EDUCAÇÃO

02/05/2019 as 09:50

MEC prorroga prazo para renovação dos contratos do Fies

Novo prazo vai até o dia 15 de maio.

<?php echo $paginatitulo ?>

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para a renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O prazo foi estendido até o dia 15 de maio. A decisão foi publicada do Diário Oficial da União nesta quinta-feira (2).

Inicialmente, esta reportagem informava que o prazo prorrogado era para os contratos ainda não finalizados, mas a prorrogação é referente aos contratos já firmados.

Problemas com contratos novos 

Para contratos novos, os estudantes estavam tendo dificuldades de finalizá-los. O prazo foi estendido diversas vezes depois que um problema no sistema estava impedindo a finalização.

O resultado da chamada única do Fies do primeiro semestre de 2019 foi divulgado em 25 de fevereiro. Inicialmente, o edital previa o período entre 26 de fevereiro a 7 de março, para a fase de complementação da inscrição, que é quando os estudantes apresentam documentos mostrando que preenchem os requisitos para participar do programa.

Porém, quando os estudantes chegavam à fase de efetivamente fechar o contrato do Fies com a Caixa Econômica Federal, eles são informados de que faltam informações no cadastro para finalizar o processo.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) informou ao Jornal Nacional que foi identificado um problema sistêmico, e que essa falha tem impedido a troca de informações com o agente financeiro em relação aos candidatos pré-selecionados do Fies.

O Fundo disse ainda, em nota divulgada, que casos de erros ou problemas no sistema podem levar o MEC ou os bancos operadores do programa a prorrogarem o prazo de conclusão da inscrição até 30 de junho.

 

Com informações do G1




Tópicos Recentes