habacuque Villacorte, publicou em sua coluna ainda desconhecer as razões para a suspensão dos serviços e aguarda uma resposta da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO). Em release da própria DESO, nessa quinta-feira (12), a Companhia propaga que essa obra “está andamento e consiste na construção de adutora que aumentar a oferta de água nas cidades de Areia Branca, Itabaiana, Campo do Brito, Macambira e São Domingos, além da construção de reservatórios e reforma da estação de tratamento de água. A obra teve início em 2019 e a previsão de término é em 2020, com um investimento total de mais de R$ 40 milhões”. Agora estamos falando de vidas, de uma população que está sofrendo há mais de 10 dias sem abastecimento de água e diante do risco iminente de uma pandemia com o Coronavírus. É fundamental que o governo do Estado, através da DESO, tenha uma atenção especial com o povo do Agreste sergipano.  O grau de insatisfação das pessoas com o governo e com a Companhia na região é altíssimo! Aqui não se trata da “crítica pela crítica”, mas da necessidade do poder público se impor e dar respostas a quem paga impostos. É o mínimo que se espera de quem governa.  Por estas razões, só existe um lamento para o sertanejo, água pobre Deso, e para o governador um pedido do sertão, venda a DESO governador

COVID 19 I

O prefeito Edvaldo Nogueira reuniu todo o secretariado, na tarde deste domingo, 15, para discutir a situação do coronavírus em Aracaju, após a confirmação do primeiro caso da doença no município. Os eventos relativos ao aniversário da cidade, que ocorreriam até o dia 4 de abril, foram suspensos. Reuniões e solenidades de iniciativa da gestão municipal que reúnam mais de 100 pessoas em ambientes fechados e 250 pessoas em lugares abertos também não serão realizados nos próximos 45 dias. Nesta segunda-feira, 16, o prefeito assinará um decreto que normatiza e detalha estas resoluções. “Reunimos o secretariado neste domingo e discutimos o impacto da pandemia do coronavírus em Aracaju. Com a confirmação, no sábado, do primeiro caso da doença na nossa cidade, passamos a uma nova etapa do Plano de Contingência no que diz respeito à prevenção do vírus. Editaremos um decreto de emergência que define as regras para atuar de maneira a evitar a propagação do vírus em Aracaju.

COVID 19 II

O governador Belivaldo Chagas reunirá, nesta segunda-feira (16),  às 10h30, no Palácio dos Despachos, gestores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para anunciar novas medidas preventivas e de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). A Sejuc, PGE, Seduc, Sead, Setur,  Seias e Corpo de Bombeiros também participarão da reunião. Segundo o governador, Sergipe já vem adotando medidas preventivas e intensificará as ações, apesar de, até agora, o estado não ter confirmado nenhum caso de contaminação. “Sergipe não é uma ilha. Nós estamos preparados, dentro do possível, mas não será fácil. Vamos acompanhar o que está acontecendo hoje, sábado e domingo no país para, em seguida, editarmos um decreto referente às questões emergenciais, principalmente no que diz respeito a insumos necessários neste momento”, disse Belivaldo.

CONVITE PARA SAIR

O vereador por Aracaju, pastor Carlito Alves (Republicanos) vai ser obrigado a deixar o partido com pena de, se não aceitar o “convite” para sair, ser expulso. Após uma reunião realizada por mulheres que compõem o partido, ter decidido que elas só continuam no Republicanos, se o vereador Alves for expulso do partido. Carlito Alves resolveu comentar sobre o assunto, e afirmou que essa decisão está sendo manipulada pelo ex-deputado federal Jony Marco e pelo pastor Eduardo Lima que o querem fora do partido. Carlito Alves disse que hoje irá ao partido, para saber de tudo, porque a Igreja Universal do Reino de Deus tem a meta, como obrigação, a eleição do pastor Eduardo. Alves disse ao radialista Jason Neto que”eu já fui dessa Igreja e sei como tudo acontece. Jony usou as mulheres para fazer a minha expulsão. Eles estão com medo de mim, porque sabem que tenho muitos votos”, desabafou o vereador.

SAUDADES

Morreu aos 94 anos o ex-vice-governador de Sergipe, Adalberto Moura. Ele estava internado no Hospital São Lucas, em Aracaju, desde o Carnaval, quando sentiu-se mal. Adalberto Moura  nasceu no dia 23 de abril de 1925 no município de Nossa Senhora das Dores e foi vice do governador Paulo Barreto Menezes, no período de 1971/75. Ele era funcionário de carreira do Banco do Brasil, e participou da implantação do Banco de Fomento do Estado de Sergipe, que depois passou a se chamar Banco do Estado de Sergipe (Banese). Adalberto Moura deixa esposa e os filhos Ana Luzia, José Euclides, Denise e a juíza Adelaide Moura – esposa do deputado federal e presidente da Fecomércio/SE Laércio Oliveira.

SUSPENSA

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo, suspendeu a sessão plenária desta segunda-feira (16), onde haveria a entrega da medalha Quintina Diniz, a um grupo de mulheres que se destacou em diversas áreas. A medida é em atendimento ao protocolo que está sendo estabelecido pelos Poderes, no sentido de evitar concentração de pessoas, objetivando a prevenção do contagio pelo coronavírus. O presidente também informou que irá dialogar com os demais Poderes no sentido de não interromper os trabalhos da Casa Legislativa, mas sobretudo, preservar a saúde, tanto dos servidores, quanto dos demais sergipanos que frequentem o legislativo.

BEBIANO

O ex-secretário geral da Presidência e pré-candidato a prefeito do Rio, Gustavo Bebianno, morreu após um infarto fulminante, aos 56 anos. Paulo Marinho, presidente estadual do PSDB, confirmou a informação. Segundo Marinho, por volta de 4h30 Bebianno estava em Teresópolis, no Rio de Janeiro, onde teria ligado comunicado o filho que estava passando mal e se dirigiu ao banheiro para ingerir um remédio. Minutos depois, sofreu uma queda e teve ferimentos na cabeça. Bebianno chegou a ser levado para um hospital da cidade, mas acabou falecendo. 




Tópicos Recentes