EXCLUSIVA

29/12/2018 as 18:34

Metas para o novo ano? Confira com especialista como as traçar para alcançar sucesso e felicidade em sua vida

Está cansado de não realizar aqueles planos antigos que a cada dia parecem ser mais difíceis; confira essa entrevista e adote uma nova postura diante de sua vida

Foto: (iStock).<?php echo $paginatitulo ?>

Estabelecer novos projetos, ambições e objetivos: geralmente quando estamos no período de passagem de ano sempre ouvimos falar sobre isso. As pessoas procuram deixar de lado o que aconteceu de errado no ano corrente e buscam criar novas expectativas para o ano que está restes a chegar.

Seja no âmbito profissional, amoroso, espiritual, familiar, etc. todos nós vemos a virada de ano com uma grande oportunidade para renovar ou mudar algo em nós mesmos. Para falar sobre esse assunto, o Portal Alô News entrevistou nesta última semana de 2018, a consultora, analista de perfil comportamental e terapeuta comportamental Erenita Sousa que vai falar sobre como estabelecer metas de modo equilibrado, adquirir capacidade para trabalhar nelas e, principalmente ter sabedoria para alcançá-las.

Erenita atenta para a questão do autoconhecimento, elemento fundameltal para nos ajudar a traçar objetivos que poderão verdadeiramente, proporcionar satisfação e felicidade em nossas vidas. Ela também faça sobre os principais inimigos destes projetos e como os deixálos bem distantes do nosso caminho. A entrevista está imperdível. Confira ela, a seguir:

Portal Alô News - (A.N): Em todo período de virada de ano, ouvimos pessoas falando que irão estabelecer metas para poder alcançar sonhos em diferentes campos, durante o ano seguinte. Isso nem sempre é fácil realizar. No entanto, qual seria o primeiro passo para que esses projetos possam ser de fato materializados?
Erenita Sousa - (E.S): O primeiro passo é fazer uma lista de quais projetos deseja realizar em 2019. Colocar em ordem de prioridades e estimar o que pode ser realizado em curto, médio ou longo prazo. Muitas vezes a pessoa pensa em algo, mas não mensura o tempo estimado para realizá-lo, chegando ao ponto, às vezes, de esquecer o que tinha planejado. Por isso sugiro fazer uma lista para ter a certeza de como medir o tempo que será gasto para concretização das metas.

(A.N): Todas as pessoas têm ambições, mas muitas das vezes falta coragem e exemplos para levá-las à frente nos seus objetivos. Onde essas pessoas, que precisam de um empurrãozinho, podem buscar inspiração?
(E.S):Posso dizer que nem todas as pessoas têm ambição, sair da zona de conforto é desconfortável. Dessa forma, muitas preferem não ter ambição para não dar trabalho a si mesmo. No entanto, quando você busca o autoconhecimento, conhecer-se intimamente por meio da consciência, você descobre que pode ir muito além do que antes não era capaz. Não adianta buscar apenas inspiração nos outros ou por momentos motivacionais para ter uma verdadeira mudança no sentido de alcançar novos resultados, é preciso se reconstruir, um processo de coaching bem trabalhado lhe garante uma mudança expressiva, segura e rápida.

(A.N): Os empecilhos também são muito comuns durante a trajetória de busca pela concretização de algo. Muitos acabam desistindo ao notarem qualquer dificuldade de seguir em frente na realização de seus objetivos. Como ter a ciência, por exemplo, se aquele projeto que eu tenho em mente é viável ou pode esperar um pouco mais de tempo para ser realizado?
(E.S): Como falei anteriormente, é preciso estimar metas de curto, médio e longo prazo. Ser bem ‘específico’ nos objetivos que deseja alcançar, se você não sabe o que quer qualquer caminho serve. ‘Mensurar’ a meta, e saber quanto custa para você chegar nessa meta. É possível realizar com o financeiro que tem no momento? Essa meta é ‘alcançável’? Você é verdadeiramente capaz de dar passos para ir de encontro a esse resultado? Sua meta é ‘relevante’? Qual a importância dessa meta para sua vida? Você está preparado para chegar nela dentro do ‘tempo’ que estima? Essas são dicas extremamente importantes para atingir metas e não perder o foco. Quando se tem uma meta, objetivo ou sonho, devemos sentir o coração e perceber se ele pulsa mais forte quando pensamos nessa realização.

