CURIOSIDADES

12/03/2018 as 11:53

Secretário de saúde é afastado após morte de 31 animais

Recolhidos das ruas, os animais teriam sido mortos por ordem do secretário

Foto: (Reprodução/TV Cabo Branco).<?php echo $paginatitulo ?>

Após a morte de 31 cães, José Carlos Maia foi afastado do cargo de secretário de Saúde de Igaracy (PB).

Segundo a prefeitura, um procedimento administrativo foi instaurado, e Maia ficará longe das atividades, também do cargo de médico veterinário, até o fim das investigações.

O caso teve repercussão após denúncias de moradores, que levaram o assunto às redes sociais. Grupos foram às ruas da cidade, e uma vigília foi feita também em Campina Grande.

Recolhidos das ruas, os animais teriam sido mortos por ordem do secretário, por estarem doentes ou serem agressivos. Exames laboratoriais, porém, não foram feitos para comprovar os problemas de saúde.

Conforme publicações nas redes, alguns dos animais tinham tutores, e os cães teriam sido mortos a pauladas ou envenenados. Já o secretário disse que foi feita eutanásia, com medicamentos adequados.

A Polícia Civil instaurou inquérito e investiga crueldade. O descarte dos corpos também teria sido feito de forma irregular.

Em nota divulgada na sexta (9), a prefeitura diz preconizar que seus agentes realizem ações pautadas nos protocolos oficiais e dentro das normas sanitárias.

O Ministério Público e o Conselho Regional de Medicina Veterinária acompanham as apurações.

O vereador Damião Clementino da Silva, que havia pedido a presença do secretário na câmara, para esclarecimentos de providências a respeito de cães que poderiam transmitir doenças, disse em nota nunca tem compactuado com as mortes.

 

 

 

 

 

Fonte: Folha de S.Paulo. 




Tópicos Recentes