MUNDO

08/06/2018 as 14:31

Trump diz que G7 deveria reintegrar a Rússia

Rússia foi excluída do grupo G8 em 2014, depois da anexação da Crimeia

Foto: (Evan Vucci/AP Photo).<?php echo $paginatitulo ?>

O presidente americano Donald Trump disse nesta sexta-feira (8) que o G7, grupo dos sete países mais ricos do mundo, deveria reitegrar a Rússia ao bloco. O grupo formado por Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos se reunirá nesta sexta-feira (8) no Canadá.

"A Rússia deveria estar nesta reunião. Você gostando ou não. E posso não ser politicamente correto, mas temos um mundo pra gerir. O G7, que era o G8, que expulsou a Rússia, deveria deixar a Rússia voltar", afirmou Trump antes de embarcar para o Canadá.
A Rússia foi excluída do G8 em 2014, depois da anexação da Crimeia. O governo russo participava do grupo desde 1998.

Em resposta, a presidência francesa emitiu um comunicado em que afirma que os quatro países europeus do G7 concordaram em negar o retorno da Rússia ao grupo.

Emmanuel Macron, Angela Merkel, Theresa May e Giuseppe Conte, que se reuniram antes do início da cúpula no Canadá, concordaram que "a posição europeia é de negar o retorno da Rússia", embora considerem "a possibilidade de estabelecer um diálogo", em uma concessão feita a Roma, de acordo com os conselheiros de Macron.

Antes desse comunicado, Conte, que participa de sua primeira cúpula do grupo, havia expressado seu apoio à ideia de Trump.

De acordo com a rede CNN a declaração de Trump é uma ruptura extraordinária com os principais aliados dos EUA e é considerada surpreendente, já que está em andamento no país uma investigação sobre uma suposta interferência do governo russo nas últimas eleições presidenciais. Trump nega repetidamente as alegações.


O Portal Alô News está querendo a sua opinião. Responda nossa pesquisa, clicando aqui e nos ajude a fazer um portal cada vez melhor pra você.

 

 

 

 

Com informações de G1.




Tópicos Recentes