ESPORTE

19/10/2018 as 11:31

Candidatura olímpica de Buenos Aires para 2032 ganha respaldo de presidente do COI

Membro do Comitê Olímpico Internacional, o brasileiro Bernard Rajzman também disse que é possível que a capital argentina receba os Jogos de verão em 2032

Foto: (Marcel Merguizo).<?php echo $paginatitulo ?>

Dentre as vitórias argentinas nos Jogos Olímpicos da Juventude, uma emblemática foi sobre a desconfiança. País em crise política e econômica, tinha o desafio de organizar um evento esportivo global para 4 mil atletas. E conseguiu. Agora o desafio será maior. Apesar de não confirmada pelos argentinos, há uma conversa séria sobre a candidatura de Buenos Aires para receber os Jogos Olímpicos de verão de 2032. Já se sabe que as próximas Olimpíadas serão, respectivamente, em Paris 2024 e Los Angeles 2028.

Uma competente organização dos Jogos da Juventude aliada, principalmente, ao sucesso de público nos 12 dias de competição e na cerimônia de abertura histórica, na rua, fizeram o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), o alemão Thomas Bach, repetir para a imprensa de todo o mundo nesta quinta o que havia dito antes para o jornal argentino La Nación.

- Candidatura muito forte. O que aconteceu aqui superou todas nossas expectativas – afirmou Bach, sobre a possível chance de a capital argentina entrar no pleito pelos Jogos em 2032.

Membro do COI, o brasileiro Bernard Rajzman disse que a candidatura teria o apoio dele também, em razão de como viu a Olimpíada teen nestas duas últimas semanas.

- Organização maravilhosa. A Argentina mostrou para todo o mundo, assim como o Rio fez em 2016, que o sul-americano é capaz de motivar seu povo e as pessoas para um sucesso total. Apoiar (a candidatura) a gente tem que apoiar. Uma candidatura é sempre muito bem-vinda. Agora, com quem eles vão disputar é outra história. Eu acho que eles merecem muito, esses Jogos aqui foram emblemáticos, espetaculares. Não tenho a menor dúvida que há condições de realizar os Jogos Olímpicos aqui – disse Rajzman.

Se os Jogos da Juventude são um grande teste para saber quais atletas vão despontar no futuro olímpico, parece que os argentinos passaram com boas notas na disciplina organização.


 

 

 

 

Com informações de Marcel Meguizo e Winne Fernandes, Globo Esporte. 




Tópicos Recentes