(A.N):Quais os principais inimigos daqueles que projetam a obtenção de alguma conquista a médio ou longo prazo, por exemplo?
(E.S): No meu ver, o principal inimigo é não utilizar as dicas já citadas. Se você não planeja e não sente o desejo de realização do que se propõe, encontrará distrações que tirarão você do foco. O medo, a procrastinação e outras prioridades são fatores que sabotam a pessoa. Olhar com frequência para sua lista de precedências ou para algo que seja um gatilho para suas metas, facilitará sentir-se motivado para alcançá-las. Penso ser muito importante buscar caminhos curtos para chegar às metas de médio e longo prazo, são passos que driblarão os sabotadores e a procrastinação.

(A.N): Muitas vezes, as dificuldades financeiras acabam se tornando barreiras cruéis contra aqueles que almejam realizações pessoais e profissionais e possuem baixo poder aquisitivo. Quais sentimentos precisam ser cultivados por essas pessoas para que não desistam de seus sonhos e possam em algum momento concretizá-los?
(E.S): Gosto dessa questão. Um coach não firma apenas em sentimentos para alcançar algo, a atitude é que fará toda diferença. O grande Mestre Jesus nos disse: Faça sua parte que eu te ajudarei. Traduzindo: tenha fé e esperança, mas saia da zona de conforto e busque sem lamentar. Pra você é mais fácil diminuir e controlar suas despesas até economizar? Ou talvez aumentar sua receita por meio de algo novo e complementar?

(A.N): Em geral, qual tipo de comportamento você percebe em seus clientes, que procuram ajuda e acompanhamento, precisa ser alterado na fase inicial da terapia?
(E.S): Em geral é a falta do autoconhecimento. Onde traz o sentimento de medo do novo, do julgamento alheio e de ansiedade. Eliminar a procrastinação e as crenças limitantes são os fatores mais relevantes que venho trabalhando nos processos de coaching ou com a terapia comportamental.

(A.N):Criar muitas expectativas a respeito de algo, pode se tornar algo prejudicial na trajetória de busca pela sua conquista?
(E.S): Há quem diga que esse comportamento é motivação, no entanto, no contexto atual, a maioria das pessoas tem entrado no processo de ansiedade, necessidade contínua de ver algo logo acontecer e se esquece de viver o presente, onde devemos manter o foco para chegar no futuro com êxito.

(A.N):Como estimular nas pessoas, a paciência para projetar de modo equilibrado seus desejos?
(E.S): O planejamento bem específico de tudo que deseja realizar juntamente com o autoconhecimento e o uso consciente da inteligência emocional são combinações precisas para alcançar o equilíbrio e sucesso. Quanto mais eu me conheço, mais eu me curo.

(A.N): Em que momento, você julga ser necessária a busca por um profissional que auxilie as pessoas que querem uma realização fundamental para suas vidas?
(E.S): No momento em que você percebe que sozinho não consegue chegar onde deseja, no momento em que você percebe que seus relacionamentos já não tem boa qualidade ou, talvez, no momento em que deseje dar uma alavancada em sua vida, seja na área pessoal ou profissional. Ou seja, a qualquer momento em que a pessoa deseje mudar.

(A.N): Por fim, deixe uma mensagem para aquelas pessoas que querem em 2019, concretizar objetivos que transformem suas vidas e as torne mais felizes.
(E.S): Você é a escolha que faz todos os dias. Escolher trazer novas possibilidades para sua vida é um passo para ter novos resultados. O ano que iniciará está cheio de oportunidades onde você precisa estar preparado para agarrá-las. O autoconhecimento é fundamental para ter um bom posicionamento profissional e, acima de tudo, melhor qualidade de vida. Eu desejo que você rompa todas as barreiras que impedem seu progresso e que suas metas sejam realizadas a contento, muito mais do que você imagina projetá-las. Se desejar uma contribuição expressiva para alcançar de maneira mais rápida suas realizações, estou à disposição. Sei que você merece ser muito feliz. Acredite em você!




Tópicos Recentes